É botar o pé na rua, e a cidade mineira está toda ali para ser desbravada. A Pousada do Largo, em Tiradentes, como o nome já diz, fica diante do Largo das Forras. É o hotel da praça principal da cidade de Minas Gerais. Um roteiro de 3 dias é suficiente para aproveitar bem a cidade mineira, não importando sua escolha de onde ficar em Tiradentes. Mas a localização, no miolo do centro histórico, certamente é um trunfo da Pousada do Largo, pela praticidade e pela economia de tempo nos deslocamentos.
Existente há cerca de 20 anos, a Pousada do Largo surgiu justamente da falta de opções de hospedagem para os visitantes que iam a Tiradentes antes de o destino ser famoso no país como é hoje. Porque alguns turistas iam conhecer o patrimônio da cidade histórica, outros buscavam móveis rústicos e arte regional feita com madeira de demolição vendidos ali com frequência.
A pousada se divide em 2 espaços. Um deles está situado atrás do Empório Valnice, loja também na praça central. O outro reúne acomodações no lado oposto do Largo das Forras. Apenas esse segundo se encontrava em funcionamento; o primeiro está em obras. Por isso, os hóspedes eram levados para tomar o café da manhã na Pousada Pequena Tiradentes, hospedagem de categoria superior, dos mesmos donos – não eram cobrado adicional pelo transfer nem pelo café da manhã.
Como é a Pousada do Largo de Tiradentes
Eram apenas 7 acomodações com estilos diferentes: 2 na categoria luxo e 5 standard, menores com 12 m². Os apartamentos da categoria luxo: a suíte 1, na entrada da pousada, com 25 m² de área, janelas voltadas para a rua e banheiro todo revestido de pedras; e a suíte 7, de 18 m², no fundo da propriedade, diante de uma pequena piscina aquecida.
Mas um aspecto é essencial para mim: uma boa cama. E isso minha suíte na Pousada do Largo tinha. A cama era muito boa, nem dura nem mole, na medida para uma noite de sono embalada pelo edredom fofinho. No quarto, havia frigobar, televisão e ar-condicionado split (não usei, mas no verão pode ser necessário). Banheira, secador e amenities (toca, sabonete, xampu e condicionador) me aguardavam no banheiro.
Um item que me deixa muito feliz ao ver num quarto de hotel é uma máquina de café. Além de poder tomar um espresso (cápsula paga à parte), me dá a possibilidade de fazer um chazinho para tomar antes de dormir. Uma máquina maior ficava na salinha perto da recepção, para quem quiser bater um papo embalado por uma bebida quentinha.
Tanto na suíte quanto na saleta da entrada, havia saquinhos daqueles de chás industrializados, em sabores como verde, cidreira e camomila, combinados com canela e maracujá, por exemplo.
O que fazer no hotel na praça principal da cidade
Fiquei hospedada na suíte 7 da Pousada do Largo, no fundo do terreno, perto da piscina aquecida. Como era fim de junho, o friozinho já podia ser sentido, principalmente cedo pela manhã e após o anoitecer. A piscina esteve coberta ao longo da minha hospedagem. Durante o dia, o sol pegava forte e rolava um calor, mas estávamos visitando a cidade, então nem cheguei a pensar em piscina.
No caminho até meu quarto, percorria um longo corredor e passava pela entrada da sauna a vapor. Tampouco tive chance de usar essa sauna, que funcionava de noite. Dependendo do destino, não me importo muito com esse tipo de estrutura (tudo muda de acordo com o propósito da viagem). Nas Cidades Históricas de Minas Gerais, gosto mesmo é de estar na rua batendo perna e descobrindo lugares e pessoas.
A grande vantagem de estar hospedado diante do Largo das Forras é que todo o centro histórico pode ser explorado a pé, em curtas caminhadas, intercaladas com pausas em igrejas, atrações, lojas, restaurantes e cafés.
Porque, dali, chega-se facilmente à Rua Direita e à Rua Ministro Gabriel Passos, ambas cheias de opções de restaurantes, café e compras. Basta subir ladeira para chegar à Igreja Matriz de Santo Antônio, passando pelo Museu Padre Toledo.
Cansou ou tem bolsas de compras para deixar no hotel? Alguns passos levam de volta à região da Pousada do Largo. Essa comodidade é muito importante em destinos como as Cidades Históricas de Minas Gerais, com calçamento pé de moleque, feito de pedras irregulares.
O que comer no café na Pousada Pequena Tiradentes
A diária da Pousada do Largo, como é usual em Tiradentes, inclui o café da manhã. Como o salão onde ele era servido está em obras, os hóspedes podem usar o transfer gratuito para ir à Pousada Pequena Tiradentes desfrutar do buffet de café da manhã, servido lá das 8 horas às 10h30. Tinha frutas frescas, sucos, iogurtes, queijos, bolos e pães caseiros.
Eu gosto muito de tomar comer cedo no mesmo lugar onde me hospedo e de voltar para o quarto para ler e relaxar um pouco na cama. Mas fui 2 manhãs à Pousada Pequena Tiradentes. A variedade no buffet de café da manhã é grande, e a simpatia dos funcionários ajuda a começar bem o dia – se estiver por lá, mande um beijo meu para a Silvana, uma simpatia de pessoa.
Quando ela oferecer fondue de queijo mineiro para você passar sobre o pão caseiro, não desperdice a oportunidade. Para a pousada variar os itens servidos, nem sempre ele está disponível, pois pode ser dia de bolinhas de queijo (aceite também). Se no buffet de café da manhã tiver broa de fubá ou rocambole de doce de leite com amora, também não perca a chance de provar um pedaço de cada.
O que comprar de móveis rústicos e arte regional
Caso você goste de alguma peça da decoração da Pousada do Largo ou da Pousada Pequena Tiradentes, pode pensar em comprá-la; procure pela etiquetinha com o preço. Pois objetos e peças da mobília que preenchem os ambientes são produzidos pelo Empório Valnice, da mesma proprietária dos dois hotéis, Vanilce Barbosa. Também há itens à venda nas lojas do Centro e da Pequena Tiradentes.
De pequena, aliás, ela não tem nada, nem no tamanho do hotel, nem na extensão da sua loja. Inaugurada em 2000, numa área de 25.000 m², a Pousada Pequena Tiradentes dispunha de 62 quartos, 2 piscinas (1 com bar molhado e 1 coberta), sauna com jacuzzi, salas de massagem e de leitura, fitness center, parquinho, recreação infantil e heliponto. Na loja, ainda podia ser adquirido o perfume vaporizado nos quartos do hotel.