Dicas de Campos do Jordão: o que fazer, onde ficar e mais - Foto: Douglas Fagundes/Divulgação
Dicas de Campos do Jordão: o que fazer, onde ficar e mais - Foto: Douglas Fagundes/Divulgação
Confira dicas de Campos do Jordão (SP) neste guia de viagem gratuito: pontos turísticos, hotéis, restaurantes, clima e mais

A temperatura cai, o paulistano sobe a serra. Vão aqui, então, dicas de Campos do Jordão (SP) para os fãs da Serra da Mantiqueira conseguirem montar seu roteiro. Seja qual for o perfil do viajante, é quase certo que ele vai botar os pés no Vila Capivari em algum momento – leia sobre esse e outros pontos turísticos da cidade em o que fazer em Campos do Jordão. O bairro é sinônimo de boa qualidade em matéria de gastronomia, compras, diversão e hotelaria. Seja lá ou fora do centro, sobram hotéis e pousadas em Campos do Jordão.

Situada a cerca de 1.700 metros de altitude, a cidade paulista é uma das mais altas do Brasil. No passado, o ar puro da montanha já foi recomendado àqueles que sofriam de males do pulmão. E a cidade já foi cenário também dos que padecem metaforicamente dos dramas do coração, como no livro Floradas na Serra. Ambientado na Campos do Jordão dos anos 1950, o romance escrito por Dinah Silveira ganhou versão homônima no cinema, com Cacilda Becker no papel da heroína apaixonada.

O amor ainda tem forte apelo entre os que escolhem Campos do Jordão como destino de viagem. Escalada, trekking e outros esportes praticados ao ar livre também são razões que levam muitos a cair na estrada — a cerca de 180 km da capital paulista, a escapada de fim de semana é facilitada pela boa qualidade das rodovias de acesso à cidade. E acrescente à lista de motivos os hotéis com estrutura e programação focados nas famílias. Em atividade desde 1943, o clássico Hotel Toriba recebe atualmente uma quarta geração de hóspedes. Moderno, o Botanique Hotel  é marcado pela proposta de pós-luxo sustentável.

Na alta temporada, a agitação do Capivari remete a certo clima de après ski sem neve. Mês em que a música erudita dá o tom no Festival de Inverno, julho é tempo de ver e ser visto em Campos do Jordão. Em janeiro, quando fenômeno semelhante é sentido nas praias do litoral norte de São Paulo, acredite, é tempo também de seguir para Campos do Jordão, que no verão estará mais vazia e bem mais barata. Nem por isso menos interessante, como este guia pode comprovar.

Confira abaixo pontos turísticos, hotéis, restaurantes, compras, clima, eventos, transporte e destinos para um roteiro combinado. Nossa série de guias de viagem traz informações grátis e completas para você se planejar bem para conhecer destinos brasileiros e internacionais.

GUIA DE VIAGEM | CAMPOS DO JORDÃO (SP)

pontos turísticos

Boa parte do que tem para fazer em Campos do Jordão passa por atrações ao ar livre, principalmente as atividades que exploram a natureza montanhosa da região.

Com trilhas para caminhadas e passeios de bike, o Horto Florestal é indicado para quem está viajando com crianças. A Zoom Aventura aluga bicicleta e também vende outras atividades na natureza, como arvorismo e tirolesa. É programa para um dia inteiro já que o parque fica bem distante em relação ao centro da cidade. Aliás, vá de carro para agilizar sua vida.

No Centro, o Parque Capivari é bem turístico. Tem roda-gigante, lago com pedalinho e brincadeiras para crianças pequenas – o ingresso das atrações pode ser comprado individualmente ou em combos. O histórico teleférico ficou mais moderno. Agora há cadeiras para 6 pessoas e cabines para até 8 ocupantes, que levam os visitantes até o Morro do Elefante. Privatizado, o parque tem banheiros e estrutura de alimentação. Outra novidade recente é o trenó de montanha, com percurso de quase 500 metros, podendo atingir até 40 km/h.

Ligada ao Hotel Toriba, a agência Aventoriba organiza saídas a cavalo entre outros passeios na natureza, como a trilha leve de 1h30 pela mata seguida de um delicioso piquenique ao pôr do sol em um campo de altitude, acima do nível das araucárias. Sucesso entre meninos e meninas, a Fazendinha Toriba tem de alimentação dos bichos à visitação da horta de onde saem as verduras utilizadas na cozinha do hotel. 

Para quem gosta de paisagismo, o Parque Amantikir reúne 700 espécies de plantas que ajudam a compor 26 jardins temáticos, percorridos em tours guiados. Uma casa na árvore toda mobiliada atrai a curiosidade de adultos e crianças.

Outro parque, o Tarundu, é um centro de lazer com cerca de 30 atividades ao ar livre, entre tirolesas, passeios a cavalo, orbit ball e escorregador gigante. Nem o mau tempo atrapalha a diversão já que o parque mantém uma pista patinação no gelo. Estrutura inclui restaurante e estacionamento. Aventura no Rancho também reúne atividades radicais, com destaques para o circuito de arvorismo e para o conjunto de 17 trilhas de mountain bike do Zoom Bike Park.

No cardápio de atividades pagas do Parque da Cerveja há tour guiado à cervejaria Campos do Jordão, piquenique harmonizado, museu a céu aberto com painéis que contam a história da bebida e um mirante com chão de vidro e visão 180 graus da Mantiqueira.

Pioneira na produção de cerveja artesanal, e um dos orgulhos de Campos, a Baden Baden também oferece tour de visitação à fábrica com direito a degustação.
Se a disposição permitir, levante cedo para assistir às missas acompanhadas de canto gregoriano no Mosteiro São João, cercado de paz e tranquilidade. E passe na saída na lojinha que vende artesanato religioso além de pães, bolos e geleias artesanais.

Campos do Jordão também oferece programas culturais igualmente tradicionais.
É o caso do Palácio Boa Vista. Antiga residência de inverno do governador de São Paulo, a construção guarda pinturas de Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral. 

No Museu Felícia Leirner o protagonismo é das esculturas: um conjunto de 85 trabalhos da artista de origem polonesa e que morreu em Campos do Jordão. As obras encontram-se  espalhadas pelo belo e conservado jardim, onde também fica o Auditório Claudio Santoro, palco do Festival de Inverno e de outras apresentações musicais durante o ano todo. 

Maior museu do gênero no país, a Casa da Xilogravura ocupa um simpático imóvel de 1928, com amplo acervo de gravuras produzidas por artistas brasileiros e de outros países.

 
Capivari, onde tudo acontece em Campos - Foto: Sérgio Biagioni/Divulgação
Horto Florestal em Campos do Jordão - Foto: Sérgio Biagioni/Divulgação

HOTÉIS

Quem fica nos hotéis de Campos do Jordão localizados no Capivari leva vantagem na hora curtir o principal bairro da cidade. Pousada Luis XV e Hotel Serra da Estrela são exemplos da praticidade que é ter boas opções na hora de comprar, de comer e de se divertir sem rodar demais.

Hóspedes do Villa Casato Residenza Boutique desfrutam disso e ainda aproveitam a exclusividade dos serviços dessa pousada inspirada na Toscana e que mantém apenas oito aconchegantes suítes, duas delas inauguradas recentemente. Entre os melhores hotéis de Campos do Jordão, segundo avaliação de viajantes no site Trip Advisor, o Le Renard é para quem não dispensa pequenos luxos, como o serviço de transfer oferecido pelo hotel, localizado a apenas 900 metros do burburinho.

Bom gosto, sofisticação e muita história cercam o Hotel Vila Inglesa, a apenas 5 minutos de carro do Centro. O Grande Hotel Campos do Jordão é outro exemplo de hospedagem próxima ao Capivari. Hotel-escola administrado pelo Senac, ele funciona em regime de pensão completa. Localizada a apenas 150 metros da tradicional choperia Baden Baden, a Pousada Casa Gialla serve um café da manhã especial durante a temporada de inverno. Na Casa Regaleira Hotel-Boutique, a primeira refeição do dia pode ser saboreada ao longo de toda a manhã, no ritmo de cada hóspede — o hotel aceita apenas adultos.

De estilo alpino, o Hotel Toriba é um clássico que agrada às famílias com crianças. Inaugurado em 2021, o Aventoriba Lodge é opção de hospedagem com todo o confronto dentro do Horto Florestal, perfeito para quem sonha viver uma experiência imersiva em meio à natureza da Serra da Mantiqueira. Distante do área central, o Botanique Hotel & Spa é indicado a quem procura por isolamento. Além dos apartamentos sobre o prédio principal, o único representante da rede Six Senses nas Américas tem vilas privativas, repletas de luxo e serviços exclusivos.

[booking_product_helper shortname="mapa campos do jordao"]

RESTAURANTES

Deixe seu regime para depois. Tofu e nabo não cabem na culinária praticada pelos principais restaurantes de Campos de Jordão. Neste destino de montanha os sabores são encorpados e vigorosos, com utilização de ingredientes locais, como o pinhão.

Pescado típico da região, a trauta ganha crosta de pistache, recheio de boursin e agrião antes de ser assada e servida com purê de mandioquinha no Confraria do Sabor.

