Festival de Gastronomia de Tiradentes 2017: programação e informações

Um dos principais festivais gastronômicos do Brasil, evento reúne chefs renomados e tem jantares, aulas práticas e shows gratuitos. Tudo rola no centro histórico da cidade mineira como parte do Projeto Fartura

ATUALIZADO EM 16 DE AGOSTO DE 2017

Não bastasse Tiradentes ser a gracinha que é, a cidade mineira ainda tem um dos mais renomados festivais de gastronomia do país. Criado em 1998, o evento reúne chefs e faz parte do projeto Fartura Gastronomia, expedição que passou por cerca de 150 municípios brasileiros e entrevistou em torno de 380 personagens da culinária nacional. Essa jornada rendeu não só descobertas de ingredientes e receitas, mas também livros, documentários e toda forma de conteúdo que pudesse ser compartilhada com quem, assim como seus idealizadores, ama a boa mesa.

SABORES MINEIROS – Foto: Rodrigo Sampaio/Divulgação

O Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes oferece ao público a oportunidade de participar de jantares, demonstrações de produtos, cursos e degustações. Cerca de 25 mil refeições são servidas para aproximadamente 45 mil pessoas. Realizado também em São Paulo, Fortaleza, Belém, Belo Horizonte e Porto Alegre, o evento chega à 20ª edição na cidade histórica de Tiradentes.

A programação gastronômica leva para a Praça da Rodoviária e a Praça Sesc Campo das Vertentes chefs mineiros que preparam receitas especiais para a ocasião. Para participar das aulas práticas no Largo das Forras não é necessário fazer inscrição. As poucas vagas são preenchidas por ordem de chegada. Durante o festival, restaurantes da cidade oferecem um menu degustação composto por pratos consagrados, como a costela de boi desossada e prensada com gnocci de ora-pro-nobis , legumes e farofa do norte de Minas, especialidade do Tragaluz.

 

Na edição do ano passado, nomes consagrados da gastronomia nacional estiveram presentes, como  Onildo Rocha (Roccia Cozinha Contemporânea, em João Pessoa), Morena Leite (Capim Santo, de São Paulo) e Léo Paixão (Glouton, de Belo Horizonte). Ao todo, 350 profissionais das panelas estiveram envolvidos na realização do festival.

FARTURA ACIMA DE TUDO – Foto: Edson Teixeira/Divulgação

 

As atividades se concentram no centro histórico de Tiradentes. Além de comer e beber, o público se delicia com shows de jazz, MPB e música instrumental. Há ainda performances ao ar livre.

PITADA DE MÚSICA AO FESTIVAL – Foto: Rodrigo Sampaio/Divulgação

VALE SABER

Quando: Em 2017, de 18 a 27 de agosto

Preço: Há programas pagos e gratuitos

Site: farturagastronomia.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO