Zoológico de Munique, com parquinhos para crianças

Era um dia de sol daqueles que a gente pede quando pensa em ir ao zoológico. Céu azul, muito verde ao redor e bichos: trio animador para um gostoso passeio em família, especialmente quando se tem um filho de 5 anos. Mas o Tierpark Hellabrunn, zoológico de Munique, guardava bem mais à nossa espera.

Não apenas pela variedade de animais, mas pela estrutura do parque. O Hellabrunn foi um dos quatro zoológicos que visitamos na Alemanha. Todos excelentes programas para crianças.

Nosso Joaquim estava animadíssimo com a ideia de ver os ursinhos polares gêmeos que nasceram no zoológico de Munique no fim de 2013. Pinguim, leão, girafa e elefante também estavam na lista de desejos do nosso filhote.

Chegamos lá facilmente de metrô a partir da Marienplatz, a principal praça de Munique. Passamos pelo portão da entrada Isar, paramos na lojinha para garantir um boné para o filhote (lembra do sol?) e caminhamos livremente.

Visão geral: volta ao mundo com a bicharada

Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (5)
Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

Plano, o Hellabrunn é uma delícia para andar e se perder. Se quiser. Porque a sinalização é muito eficiente e mostra de forma clara como se chegar até cada bicho que se quer ver. Nós tínhamos aquela missão a cumprir: ver os pequenos gêmeos polares.

Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (82)Pegamos o caminho à direita e seguimos toda vida, já espiando as atrações pelo trajeto. Urso de montanha, alce e rinoceronte. Tomamos um atalho e fizemos uma visitinha à dona zebra, sempre um sucesso aqui em casa.

Depois vimos outro astro predileto, o pinguim. Joaquim se parou diante do tanque e, encantado, acompanhou a movimentação. Com os olhos grudados no fofucho nadador, nosso menino foi seguindo com o rosto até a quina. Um encontro mágico aconteceu. Nariz com nariz os dois pareciam se comunicar. Muito doido. E claro que a mamãe aqui achou lindo.

Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (9) Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (11) Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (12) Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (10)Visitamos depois  os leões-marinhos – em 26 de junho, depois da nossa visita, nasceu lá o bebê Otti; não deixe de conferir se for ao Hellabrunn. Aí, finalmente, o momento esperado.

Nela e Nobby estavam dormindo quando chegamos à área onde a dupla de ursinhos polares vive com a mãe, Giovanna. Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (58)Ao ar livre, o lugar estava rodeado de gente. Mas é grande o bastante para todo mundo ver os gêmeos. Cercado por vidro, o espaço permite uma boa visualização por todos os lados. Esperamos uns minutos atrás de duas fileiras de pessoas e logo conseguimos ficar de frente para os filhotes. Fofurice em grau máximo!

Depois de muito cuti-cuti, continuamos caminhando. Agora sem rumo certo. Curtimos o sol que vazava por entre as folhas das árvores à beira do rio. Balançamos em família ao atravessar a molenga ponte suspensa — leia outros textos sobre viagem à Alemanha com criança.

Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (100) Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (104)

Com um ambiente de fato de parque, as alamedas do zoológico são muito bonitas. Com a vantagem de ‘se esbarrar’ nas áreas dos animais naturalmente.

Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (98) Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (4)

O Hellabrunn se orgulha de ter sido o primeiro geo-zoo do mundo, ou seja, um zoológico que exibe os animais de acordo com sua distribuição geográfica no globo. Aberto em 1911, expõe a bicharada de modo a promover uma volta ao mundo passando por diversos habitats.

Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (44)As espécies ficam em espaços amplos. Em vários pontos, existem binóculos ou lunetas pagos (ao custo de 50 centavos ou 1 euro) para aproximar os visitantes dos animais, como numa experiência de safári.

Joaquim viu as girafas de pertinho assim. Um mirante de madeira fica ao lado do espaço das elegantes pescoçudas. Subimos e, lá em cima, depositamos a moeda para nosso menino apreciar as simpáticas, que fizeram o favor de comer folhas num ponto próximo.

Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (81)

Reserve seu hotel em Munique pelo Booking

Destaques: diversão completa e vários shows

Para quem curte mais do que simples contemplação, Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (103)o Hellabrunn oferece vários shows com animais, muitos deles durante a temporada da primavera ao outono. O desfile de leões-marinhos ocorre de maio a outubro, às 11h30 e às 14h30 (todos os dias, exceto às sextas). Há apresentação de elefantes diariamente às 14 horas, de abril a outubro.

Uma hora antes, durante o ano inteiro, é realizado o show com o falcão. Nós passamos por lá no horário, e achamos muito bonito o animal. Mesmo curiosos, era hora do almoço e a fome batia forte. Partimos, então para o restaurante principal do Hellabrunn.

Almoçamos ali, com nosso filhote de olho na hora de correr para brincar. O maior parquinho do zoológico fica bem ao lado do restaurante principal. Depois da última colherada, quem segurou Joaquim? O lugar tem um brinquedão de madeira com escorregas e parede de escalada.

