Oktoberfest Alemanha 2022, em Munique: data, cervejarias e mais

Tudo sobre a Oktoberfest Alemanha: data, localização, cervejarias participantes, localização e atrações da festa popular em Munique
Oktoberfest Munique, na Alemanha - Foto: A Kupka/Divulgacao
Oktoberfest Munique, na Alemanha - Foto: A Kupka/Divulgacao

Não é preciso pretexto para celebrar a cerveja em Munique. Mas, para os mais empolgados, uma ocasião pode ser especial: a Oktoberfest Alemanha. Anualmente a cidade no sul do país recebe quase 7 milhões de pessoas para o evento, que chega à sua 187ª edição em 2019. Países como Estados Unidos, Grã-Bretanha, Áustria, França e Suíça estão entre os que mais levam visitantes à festa.

O evento teve origem em 1810 na celebração do casamento do príncipe bávaro Ludwig (mais tarde, rei Ludwig I) com a princesa Therese de Saxônia-Hildburghausen. A festa é realizada em Theresienwiese, lugar que acabou dando origem a um apelido para a Oktoberfest entre os moradores de Munique: ‘die Wiesn’.

Cervejarias da Oktoberfest de Munique

A festa é organizada em tendas (ou pavilhões), sendo 17 grandes e 21 menores. Elas são restaurantes que servem cerveja e comida, embaladas pela típica música alemã. Algumas das mais tradicionais cervejarias de Munique têm seus pavilhões no evento.

A gigante HB, da cervejaria de Hofbräuhaus (Munique), oferece pouco mais de 6.000 lugares (em torno de 3.000 na área externa) e disposição para servir meio milhão de litros de cerveja e cerca de 8.000 porções de salsicha. Na Augustiner, mais antiga cervejaria de Munique (produz desde 1328), há 6.000 lugares dentro e 2.500 do lado de fora. A tenda Marstall está com espaço para receber até 3.200 pessoas (230 em pé) na área interna e quase 900 na parte externa. Na Löwenbräu, um leão (löwen, em alemão) é quem dá boas-vindas aos visitantes, rugindo o nome da cervejaria do alto de uma torre a cada 2 minutos. O espaço comporta 5.700 pessoas, sendo 2.800 externamente.

Maiores tendas, como a da HB, abrigam quase 10.000 pessoas – Foto: Pierre Office Gaff Adenis/German National Tourist Board/Divulgação

Oferecendo boa bebida e entretenimento, as tendas menores ajudam a compor o cenário festivo da Oktober. Restaurantes como Münchner Knödelei e Vinzenzmurr Metzger Stubn são lugares onde é possível encontrar comidas típicas da Alemanha.

Canecas de cerveja no equilíbrio da garçonete- Foto: Divulgação

Preço da cerveja e vagas nos restaurantes

Em todas as tendas, grandes ou pequenas, o canecão com 1 litro de cerveja fica entre 12 e 13 euros. Para se sentar numa tenda (ou restaurante), não é necessário reservar. Se você for à Oktoberfest de segunda a quinta, até o meio da tarde, é provável que consiga vaga. Quando o movimento é maior e a lotação chega ao máximo dentro da tenta, ela é fechada para o público, mas costuma ser reaberta conforme o total de clientes diminui. Para garantir seu lugar em algum restaurante específico, é bom entrar em contato diretamente com ele. O site oficial da Oktoberfest tem links para as páginas das tendas.

Festa com crianças e parque de diversões

Além de comida e bebida, na Oktoberfest há um grande parque de diversão. Os brinquedos incluem roda gigante, montanha russa com 5 loopings, carrinho de bate bate, elevador que despenca e muito. Para todos, vale aquela recomendação de trânsito: se beber, não suba no brinquedo.

Para os nostálgicos, o espaço Oide Wiesn resgata atrações que faziam a alegria do público da Oktoberfest muitos e muitos anos atrás. Foi criado em 2010 para celebrar os 200 anos da festa, mas o povo de Munique gostou tanto que ele continuou sendo organizado. Nele há brinquedos menos radicais (um singelo carrossel, por exemplo), canções tradicionais, receitas clássicas, tudo em um ambiente vintage e bem mais intimista quando comparado à multidão que invade os pavilhões das grandes cervejarias. A entrada nessa parte da festa custa 4 euros (grátis para crianças até 14 anos), e uma voltinha nos brinquedos sai por 1 euro.

Parque de diversões com as tradicionais cadeiras voadoras – Foto: Divulgação

Não se paga nada para ver os desfiles nas ruas tampouco para entrar na área da Oktoberfest. Em família, para descontos em refeições e ingressos de brinquedos, vá numa terça durante a festa, chamadas de Dias da Família, das 10 às 19 horas. Aliás, de um modo geral, crianças menores de 6 anos só podem permanecer nas tendas de cerveja acompanhadas dos pais e até as 20 horas.

Souvenir, trajes bávaros e caneca da Oktoberfest

São vendidos souvenirs como bichos de pelúcia, ímãs, chapéus e canecões de cerveja. Todo ano é lançada uma caneca oficial da festa com capacidade de 1 l — em 2022, custa a partir de 19 euros.

Os típicos trajes bávaros também são muito vistos e podem ser comprados por lá. A roupa das mulheres se chama ‘dirndl’, e a dos homens, ‘lederhosen’. Todo ano na Oktoberfest há um desfile com trajes típicos em Munique, no primeiro domingo de festa.

VALE SABER

Quando: Em 2022, de 17 de setembro a 3 de outubro — o desfile de trajes por Munique será em 22 de setembro, às 10 horas

Horário: As cervejarias maiores abrem das 10 horas às 23h30 (última caneca sai às 22h30), nos dias de semana — a partir das 9 horas aos sábados, domingos e feriado (3 de outubro). Nas tendas menores, comida, música e a última cerveja são servidos até 23 horas.

Para brinquedos e apresentações, o horário vai das 10 horas às 23h30, de segunda a quinta e domingo — sexta, sábado e 2 de outubro, até meia-noite

Transporte: O Theresienwiese fica a apenas 15 minutos da Marienplatz, praça central de Munique e hub das principais linhas de trem e metrô da cidade. Por essa razão, a melhor alternativa para ir à festa é usando o transporte público

Site: oktoberfest.de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo