Tulipas na Holanda: Keukenhof, parada das flores e mercado flutuante

Saiba onde ver tulipas na Holanda em 3 passeios no país: o parque Keukenhof, a Parada das Flores e o mercado flutuante de Amsterdã. A primavera convida a conhecer arações e campos de plantio na maior produtora mundial

ATUALIZADO EM 17 DE ABRIL DE 2017

Pensou tulipa, lembrou da Holanda. As primeiras mudas vieram da Turquia. Floresceram, coloriram, viraram símbolo do país que fez das tulipas e de outras espécies commodity. Responsável por 60% da produção mundial de flores, a Holanda celebra a chegada da primavera com diversas atrações. Conheça aqui 3 dos principais passeios: o icônico parque Keukenhof, a anual Parada das Flores e o mercado flutuante de Amsterdã.

KEUKENHOF, O PARQUE DAS TULIPAS, PERTO DE AMSTERDÃ – Fotos: Divulgação

Tudo começou há 400 anos, durante a Era de Ouro da Holanda, quando o país enriqueceu com o comércio mundial. Foi aí que as primeiras tulipas foram importadas do Império Otomano. A flor ainda é cultivada na Turquia, para onde foi levada por povos que antes viviam na região montanhosa de Tian Shan. Localizada na Cordilheira do Himalaia, ela é originalmente o lugar das tulipas.

Atualmente a Holanda responde pela produção de 4,2 bilhões de unidades por ano, em plantações de tulipas sobre uma extensão de aproximadamente 100 km². Para quem deseja ver de perto os famosos e coloridos campos, a melhor época para visitar o país é da segunda metade de abril até o fim de maio. É nesse período do ano que a mais conhecida flor holandesa desabrocha, formando imensos e coloridos jardins, juntamente com jacintos, orquídeas, narcisos, cravos, lírios, entre outras espécies.

Keukenhof vanuit de Dakota

1 > KEUKENHOF: O PARQUE COM JARDINS DE TULIPAS

Anualmente, um tema serve de inspiração para paisagistas criarem os coloridos canteiros do Keukenhof, o maior parque de flores do mundo, localizado na cidade de Lisse. Com cerca de 100 variedades de tulipas florescendo, o jardim, que funciona apenas durante a primavera, é um dos principais pontos turísticos da Holanda.

Com cerca de 320.000 m² de área e 7 milhões de mudas plantadas anualmente, o Keukenhof é composto por jardins e 4 pavilhões. Atrai em torno de 1 milhão de visitantes ao longo de suas 8 semanas de funcionamento.

Em 2017, o tema da exposição preparada para o público é o design holandês, com seus destaques na arquitetura, no design gráfico e de móveis e na moda. O pavilhão Oranje Nassau foi inteiramente projetado para exibir várias aspectos do assunto abordado neste ano na temporada do parque. Dois jardins inspiradores do Keukenhof também estão dedicados ao tema, sendo um deles em homenagem a Piet Modrian. Canteiros com flores vermelhas, azuis e amarelas lembram os traços do artista holandês em suas coloridas pinturas.

VALE SABER

Quando: Em 2017, até 21 de maio

Site: keukenhof.nl

Reserve seu hotel na Holanda pelo Booking*

2 > PARADA DAS FLORES: DESFILE COM CARROS TEMÁTICOS

O Blomencorso Bollenstreek percorre 42 quilômetros entre as cidades holandesas de Noordwijk e Haarlem, uma região produtora de flores. O desfile conta com cerca de 20 carros alegóricos criativos e em torno de 40 veículos decorados, especialmente com tulipas. Bandas animam o público da parada.

Como o trajeto passa pelo Keukenhof, a sugestão é combinar os dois programas e visitar o parque no sábado da parada, em abril. O design holandês também serve de tema em 2017 para o desfile.

TRAJES TÍPICOS E TRADIÇÕES NOS CARROS DE FLORES PASSANDO PELO KEUKENHOF
BANDAS ANIMANDO O PÚBLICO DO PARQUE – Fotos: Divulgação

No dia seguinte à travessia pela Bollenstreek, algo como ‘região dos bulbos’, os carros alegóricos ficam expostos na praça do mercado de Haarlem.

Holand, Flores, Desfile - Foto Erwin Martens, Divulgação
Foto: Erwin Martens/Divulgação
Holand, Flores, Desfile - Foto Malou Evers, Divulgação
Foto: Malou Evers/Divulgação

VALE SABER

Quando: Em 2017, a programação do evento se estende de 19 a 23 de abril, mas a parada é realizada no sábado dia 22, com início às 9h30 em Noordwijk. Para quem pretende ver o desfile em 2018, ele será realizado em 21 de abril — em 2019, em 13 de abril

Site: bloemencorso.info

 

3 > MERCADO FLUTUANTE: VENDA DE PLANTAS EM AMSTERDÃ

Amsterdã, Holanda, Flores, Mercado - Foto Divulgação (3)
BOTÕES DE TULIPAS NO MERCADO EM AMSTERDÃ

Mercado de flores mais famoso da Holanda, o Bloemenmarkt funciona em Amsterdã desde 1862. Fica no canal Singel, entre Koningsplein e Muntplein, e seu charme são as barcaças flutuantes repletas de flores. No passado as embarcações eram responsáveis por trazer as plantas para serem vendidas na cidade

Na área do mercado, também são encontradas tulipas de madeira para quem quiser trazer um souvenir bem típico da Holanda.

VALE SABER

Quando:  Funciona durante o ano inteiro, de segunda a sábado, das 9 às 17h30 — domingo, a partir das 11 horas

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo