Festival de Gastronomia de Tiradentes 2023: comida, cultura e aula

Em 2023, o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes vai de 18 a 27 de agosto. A 26ª edição inclui jantares, aulas, degustações e shows
Festival gastronômico de Tiradentes, principal evento na cidade mineira
Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes: jantares, aulas e shows - Foto: Divulgação

O Festival de Gastronomia de Tiradentes 2023, organizado pelo Projeto Fartura, ocorre entre 18 e 27 de agosto. Durante o festival, a cidade recebe cerca de 60 mil pessoas. Isso resulta em lotação de lugares e acomodações. Por isso, programe-se com antecedência: veja sugestões de onde ficar em Tiradentes, com pousadas e hotéis bem avaliados por viajantes, e o que fazer em Tiradentes.

O evento deixa a cidade de Minas Gerais uma gracinha maior do que já é. Além disso, é um dos festivais gastronômicos mais renomados do país, com programação que envolve cultura também, em 200 atrações gratuitas e pagas. Combine o evento com passeios locais, caso da voltinha na maria-fumaça de Tiradentes.

festival de gastronomia de tiradentes
Anualmente, o festival leva 60 mil pessoas a Tiradentes – Foto: Divulgação

A 26ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes ocorre em três espaços da cidade mineira: a Praça da Rodoviária, o Largo das Forras e o Santíssimo Resort. Ao longo dos 10 dias, a programação oferece ao público a oportunidade de participar de formas diversas. Afinal, inclui de festins (jantares pagos de alta gastronomia) a apresentações gratuitas nas praças e ruas da cidade. Ao mesmo tempo, ocorrem demonstrações de produtos, palestras, degustações e aulas teóricas e práticas (de graça, têm inscrições abertas 30 minutos antes do início).

Não é preciso saborear a cidade apenas no festival de gastronomia. A gente fica até perdido na hora de escolher onde comer em Tiradentes, já que existem boas surpresas à mesa o ano todo. Por exemplo, o Uaithai, onde Nath almoçou ainda em 2019. A casa, sob o comando de Ricardo Martins, funde Minas com Tailândia.

Festival de Gastronomia de Tiradentes tem cozinhas diversas, como o tailandês Uai Thai
Nath provou a fusão de Minas com Tailândia do Uaithai

Que chefs participam da festa em Tiradentes

A 26ª edição terá o predomínio das mulheres, maneira encontrada pela organização do festival homenagear Nelsa Trombino. Fundadora do restaurante Xapuri, aliás, ela é uma pioneira entre as mulheres na gastronomia. A chef morreu em maio, aos 84 anos.

Na lista de chefs brasileiras participantes do Festival de Gastronomia de Tiradentes de 2023 estão Ieda de Matos (Casa de Ieda-SP), Mara Salles (Tordesilhas-SP), Morena Leite (Capim Santo-SP), Roberta Sudbrack (Sud, o pássaro verde-RJ), Flávia Quaresma (Carême Bistrô-RJ), Bruna Martins (Birosca S2-MG), Claudia Krauspenhar (K.sa-PR), Dani Martins (Épralevar-PA), Andreza Luísa (Mia-MG), Carol Fadel (Matula-MG), Maria Clara Magalhães (Matula-MG), Marina Lopes (Milos-MG).

Entretanto, entre os homens foram confirmados os chefs Caetano Sobrinho (Caê-MG), Rafael Pires (Mia-MG), André Paganini (Chico Dedê-MG), Marcelo Haddad (Paladino-MG), Cristiano Seabra (Paço Real-PE) e Pedro Barbosa (Maní-SP).

O festival de 2022 teve a presença do chef Jefferson Rueda, da Casa do Porco, restaurante de São Paulo, 12º melhor do mundo na lista The World’s 50 Best Restaurants, da revista britânica Restaurant em 2023. Rueda trabalhou ao lado de Matheus Paratella, do tradicional Tragaluz, localizado em casarão histórico da Rua Direita.

festival de gastronomia de tiradentes
Goiabada frita, um clássico do Tragaluz que a Nath experimentou

Refeições preparadas por chefs locais e convidados fazem parte do Menu Festim, uma das atrações do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Em 2023, então, serão quatro jantares harmonizados e servidos no novo Espaço Raízes. Assim, cada jantar ficará a cargo de duas chefs: uma veterana e outra da nova safra de cozinheiros.

Como é a programação do festival gastronômico

No Santíssimo Resort, o espaço Brasa & Lenha será capitaneado por Flávio Trombino. De 18 a 20 e entre 25 e 27 de agosto, o chef do Xapuri apresenta receitas à base de carnes e frutos do mar.

Na abertura do evento, dia 18, a dupla Mara Salles e Dani Martins prepara o primeiro jantar. No dia seguinte (19), será a vez de Morena Leite e Ieda de Matos. A parceria entre Flávia Quaresma e Claudia Krauspenhar abrirá o segundo fim de semana de Festim (25). Finalmente, o último jantar harmonizado (26) terá comando de Roberta Sudbrak e Bruna Martins.

Comer é programa sério em Minas Gerais
Lema da Mia Confeitaria vale em toda Tiradentes

Durante o evento, muitos restaurantes de Tiradentes criam receitas exclusivas ou elaboram um cardápio todo especial para o Circuito Gastronômico que integra a programação. Em 2022, além do Tragaluz e do Uaithai, participaram do festival casas como Dengo, Gourmeco, Bistrô Casa Direita, Virada’s do Largo, Mia e Angatu.

