Sobre a gente e o Como Viaja

O Como Viaja é um site que reúne nossas dicas e experiências de viagem internacional e no Brasil. Somos Nathalia Molina e Fernando Victorino, parceiros na vida e na profissão de jornalistas.

Uma dupla essencialmente urbana, que gosta de uma cama confortável e de um bom café da manhã. Que se interessa por história (a das pessoas e a dos livros) e por cultura (de museus a tradições e comidas típicas). E que não dispensa uma linda paisagem, com montanhas, na beira da praia ou em cidadezinhas charmosas.

Aqui você fica sabendo o que fazer em destinos brasileiros e no exterior. Também conhece hotéis, restaurantes, passeios e festivais. Juntando informação e inspiração, com aquele toque pessoal das nossas viagens: sozinhos, a dois e em família – na companhia do nosso filho, Joaquim.

Informação
Inspiração
Eu de flamenca em Jerez de La Frontera - Andaluzia- Espanha - Foto Nathalia Molina @ComoViaja

NATHALIA MOLINA

Carioca e jornalista formada pela Uerj, ganhei 4 vezes o prêmio da Comissão Europeia de Turismo, sendo 2 vezes com textos do Como Viaja. Fui finalista na premiação do Canadá, um dos países para onde já viajei mais vezes, junto com Portugal, Espanha, Alemanha, Argentina e Estados Unidos.

Tomei gosto cedo pelas viagens. Ainda com 5 anos estive pela América do Sul com meus pais, com quem também conheci e amei o Nordeste brasileiro. Nos anos 1990, vivi 2 anos em Nova York, antes de morar na São Paulo dos modernistas, da Tarsila, minha pintora favorita.

Vim para trabalhar no Grupo Folha. Passei para o Estadão e fiquei lá por 10 anos, a maior parte na editoria de Viagem.

Em 2007, decidi ser freelancer. Segui fazendo reportagens sobre turismo e editando cadernos e guias, como os de Buenos Aires (Viagem & Turismo) e de Orlando (Azul Magazine). Atualmente tenho meu espaço no site do Estadão. Desde 2011, no Como Viaja, conto o que vejo, sinto e vivo.

FERNANDO VICTORINO

Paulistano do bairro da Mooca, fui conduzido ao mundo maravilhoso das viagens pela Nathalia. E gostei. Com ela descobri o Rio de Janeiro que muito turista nunca viu, curti o frio da Serra da Mantiqueira em São Paulo, joguei flores para Iemanjá sob o sol de Salvador e fiquei nu na paraibana Praia de Tambaba (de boa).

E ainda: bebi cafezinho na portuguesa Belmonte, cidade de Pedro Álvares Cabral; descobri que Positano, na italiana Costa Amalfitana, é linda até em dia de chuva; tive classes de tango em Buenos Aires. Cheguei à conclusão que, se a gente fosse morar fora do Brasil um dia, o destino poderia ser a Alemanha. Tive certeza disso depois de percorrer as principais cidades alemãs por um mês na companhia da Nathalia e do nosso filhote, Joaquim.

Sou jornalista e locutor profissional. Trabalhei por 16 anos em programas de esporte na televisão e no rádio, em veículos como ESPN Brasil, SBT e Record. Atualmente frilo em jornalismo e também gravo institucionais, comerciais, audiodescrição e audiolivros.

Araxá - Grande Hotel - Jantar - Minas Gerais - Foto Nathalia Molina @ComoViaja