Argentina: fim do mundo e Glaciar Perito Moreno

Glaciar Perito Moreno, Argentina - Foto Maria Filomena Rego, Arquivo Pessoal (2)

Estas dicas e fotos são da Maria Filomena Rego, uma viajante incansável, que desta vez foi conhecer o fim do mundo bem no auge daquela história do possível fim do mundo em dezembro de 2012. Ela esteve na Argentina, visitando Ushuaia (chamada de fim do mundo) e o Glaciar Perito Moreno, em El Calafate.

Leia a seguir as impressões da Maria Filomena sobre Ushuaia e Perito Moreno:

USHUAIA

Pinguins, Argentina - Foto Maria Filomena Rego, Arquivo Pessoal“Fiz Rio-Buenos Aires com conexão para Ushuaia (Aerolineas Argentinas), Lá, fiz um passeio pelo Parque Nacional da Terra do Fogo, com uma volta no trem do fim do mundo, que faz uma parte do parque. À tarde, passeio de barco pela Baía de Ushuaia, Canal de Beagle, com leões marinhos, aves típicas, pinguins…. Retornamos às 21 horas, ainda com sol.

Tivemos uma manhã para bater pernas por Ushuaia. A cidade é lindinha, cercada de montanhas nevadas, com casinhas coloridas, todas com jardins floridos.”

 

PERITO MORENO

“À tarde partimos, de avião, para El Calafate. Caminhamos pela cidade, que é pequena e muito bonita. Fomos ao Museu do Brinquedo (crianças adoram).

No dia seguinte fomos ver o Glaciar Perito Moreno, que é impressionante. Fiz um passeio de barco até bem pertinho dele. Depois, numa outra perspectiva, enormes passarelas que permitem uma vista global do glaciar. Maravilhoso, tirei inúmeras fotos, fiquei extasiada.

No dia seguinte, fomos ao Museu do Gelo. Muito interessante, com painéis, filmes, maquetes. Ainda há um bar de gelo que se paga uma taxa extra para visitar e tem roupas especiais. pois a temperatura lá é negativa. Há um ônibus no centro que sai a cada hora e retorna a cada hora e meia.”

Glaciar Perito Moreno, Argentina - Foto Maria Filomena Rego, Arquivo Pessoal (3)Glaciar Perito Moreno, Argentina - Foto Maria Filomena Rego, Arquivo Pessoal

 

OS HOTÉIS

“Fiquei no Hostal del Bosque, em Ushuaia, e no Hotel Sierra Nevada, em El Calafate. Muito bons, com jardins floridos. No Hostal del Bosque (na 1ª foto abaixo), o apartamento é ótimo. Na verdade é um apart-hotel, com um sala grande, mesa com 4 lugares, um sofá-cama com outra cama embutida, pia, micro-ondas, geladeira, quarto e banheiro. Tudo de muito bom gosto em madeira trabalhada. Cabe uma família com conforto.”

Hostal del Bosque, Ushuaia, Argentina - Foto Maria Filomena Rego, Arquivo PessoalHotel Sierra Nevada, El Calafate, Argentina - Foto Maria Filomena Rego, Arquivo Pessoal

 

DE PACOTE

“Viajei de pacote porque acho que fica mais prático e barato, pois são 5 voos. São 6 dias, 3 em cada cidade. Você sempre pode contratar os passeios lá, mas acho mais prático ir com tudo pago daqui. Tudo por lá é muito caro, não podemos esquecer que lá é o fim do mundo.”

Glaciar Perito Moreno, Argentina - Foto Maria Filomena Rego, Arquivo Pessoal (4)

 

TEMPO BOM

“O glaciar é imperdível, as cidades também são muito bonitas e agardáveis, pequenas, com lojinhas, cafés. Demos sorte de pegar tempo ótimo durante toda a viagem. Em Ushuaia, 15 graus durante o dia; em Calafate, mais de 20 graus, com dias lindos. O guia que nos levou ao glaciar disse que fomos privilegiados, pois era raro ter um dia tão claro para ver todo o glaciar e mais as montanhas ao seu redor. Tudo muito lindo e diferente. O mundo não acabou, mas eu adorei o fim do mundo.”

E você? Tem dicas da sua viagem ou cidade? Manda para mim no e-mail comoviaja@gmail.com, que eu publico como Dica de Viajante ou Morador.

Leia outras dicas de viajante ou de morador

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o conteúdo