Pelas ruas há sempre a chance de esbarrar em espaços montados para levar ao público sabores únicos do festival, caso da Comidaria. Além disso, os chefs compartilham truques e conhecimentos em atrações como o Cozinha ao Vivo.

Mas, para comprar ingredientes vindos de pequenos produtores locais, visite o espaço Mercearia Fartura. Ela funciona dentro do Santíssimo Resort, e terá charcutaria, queijos, doce de leite, pães, massas, geleias, sorvetes e temperos, tudo feito de modo artesanal.

Evento gastronômico de Tiradentes, com aulas e degustações
Cozinha ao vivo, atração do festival – Foto: Edson Teixeira/Divulgação

Produtos semelhantes e ainda café, cachaça, azeite e mel mineiros também podem ser encontrados no espaço Sebrae, montado no Largo das Forras.

Que apresentações musicais estão na festa

As atividades do festival se concentram no centro histórico de Tiradentes. Enquanto come e bebe, o público se delicia com shows de jazz, MPB e música instrumental. Há ainda performances ao ar livre.

Nos fins de semana do Festival de Gastronomia de Tiradentes, há apresentações musicais. Entre os artistas brasileiros que vão se revezar nos palcos estão a pianista Eloá Gonçalves, o baterista Carlos Ezequiel, o saxofonista Samuel Pompeo, o guitarrista Tato Mahfuz, o multi-instrumentista Everton Coroné, Bagatelas Quarteto, a cantora Adriana Araújo, InstruMetal, além dos DJs Mcastro, Thiagão e Aída.

Show no Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes
Tem cultura na programação em Tiradentes – Foto: Rodrigo Sampaio/Divulgação

Qual é a história do evento e do Projeto Fartura

Criado em 1998, o Festival de Gastronomia de Tiradentes recebeu até hoje cerca de 860 mil visitantes. Nesse período, o evento teve perto de 3 mil atrações gastronômicas e participação de quase 4.200 profissionais do setor, de todas as regiões do Brasil. Um total de 1.110 atividades artísticas foram levadas o público ao longo desses 25 anos.

A programação inclui ainda uma vertente social. Por isso, há a oferta de cursos de capacitação e atividades gratuitas promovidas pela ação Fartura de Amor, responsável por arrecadar alimentos e distribuir refeições preparadas pelos chefs do festival. No campo da sustentabilidade, por fim, a organização encaminha resíduos para a reciclagem, utiliza materiais descartáveis feitos à base de bagaço de cana de açúcar, estabelece pontos de coleta seletiva durante o evento, entre outras iniciativas ambientais.

O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes passou a ter sua produção e organização a cargo do Projeto Fartura – Comidas do Brasil, desde 2009. Essa expedição já passou por cerca de 150 municípios do país e entrevistou em torno de 380 personagens da culinária nacional. Essa jornada rendeu não só descobertas de ingredientes e receitas, mas também livros, documentários e toda forma de conteúdo para quem, assim como os idealizadores do festival, ama a boa mesa.

Comida mineira no Festival de Gastronomia de Tiradentes
Comida mineira no evento em Tiradentes – Foto: Rodrigo Sampaio/Divulgação

O Fartura tem a sustentabilidade como objetivo, mapeando a cadeia produtiva do alimento, da origem à mesa. Festivais sob a curadoria do projeto existem também em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre. O evento já chegou também a Lisboa.

O que mais saber sobre o festival

Data: O 26º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes está previsto para o período de 18 a 27 de agosto de 2023

Preço: Há programas pagos e gratuitos

Sites: farturabrasil.com.br para mais informações sobre o festival

16 respostas

  1. Boa noite . Gostaria de saber se o festival gastronômico de Tiradentes se a parte gastronômica se resume somente aos finais de semana ou ocorre diariamente durante o festival.

    1. Oi, Yara, estamos aguardando o Fartura divulgar a programação oficial.
      Aí a gente consegue saber o que tem e o que é pago. A gente vai incluir aqui quando isso sair.
      Obrigada pela visita e pelo comentário

    1. Olá, Tulio, obrigado pelo seu contato.
      A organização do festival não respondeu nenhuma das nossas solicitações para saber a data oficial da edição de 2022 do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes.
      Seguimos em busca dessa confirmação para podermos passar a você e outros leitores interessados nesta informação.

      Abraço,
      Fernando

    1. Olá, Veronica, obrigado pelo seu contato.
      A organização do festival não respondeu nenhuma das nossas solicitações para saber a data oficial da edição de 2022 do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes.
      Seguimos em busca dessa confirmação para podermos passar a você e outros leitores interessados nesta informação.

      Abraço,
      Fernando

    1. Olá, obrigado pelo seu contato.
      A data exata do festival ainda não foi divulgada. Antes da pandemia, ele costumava ser realizado em agosto.
      Porém, no ano passado, a 24ª edição ocorreu de 18 a 26 de setembro.
      Assim que houver confirmação, vamos colocar a data certa no nosso Guia de Tiradentes.

      Saudações,
      Equipe Como Viaja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *