O Festival Internacional de Cinema de Toronto (Tiff, para os íntimos) é um marco dentro do calendário de eventos da maior cidade do Canadá. Desde 1976 é realizado no mês de setembro e, nos últimos anos, tornou-se um dos mais importantes do mundo, ao lado dos festivais de Cannes, Veneza e Berlim. E reforça a relação que a capital da Província de Ontário mantém com a indústria do cinema.
Toronto é utilizada como cenário de várias produções porque é uma metrópole cheia de prédios modernos e de ruas que se passam tranquilamente por cidades como Nova York ou Chicago (algo que impacta de modo positivo sobre os custos de produção, normalmente mais altos nas cidades americanas).
Durante o Toronto International Film Festival (Tiff), a circulação de pessoas aumenta, os hotéis em Toronto ficam mais cheios e o movimento é grande sobretudo na região do Entertainment District, onde estão as principais salas de exibição da mostra, entre elas o Tiff Bell Lightbox. Por isso, é importante reservar com antecedência — veja opções no mapa abaixo.
Inaugurado em 2010, é a casa do festival: um conjunto de 5 salas de cinema, que inclui ainda restaurantes, galerias, cafés, bares e uma parte residencial. Visitas guiadas são realizadas no primeiro sábado de cada mês. Quando não abriga o mais renomado festival de Toronto, o Tiff Bell funciona como um centro de arte cinematográfica, com exibições de filmes, palestras, workshop e mostras especiais.
Como é o mais renomado festival de Toronto
O Festival Internacional de Cinema de Toronto dura cerca de 10 dias, com uma programação que inclui perto de 250 filmes (longas e curtas), a maioria estreias mundiais. Meryl Streep receberá a Tiff Tribute Actor Award, premiação que será concedida na 1ª edição do evento Tiff Tribute Gala, marcado para 9 de setembro no Fairmont Royal York.
Portanto, se você quer ver em 1ª mão algum longa que certamente vai figurar na lista de indicados ao Oscar do ano seguinte, a dica é dar uma olhada no site oficial para comprar o ingresso individual das chamadas apresentações de gala — tenha em mente que esses filmes estarão entre os mais cobiçados. E saiba também que os pacotes de ingressos são sempre recomendados a cinéfilos rodados, aqueles graduados em Tiff e festivais de fôlego, com exibições diurnas e noturnas.
A programação Contemporary World Cinema é voltada a produções estrangeiras (filmes que têm tudo para virar cult, mas que não vão entrar em circuito comercial no Brasil necessariamente). Como ocorre em festivais como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, sessões assim costumam ser seguidas de bate-papo do público com diretor e elenco.
O que fazer antes ou depois das sessões dos filmes
Digamos que seu barato não seja disputar um lugar nas salas de projeção, mas ainda assim gostaria de sentir o clima que toma conta de Toronto durante o festival. A dica então é batalhar um espaço entre o público que se amontoa ao longo do tapete vermelho armado antes das sessões.
Poucos filmes integram a chamada programação de gala do festival e, portanto, que oferecem este contato mais próximo dos astros com os fãs. Com sorte (e uma dose de histeria), dá para ganhar um tchauzinho de Viola Davis ou de Bradley Cooper ou ainda (quem sabe) ser o figurante da selfie de Idris Elba ou Nicole Kidman.
Nos últimos 5 anos, um trecho da King Street West — maior e principal via do Entertainment District — se transforma no cenário do Tiff Festival Street, evento de 4 dias inteiramente voltado para o público, com apresentações musicais, venda de comida em food trucks e, claro, sessões gratuitas de cinema (em 2018, em comemoração aos 30 anos de seu lançamento, houve exibição de Quero ser Grande, um clássico da Sessão da Tarde estrelado por Tom Hanks).
Nos dias em que rola o festival, tão logo os créditos sobem na tela, a movimentação se transfere das salas de cinema para os muitos restaurantes e cafés do ED. Oportunidade de experimentar um drink concebido especialmente para o período do festival ou participar de eventos abertos ao público e que estão conectados com a Sétima Arte.
Segredo de bastidores: o Ritz-Carlton Hotel fica próximo ao Roy Thomson Hall, um dos locais onde são exibidas as produções de gala. Por essa razão, não chega a ser impossível esbarrar com astros do calibre de George Clooney ou de Ryan Gosling no bar do hotel.
VALE SABER
Quando: Em 2020, de 10 a 20 de setembro
Site: tiff.net