Bicicleta em Montréal é meio de transporte. A cidade canadense conta, desde 2009, com um sistema público de bikes, o Bixi. O nome vem da junção das duas primeiras letras de bicicleta com as duas últimas de táxi. O objetivo é incentivar o uso da magrela para se deslocar na cidade. O ciclista pega uma bike, pedala até onde pretende ir e devolve na estação do Bixi mais próxima.
Por isso, o programa prevê taxas extras se o ciclista permanecer um período maior do que o inicial incluído por viagem — meia hora nos passes comprados por visitantes e 45 minutos para quem se torna membro do programa de transporte da cidade. Existem os planos mensal e anual, mais indicados para moradores, e passes que servem bem a visitantes: One Way (meia hora de bike), 1 Day (24 horas) e 3 Days (72 horas).
Fiquei impressionada com a quantidade de estações que vi de aluguel de bicicleta em Montreal. Também são 7.250 bikes espalhadas em 600 pontos de Montréal e das vizinhas Longueuil e Westmount. Além de francês e inglês, línguas oficiais do Canadá, os usuários do Bixi podem ler as instruções também em espanhol. É preciso ter no mínimo 14 anos e 1,24 m de altura para alugar uma bicicleta.
VALE SABER
Funcionamento: De 15 abril a 15 de novembro
Preço: No One Way, meia hora de bike por CAD$ 2,95; no 1 Day, 24 horas a CAD$ 5,25; no 3 Days, 72 horas por CAD$ 15. Em todos esses passes, o usuário paga 1,75 dólar canadense pela primeira hora adicional e 3 dólares canadenses por cada 15 minutos seguintes.
Site: montreal.bixi.com
Deixe um comentário