Borges, em Buenos Aires

Em 24 de agosto de 1899, nasceu Jorge Francisco Isidoro Luis Borges em Buenos Aires. Para viver um pouco da cidade de um dos maiores escritores argentinos, dê uma olhada nestes lugares:

Fundación Internacional Jorge Luis Borges

Criada em 24 de agosto de 1988, dois anos depois da morte do escritor, está instalada na casa da Calle Anchorena (nº 1.660) onde a família do escritor morou de 1938 a 1943, na qual Borges escreveu Las Ruinas Circulares. Guarda a biblioteca do escritor, as primeiras edições de seus livros e objetos pessoais como quadros e talismãs. Lá fica o Museo Borges, com visitação de segunda a sexta, das 10 às 14 horas. Há tours guiados em espanhol e em inglês. No primeiro andar, foi recriado o quarto em que dormia na casa da Calle Maipú (nº 994).

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Plaza San Martín

Um de seus poemas leva o nome do lugar, La Plaza San Martín. O escritor não apenas se inspirou na principal praça do Retiro, como passava por lá em suas caminhadas pelo bairro. Ele morava quase na esquina, na Calle Maipú, 944. Frequentava a Librería de La Ciudad, em frente à praça.

Centro Cultural Borges

Aberto desde 1995, o Centro Cultural Borges conta com diversas exposições. O lugar foi criado em parceria com a Fundación Internacional Jorge Luis Borges. Além da mostra, o espaço desenvolve atividades de extensão cultural e o site Constelación Borges, para viajar pelo mundo do escritor com o computador — é bem interessante, vale o clique. O Centro Cultural Borges fica dentro do shopping Galerías Pacífico. um lindo edifício com entrada pela Calle Florida.


Café Tortoni

Este café tradicional no Centro de Buenos Aires é um dos que Borges frequentava. No salão do Tortoni, há várias referências a ele. O lugar é lindo, e o chocolate com churros, receita de felicidade no inverno.


Casa da Calle Serrano

Ali, no número 2.135, o autor morou com a família, no bairro de Palermo. Numa placa na esquina entre a Calle Guatemala e a rua batizada com o nome do escritor (a Serrano virou Jorge Luis Borges, mas ainda é conhecida por Serrano), está a transcrição do poema Fundación Mítica de Buenos Aires, que cita essas ruas.

Comentários

4 respostas para “Borges, em Buenos Aires”

  1. Paulo Roberto Chedid

    Cara Nathalia, visitei a residência onde Jorge Luis Borges viveu entre 1901 e 1914, fica na antiga rua Serrano, hoje Calle Jorge Luis Borges, no número 2135. A casa não está aberta a visitação mas ainda existe tal qual era na época em que Borges lá viveu.

    1. Paulo Roberto, muito obrigada pela visita ao blog e pela informação. Já corrigi o texto acima.

      E que tal Buenos Aires? Alguma novidade para nos contar de lá?

      Volte sempre que puder ao Como Viaja!

  2. Karla Mascarenhas

    Obrigada pelas informações!!! Vou visitar todos esses lugares!!! É a minha primeira viagem a Buenoa Aires e tenho sonho de visitar os lugares onde Borges viveu e andou!!!

    1. Karla, que bacana ler seu comentário! Depois volta aqui e deixa um comentário sobre o que achou dos lugares. Assim, outros leitores podem seguir suas dicas. Boa viagem e aproveite Buenos Aires, você vai adorar a cidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo