Por que se corre tanto em dezembro? Parece um mês que começa só para constar. Todo ano é a mesma coisa, tem-se a impressão de que o mundo vai acabar até o Natal! Daí, ele dá uma trégua de uma semana e volta a girar em ritmo alucinante no dia 30 para encerrar o ano e a maratona.
Pois bem, eis que eu fiquei fora 15 dias viajando pela Europa. As sugestões de pauta foram se acumulando na caixa de entrada do e-mail, os frilas tiveram de ser negociados para a volta, e a saudade do marido e do filhote foi a níveis estratosféricos. Feliz da vida com a viagem do prêmio da Comissão Europeia de Turismo, entrei para o time dos corredores de fim de ano! Comecei a pôr tudo no lugar, estou avançando. Vira e mexe, rola um ‘fique 1 rodada sem jogar’ ou ‘volte 2 casas’. Faz parte do jogo, mas que fico coçando para escrever aqui, ah, fico.
Aí vem a Sut-Mie, do blog Viajando com Pimpolhos, e me dá um ótimo motivo! Ela me convidou para participar da blogagem coletiva dos #7Links. A ideia é cada blogueiro indicar 7 posts seus de acordo com os seguintes critérios: o mais bonito, o mais popular, o que gerou mais discussão/controvérsia, o que ajudou/ajuda mais gente, o que o sucesso surpreendeu, o que não recebeu a atenção que deveria e o que dá mais orgulho.
Dá uma olhada nas escolhas da Sut-Mie, do Viajando com Pimpolhos: Blogagem coletiva meus 7 links. Passa lá para conferir o blog dela, com textos sobre viagens com crianças. Não conheço a Sut-Mie pessoalmente, mas ela tem sido uma figura muito carinhosa comigo nesta fase nova em que embarquei, de blogueira.
Aqui vão meus 7 links no Como Viaja!
1. O POST MAIS BONITO

Mãe em primeira viagem é meu post mais emocional, até mais do que o texto do dia em que ganhei o prêmio da Comissão Europeia de Turismo. Fala da viagem com a qual retomei minha vida profissional depois de ser mãe e da relação de afeto que acabei desenvolvendo com o Canadá, destino dessa primeira empreitada. Esse e outros posts classificados como Mãe viajante na área Que Viagem…, à direita no blog, tendem a ser mais pessoais pois estão ligados à maternidade com viagem.
2. O POST MAIS POPULAR

Eu adoro Tarsila do Amaral e o Modernismo em geral. Mas nunca poderia imaginar que o post sobre a pintora seria tão popular. Por isso, certamente esse poderia ser o ‘post que o sucesso me surpreendeu’, mas, como é o que tem mais acessos, deixei aqui nesta categoria. Os 2 links mais vistos no Como Viaja! são o do post em si e o desta reprodução do quadro São Paulo, exposto na Pinacoteca de São Paulo. Escrevi este post para a seção Seguindo os Passos de…, na qual falo de lugares relacionados a personalidades. Tarsila do Amaral e outros estão no menu acima Por Temas.
3. O POST QUE GEROU MAIS DISCUSSÃO/CONTROVÉRSIA

Estou me sentindo diante do caderno de perguntas da quinta série da escola – se você tem mais de 30 anos, talvez se lembre desse jeito de saber dos outros antes dos perfis em mídias sociais. Sempre tinha uma questão que talvez você deixasse em branco se pudesse. Esta aqui é difícil para mim. Com 7 meses de Como Viaja!, não me lembro de discussão ou controvérsia. Mas, se for pensar num post que pode render uma boa discussão, há um de que gosto muito (e que, ainda por cima, tem fotos do meu filhote!). No texto 12 dicas para viajantes pequeninos, conto os ‘mandamentos’ que funcionam nas nossas viagens em família. Mas, como isso muda de uma família para outra e também de acordo com o período da vida, sempre há margem para debate. Vou adorar saber de novas ideias para experimentá-las também.
4. O POST QUE AJUDOU/AJUDA MAIS GENTE
ÁRVORE CANTANTE – Cleiton Thiele/DivulgaçãoOs textos sobre as festas de fim de ano sempre são úteis. Seja para quem de fato pensa em ir para algum desses lugares, seja para quem passa aqui pelo blog para alegrar o dia. Crianças e adultos (especialmente os que têm filhos) adoram o povo do Papai Noel. De todas as festas sobre as quais escrevi, o Natal Luz de Gramado é o mais lido. Talvez pela proximidade. Já que ocorre no Brasil, é mais fácil de alguém realmente ir até lá. Sobre o texto, acho que eu ter escolhido dividir a programação entre eventos pagos e gratuitos pode ter facilitado a vida de quem planeja ir à festa na Serra Gaúcha.
5. O POST QUE O SUCESSO ME SURPREENDEU

Com o mundo globalizado, falar outra língua é uma necessidade cada vez mais urgente. Natural, então, que o interesse por intercâmbio seja grande, tanto para cursos de idioma quanto para períodos de especialização profissional no exterior. Não esperava, no entanto, que o post sobre uma feira pudesse fazer tanto sucesso, mas foi assim com o Salão do Estudante. Realizado em várias cidades brasileiras, o evento traz empresas e destinos que oferecem opções de intercâmbio. Esse pequeno texto, praticamente uma notinha, também poderia ser enquadrado na categoria anterior, ‘post que ajuda/ajudou mais gente’. Parece que cumpriu sua função.
6. O POST QUE NÃO RECEBEU A ATENÇÃO QUE DEVERIA

Esperava que o post Que viagem é certa para você? ajudasse mais gente a escolher livremente seu destino de férias, sem tentar seguir modismos ou pressões sociais ainda que veladas. Tomara que seja útil para alguém porque vejo tanta gente se impondo roteiros ou estilos de viagens que não tem nada a ver com a pessoa ou que não são adequados para aquele momento de vida. O que é bom para um não é bom para todos, e o que pode ser bom hoje, amanhã já pode não servir. Como na vida, para mim viajar só vale se você se dá a chance de escutar seus desejos.
7. O POST DE QUE TENHO MAIS ORGULHO

Esse é fácil: o texto que me deu o prêmio da Comissão Europeia de Turismo em 2011, é claro! Costa Amalfitana, de ônibus venceu na categoria Melhor Reportagem na Internet, após concorrer com sites de grandes veículos nacionais. Eu já tinha ganhado esse prêmio com uma reportagem de capa que escrevi sobre a França para o caderno Viagem do jornal Estado de S. Paulo, quando trabalhava lá em 2006. Ser premiada com o meu blog foi ainda mais emocionante. Afinal, escolhi mudar de rumo na vida há 3 anos para me lançar sozinha, trabalhando como freelancer. Em abril deste ano, comecei a escrever o Como Viaja! também. Nenhum incentivo poderia ser melhor do que esse prêmio, com viagem à Europa para receber a placa onde constam meu nome, o título da reportagem e o nome do meu blog.
Deixe um comentário