NATHALIA MOLINA
Carioca e jornalista formada pela Uerj, ganhei 4 vezes o prêmio da Comissão Europeia de Turismo, sendo 2 vezes com textos do Como Viaja. Fui finalista na premiação do Canadá, um dos países para onde já viajei mais vezes, junto com Portugal, Espanha, Alemanha, Argentina e Estados Unidos.
Tomei gosto cedo pelas viagens. Ainda com 5 anos estive pela América do Sul com meus pais, com quem também conheci e amei o Nordeste brasileiro. Nos anos 1990, vivi 2 anos em Nova York, antes de morar na São Paulo dos modernistas, da Tarsila, minha pintora favorita.
Vim para trabalhar no Grupo Folha. Passei para o Estadão e fiquei lá por 10 anos, a maior parte na editoria de Viagem.
Em 2007, decidi ser freelancer. Segui fazendo reportagens sobre turismo e editando cadernos e guias, como os de Buenos Aires (Viagem & Turismo) e de Orlando (Azul Magazine). Atualmente tenho meu espaço no site do Estadão. Desde 2011, no Como Viaja, conto o que vejo, sinto e vivo.
FERNANDO VICTORINO
Paulistano do bairro da Mooca, fui conduzido ao mundo maravilhoso das viagens pela Nathalia. E gostei. Com ela descobri o Rio de Janeiro que muito turista nunca viu, curti o frio da Serra da Mantiqueira em São Paulo, joguei flores para Iemanjá sob o sol de Salvador e fiquei nu na paraibana Praia de Tambaba (de boa).
E ainda: bebi cafezinho na portuguesa Belmonte, cidade de Pedro Álvares Cabral; descobri que Positano, na italiana Costa Amalfitana, é linda até em dia de chuva; tive classes de tango em Buenos Aires. Cheguei à conclusão que, se a gente fosse morar fora do Brasil um dia, o destino poderia ser a Alemanha. Tive certeza disso depois de percorrer as principais cidades alemãs por um mês na companhia da Nathalia e do nosso filhote, Joaquim.
Sou jornalista e locutor profissional. Trabalhei por 16 anos em programas de esporte na televisão e no rádio, em veículos como ESPN Brasil, SBT e Record. Atualmente frilo em jornalismo e também gravo institucionais, comerciais, audiodescrição e audiolivros.