Ao lado, redes embalam a garotada. Todo esse espaço montado no chá de terra diverte de bebês a crianças maiores. Um superescorrega atrai os mais velhos.

Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (56) Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (63) Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (57)

Os parquinhos para a meninada fazem do zoológico de Munique um passeio completo para a família. Eles vão surgindo ao longo da caminhada pelo zoológico e possuem brinquedos de madeira e corda, integrados ao clima do entorno.

Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (16)

A alegria não para por aí. A garotada não sossega enquanto não experimenta também os brinquedos do enxuto parque de diversões, bem pertinho do restaurante principal (a região é o epicentro da felicidade infantil).

Entre as atrações pagas, é possível ir no carrossel ou na motoca motorizada. Joaquim arrastou o pai para esse circuito. Depois que Fernando deu umas voltinhas com ele, foi a minha vez de ajudar nosso filho a catar pedra. Me saí uma boa operadora de escavadeira.

Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (65)

Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (59)

Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (66)Terminamos nossa visita ao Hellabrunn de um jeito bem mais rural. O recinto é fedido, mas popular. A área das cabras fica lotada de crianças correndo atrás dos bichos, que correm atrás da ração que os visitantes compram em maquininhas.

A cada 50 centavos de euro cai uma porção de grãos. Basta você se aproximar do recipiente que elas já enfiam a cara na saída. Para seres urbanos como nós, chegou a ser meio aflitivo o contato tão próximo. Saímos de fininho, atentos ao chão (sabe como é, se elas comem tanto…). Rimos da situação e fomos em direção à saída. Havia sido um grande dia, a diversão em família estava completa.

VALE SABER
Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (20)

Endereço: Tierparkstrasse 30

Transporte: Há duas entradas. O metrô leva até a primeira, e o ônibus, à outra. Nós fomos de metrô. Na estação Marienplatz pegamos a linha U3 na direção Fürstenried West e descemos em Thalkirchen (Tierpark). Após uns dez minutos de caminhada, chegamos à Isar Entrance.

Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (73)Sinalizado, o caminho até o zoológico passa por uma ponte com aqueles cadeados de namorados (de Paris, parece que a moda se espalhou pelo mundo todo, né?). É bonito o visual do Rio Isar, das árvores e da ciclovia lá embaixo.

Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (72)A outra entrada do zoológico é a Flamingo. O ônibus 52, que também parte de Marienplatz (o ponto fica em frente à sorveteria), leva até Tierpark, na Alemannenstrasse

Funcionamento: O Hellabrunn abre o ano inteiro, todos os dias, mas o horário muda segundo a temporada. O site oficial sempre informa logo na home o horário que está valendo naquele dia. Até o fim do inverno europeu em 2015, os horários ficam assim:

Até 26 de outubro de 2014: das 9 às 18 horas

27 de outubro de 2014 a 28 de março de 2015: das 9 às 17 horas

24 e 31 de dezembro: das 9 às 16 horas

Preço: 14 euros – crianças de 4 a 14 anos, 5 euros; abaixo de 4 anos, grátis. O zoológico oferece duas possibilidades de family ticket: um dos pais mais as crianças por 17 euros ou os dois pais mais as crianças a 30 euros

Alimentação: Há quiosques em várias áreas do zoológico. As crianças (e muitos adultos) vão à loucura com os quiosques de doces. Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (85)Pipocas, nozes carameladas, sucos coloridos congelados para sugar em copos compridos…

Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (55)Para algo mais substancial, o principal restaurante do zoológico permanece aberto durante o ano inteiro. Nós almoçamos lá. Meu marido e eu comemos combos de comida alemã, enquanto o Joaquim traçou uma massinha à bolonhesa.

De março a outubro, as opções para alimentação aumentam bem. Abrem a pizzaria perto dos flamingos, o Café Mühle (bistro na entrada Isar) e o Café Rhino, com lanches no cardápio, parquinho em frente e informações sobre os rinocerontes nas paredes.

O site official do Hellabrunn informa o horário de funcionamento de restaurantes e lanchonetes. Durante o verão, abrem das 9 às 18 horas

Dicas: Durante o ano todo, dá para observar certos animais sendo alimentados:

Munique, Alemanha, Zoológico, Crianças, Hellabrunn - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (107)11 horas – pinguim-rei (diariamente, exceto sexta)

12h45 – tigre (diariamente, exceto terça e sexta)

13h30 – chimpanzé e gorila (de abril a outubro; no restante do ano, às 14 horas)

13h45 – leão (diariamente, exceto terça e sexta)

15 horas – animais do aquário (quarta e domingo)

16h15 – babuíno (de abril a setembro; no restante do ano, às 15h30)

Para outros animais, só é possível ver a alimentação na temporada da primavera ao outono:

10 horas – pinguim-de-humboldt (de abril a outubro, diariamente exceto sexta)

10 horas – ananconda (de maio a outubro, quinta, alternando semana sim, semana não)

11h30 e 15h30 – pelicano (de abril a outubro, diariamente)

Site: www.hellabrunn.de

Booking.com

DEIXE SEU COMENTÁRIO