Cangaço Eco Parque, na rota do Xingó

O Cangaço Eco Parque, entre Sergipe e Alagoas, dispõe de restaurante e passeio de barco. Veja onde fica a atração na rota do Xingó. Fica perto da alagoana Piranhas e de onde Lampião foi morto, na Grota do Angico

 

ATUALIZADO EM 22 DE FEVEREIRO DE 2017

Estive no Xingó do São Francisco em 2001 e fui à região de Sergipe onde Lampião foi capturado e morto, na Grota do Angico. Não havia nada lá, a não ser a caminhada até o último pouso do cangaceiro. Agora a região conta com o Cangaço Eco Parque, passeio em Sergipe, localizado do outro lado da margens do São Francisco em relação a Alagoas, onde está a cidade de Piranhas. A atração oferece restaurante, passeio de barco e pontos de sombra de frente para a água doce.

Em 2015, meu pai, Luiz Augusto, e minha madrasta, Vania, estiveram na região e conheceram o Cangaço Eco Parque. Gostaram da estrutura que viram. Vestido de cangaceiro, o guia mostrou a eles a flora local. Na trilha pela caatinga, conheceram vários tipos de cactos, durante a caminhada de ida e volta até o lugar onde Lampião foi morto.

MEU PAI COM O CANGACEIRO DURANTE O PASSEIO – Fotos: Vania Sady/Arquivo pessoal
NA GROTA DO ANGICO

Quando estive ali, fiz a caminhada até a Grota do Angico. Foi um passeio legal pela caatinga, mas não tinha estrutura nenhuma. Gostei mais de me deslocar de barco suavemente pelo Rio São Francisco e de conhecer os paredões rochosos do Xingó. Que delícia tomar banho naquela água verde!

Cangaço Eco Parque, Sergipe - Foto Divulgação3
Foto: Divulgação

Sobre a realidade atual, os leitores Erica e Celso (ribeirinho, morador da cidade de Piranhas) deixaram relatos bem bacanas nos comentários abaixo — obrigada pela participação! Eles também destacam que a estrutura do Cangaço Eco Parque e o preparo dos guias valem o passeio, que pode ser complementado com um bom peixe frito e um banho de rio.

Meu pai e Vania seguiram esse roteiro também. Depois da trilha guiada, relaxaram nas mesas diante do São Francisco. Comeram petiscos, beberam cerveja e tomaram muito banho de rio.

4 Comments

  1. Celso Rodrigues

    Como ribeirinho e um bom piranhense que sou. Não podia deixar de conhecer o mais novo atrativo turístico da nossa região. E queria deixar registrada a minha grata surpresa em conhecer o Cangaço Eco Parque.
    Ao embarcar no catamarã Pomonga, para fazer a ROTA DO CANGAÇO sentimos a segurança da embarcação e de sua equipe treinada e experiente. Os guias capacitados que nos dar firmezas em seus vários relatos no decorrer do passeio.
    Quando atracamos no porto de Entre – Montes, sentimos uma relação muito boa entre visitantes e população local. Por sinal, quero parabenizar a MF-TUR por proporcionar o turista em conhecer o distrito de Entre – Montes incentivando assim o comércio das bordadeiras, rendeiras e bares em geral.
    Quando chegamos ao CANGAÇO ECO PARQUE, quanta surpresa. Uma mistura de fino requinte, aconchego, simpatia e conforto. Ao seguirmos o passeio, subimos na jardineira e já podemos sentir a Mãe Natureza nos abraçando… Ao chegarmos à Grota do Angicos, sentimos uma Áurea de mistérios, banditismo e ao mesmo tempo de heroísmo e uma grande sensação de dever cumprido em saber um pouco mais da história de nosso povo.
    Ao regressarmos do passeio, podemos nos refrescar com um mergulho nas águas calmas e fria do São Francisco. Deliciando-se com um peixinho frito e na sombra das árvores e ouvindo uma boa música

    • Que beleza de relato, Celso! Agradeço por compartilhar aqui sua experiência por lá!

      Obrigada pela visita e volte sempre!

       

  2. Erica

    Eu ja estive lá no Cangaço Eco Parque, é lindo, muito bem organizado, todos os guias nos dando muitas informações legais sobre o Cangaço, Perfeito, amei o passeio

    • Que boa notícia Erica! Obrigada por deixar aqui suas impressões sobre o passeio!

      Volte sempre ao Como Viaja!

DEIXE SEU COMENTÁRIO