Campo de flores (Holambra): como visitar e o que ver

Como visitar um campo de flores em Holambra e que espécies ver, como gérberas e antúrios. Girassóis são vistos só no meio do ano
Campos de flores em Holambra: gérberas
Campo de flores em Holambra: fora da estufa - Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

Na hora de decidir como visitar um campo de flores em Holambra, uma atividade no roteiro básico pela cidade a 140 km de São Paulo, é importante ter em mente que não é possível ir às plantações por conta própria. São sempre as agências de turismo levam até lá. Como os produtores visitados são diferentes, antes de fechar o passeio, pergunte sobre as espécies de flores vistas. Experiência parecida a essa só nos cenários da Expoflora Holambra, festa anual durante a chegada da primavera.

A Easy Travel Shop, empresa brasileira que vende tours e ingressos, tem um passeio até o Jardim ao Holandês (2 horas, com colheita de lavanda) e a Experiência Holandesa (8 horas, com visita ao Jardim do Holandês e ao Moinho dos Povos Unidos, mais almoço típico e chá da tarde). Também tem pacotes pelo Circuito das Águas (SP).

Apesar de ser chamado de campo de flores de Holambra, quase todo cultivo na cidade, responsável por 45% da produção nacional de plantas ornamentais, é feito em estufas para diminuir as perdas causadas pelo clima, conforme nos contou a guia do passeio que fizemos para ver as plantações. Os produtores se organizam em cooperativas. A Veiling Holambra, maior delas, reúne em torno de 400 fornecedores da região, por exemplo.

Durante o nosso tour, feito numa van, a guia explicou que sempre escolhem mostrar os cultivos mais floridos na época em que o visitante estiver na cidade. São espécies normalmente usadas para decoração. Vimos gérberas, margaridas e crisântemos, e a Theos Turismo também tinha exclusividade com um produtor de antúrios. Adoramos o passeio e voltamos lotados de fotografias, cada uma mais colorida do que a outra. É possível caminhar com cuidado entre os corredores nos campos cobertos, o que permite fazer imagens de você cercado por flores.

Passeio com criança em Holambra
No campo de flores em Holambra, onde está WallyQuim?

Na visita ao campo de flores, verifique se o produtor tem um ponto de venda onde é possível comprar mudas de plantas. Os preços costumam ser ainda mais baixos do que nas lojas de Holambra. Isso vale para girassóis, cactus, suculentas e até orquídeas (compramos uma de tom amarelo clarinho com miolo lilás). Em setembro de 2019, o mercado Ceaflor foi inaugurado na região com 676 pontos de venda. Aberto também ao consumidor final, vende flores, plantas e acessórios para jardinagem, decoração e festas.

Campos de girassóis em Holambra

Uma das espécies mais procuradas pelos visitantes para ver num campo de flores em Holambra são girassóis. Mas, antes de ir à cidade, fique atento à época em que eles estão no auge da floração, quando as agências costumam fazer passeios para ver essa belas flores amarelas. É um curto período do ano, de junho ao início de agosto.

Campo dos girassóis em Holambra
Campo dos girassóis em Holambra

Nós estivemos em Holambra no último fim de semana de agosto de 2019. Na última parada do passeio, havia um campo de girassóis, já secos. Apenas um pé resultou nestas fotos que você vê aqui. Dá para imaginar a maravilha que seria ter visto todos naquele amarelo vibrante. Aproveitamos para apreciar a revoada das maritacas.

Antúrio branco, rosa, vermelho e até chocolate

No primeiro produtor, visitamos os antúrios. Com formato semelhante a um coração, essas flores são bem comuns na cor vermelha, mas na loja encontramos o antúrio chocolate. Embora tenha esse nome, nos lembrou a cor da berinjela. Muito bonito. Compramos para trazer de presente para a mãe do Fernando (uma boa compensação pelo antúrios que ele quebrou com boladas no jardim de casa na infância). Também havia antúrio branco e até meio rosa. O efeito visual do campo de flores rende muitas imagens bonitas.

Moinho de enfeite e um mar de antúrios: cenário da 1ª parada do passeio

No nosso passeio, esse foi o produtor mais estruturado para receber visitantes, com o lugar bem arrumado e uma loja na saída para comprar souvenir de Holambra: bicicletinha e moinho holandês feitos de madeira, cerveja e geleia (algumas fabricadas com flores) e mudas de plantas. Para consumir na hora, estavam à venda água e sorvete; compramos para aplacar o calor.

Campos de margaridas, crisântemo branco e roxo

A segunda parada foi a menos impactante. As flores do campo, como margaridas e crisântemos, dão um bom efeito nas fotos. Por isso, vimos grávidas fazendo ensaios no meio delas. A imagem fechada naquela mistura de crisântemo branco, roxo e amarelo dá mesmo um efeito bucólico, leve como a imagem idealizada da maternidade, mas o lugar em si não era dessa perfeição (estava mais para a maternidade real, de um lado flores lindas, do outro o chão de terra molhado).

Campo de crisântemos em Holambra
Crisântemos em Holambra: branco, roxo e amarelo

Gérbera amarela, laranja, vermelha e rosa

O terceiro produtor tinha gérberas de todas as cores. A coisa mais linda são gérberas rosas, um tom pink irresistível que certamente me lembraria se tivesse visto antes. Aquela profusão de gérbera amarela, laranja, vermelha e rosa dá um efeito tão delicado nas imagens.

Gérbera rosa: como é linda

Depois de apreciar o campo de flores — e de girassóis, com a revoada das maritacas —, vimos um campo de flores ao ar livre, do lado da estufa. Terminamos a visita passando na lojinha. Trouxemos para casa um girassol por R$ 5 e uma orquídea a R$ 30.

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo