Qual é a capital do Canadá? Essa pergunta do milhão já derrubou igual número de pessoas ao menos uma vez na vida. Responder que a capital do Canadá é Toronto ou Montréal talvez seja a aposta mais frequente. Isso porque as 2 são as maiores cidades do país, respectivamente, da parte inglesa e francesa do país. A resposta certa, no entanto, é Ottawa.
Localizada em Ontario, a mesma província onde está Toronto, a capital do Canadá assumiu esse posto em 1857, por decisão da Rainha Vitória. A escolha da monarca levou em conta a rivalidade entre franceses e ingleses.
História do país dividido entre ingleses e franceses
No passado, Toronto e Montréal tiveram status de capital, especialmente depois da Guerra dos Sete Anos (1756-1763), conflito entre França e Inglaterra. Vitoriosos, os ingleses obtiveram, então, o controle dos territórios franco-canadenses, graças ao Tratado de Paris. Assinado em 1763, o documento resultou na divisão da colônia de Québec em 2 partes.
A região do Alto Canadá (onde hoje fica a província de Ontario) tinha predomínio inglês e era protestante, enquanto o Baixo Canadá (na atual província de Quebec, onde está Montréal) mantinha maioria francesa e católica. As províncias se uniram novamente em 1840. Antes de Ottawa ser a capital do Canadá, durante 17 anos, as cidades de Kingston, Toronto, Québec e Montréal serviram de capitais temporárias.
Posição estratégica entre Toronto e Montréal
Do ponto de vista estratégico, Ottawa era uma cidade mais distante dos Estados Unidos, já que o país invadiu o Canadá em 1812, sendo expulso 2 anos depois. E, como dissemos lá no início, a decisão da rainha levou em conta o possível aumento de tensão entre ingleses e franceses caso ela optasse por Montréal ou por Toronto.
Geograficamente, Ottawa está localizada quase entre as 2 maiores cidades do Canadá inglês e francês. e separada por uma curta travessia de rio de da fronteira com a francófona Québec. É possível fazer uma excursão de 1 dia para Ottawa saindo de Montréal, por exemplo.
Por concentrar os principais prédios da administração pública de todo o país, Ottawa é uma das poucas cidades realmente bilíngues do Canadá. Ou seja, lá é possível encontrar gente que fale tanto o inglês quanto o francês. Os 2 idiomas são tidos como língua oficial do Canadá – obtenha mais informações gerais sobre o país em tudo sobre o Canadá.
Pontos turísticos de Ottawa
Parliament Hill, sede do governo canadense, é o principal dos pontos turísticos de Ottawa. Diante do edifício histórico, são celebradas muitas datas nacionais – por exemplo, o Victoria Day (boas vindas à temporada de calor) e o Dia do Canadá (1º de julho) –, além de ser um lugar importante durante eventos como o Festival de Tulipas. A cidade também é bem conhecida pelos bons museus. Tem 7 das 9 instituições existentes no país; destaque para a National Gallery of Canada, o Canada Science and Technology Museum, o Canadian Museum of Nature e o Canadian War Museum (garanta o ingresso).

Outra atração local é o passeio de barco pelo Ottawa River, rio que separa a cidade da vizinha Gatineau. Existem diversas atividades relacionadas ao rio, de tirolesa a tour a pé.

É o Rideau Canal, no entanto, que cativa de cara os visitantes, tanto no verão quanto no inverno. No período de tempo quente, os visitantes podem caminhar ou alugar bicicletas para pedalar ao longo da margem do canal, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 2007. Os fãs de pedal podem participar de um tour turístico de bicicleta, que leva a mais partes de Ottawa e de Gatineau. Quando a neve toma conta do cenário, a água do Rideau congela e ele se transforma numa extensa pista de patinação. É possível percorrer o trecho de 7,8 km que se estende de Downtown à Carleton University.
| Confira 2.500 audiolivros e 40.000 ebooks na Tocalivros para curtir no caminho |
Deixe um comentário