De queijo ou de chocolate, a fondue está entre as opções dos tradicionais Davos Maison Suisse e Ludwig Restaurant, onde uma taça de vinho e o calor da lareira tornam a experiência ainda mais aconchegante. 

No Toribinha Bar & Fondue, destaque para o raclette servido à moda original ou vegetariana. Ao lado da entrada do hotel, o Estação Toriba serve sanduíches num antigo vagão de trem convertido em lanchonete.

A choperia Baden Baden cativa o público desde 1985 com pratos alemães combinados com rótulos exclusivos da cervejaria-símbolo de Campos. Com unidade produção ao lado do seu gastro-bar, a Caras de Malte aposta na dobradinha cerveja artesanal com grelhados à moda uruguaia e petiscos. O fogo também molda o menu do Alto da Brasa, restaurante comandado por uma brew chef dentro do Parque da Cerveja.

Distante cerca de 15 km da agitação, o Empório dos Mellos é voltado aos que se entregam ao conceito de slow food. A sustentabilidade guia todas as etapas de produção de uma cozinha de roça, elaborada com ingredientes vindos diretamente de sítios locais. Para consumir sem pressa nem culpa.

Não muito distante do empório-restaurante, a Eisland serve sorvetes elaborados com leite de vacas da raça Jersey, que podem ser admiradas no pasto da fazenda onde toda a produção se concentra.

compras

Os principais centros comerciais de Campos de Jordão se esparramam pelo bairro Capivari. São lojinhas que preenchem casinhas construídas em estilo enxaimel, como as do Boulevard Genève e dos shoppings Capivari e Aspen Mall.

Em todas elas há boa oferta de chocolates artesanais, malhas, vinho e lembrancinhas. Entre uma loja e outra você encontra cafeterias e bistrôs como o Sans Souci, cujo agradável pátio tem mesas ao ar livre.

Quem mora na cidade de São Paulo encontra com relativa facilidade algumas versões da cerveja Baden Baden. No burburinho do Capivari, a loja que funciona ao lado da icônica choperia satisfaz quem procura rótulos sazonais. Kits com diferentes estilos da bebida, copos e outros produtos estão à venda.

Caras de Malte e Cervejaria Campos do Jordão também estão de portas abertas a quem deseja adquirir seus rótulos direto da fonte.

Quem visita Campos dificilmente escapa de provar alguma marca de chocolate local. A Spinassi tem barrinhas, bombons e trufas, além de geleias e cachaça para quem não curtir cacau. Outra fabricante tradicional, a Araucária oferece visita gratuita à unidade de produção. 

As prateleiras da Liége são um paraíso de chocólatras. Na loja situada no Capivari é possível ainda experimentar sua linha de sorvetes e uma febre entre os turistas: o palito de morango coberto por chocolate, branco ou ao leite, que escorre de uma cascata.

Alinhado à cultura do não desperdício, o Projeto Mãostiqueiras reaproveita lã descartada da tosa por criadores de ovelhas e transforma a fibra em mantas, almofadas, sabonetes esfoliantes, entre outros produtos. Todo o dinheiro arrecadado com as vendas é revertido à comunidade envolvida neste projeto social, que fica a 7 km do Centro.

TRANSPORTE

Campos do Jordão fica a 180 km da cidade de São Paulo. As rodovias Dutra e Ayrton Senna são as principais rotas de saída a partir da capital paulista ou para quem desembarca no aeroporto de Cumbica e deseja viajar à cidade que integra a região do Vale do Paraíba.

Se esse for o seu caso, considere o aluguel de carro para conseguir visitar com calma e total liberdade as vizinhas São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal.

O uso de veículo próprio dá grande independência até mesmo para quem só for ficar em Campos do Jordão, porque algumas de suas atrações e atividades estão afastadas do Capivari. E porque os serviços de táxi e de carros por aplicativos nem sempre te buscam em locais distantes, como o Horto Florestal ou o Parque Amantikir.

Há estacionamentos pagos e vagas rotativas (Zona Azul) em alguns bairros da cidade (no Capivari, vagas extras são oferecidas na alta temporada). Ou seja, você encontrará poucos espaços livres de cobrança oficial na rua. Sem contar que, provavelmente, um flanelinha vai inflacionar o valor da ‘caixinha só para dar aquela olhadinha no carro’ de acordo com a lei da oferta e da procura.

Olho aberto também com os radares. Respeite os limites de velocidade da cidade, especialmente na avenida que conduz ao Capivari.

Campos do Jordão oferece 3 roteiros turísticos de bonde, todos com saídas a partir da estação Emílio Ribas, ao lado do Parque Capivari, e duração que varia entre meia-hora e 70 minutos.

Atualmente, para alcançar os 1.800 metros de altitude do Morro do Elefante, use o carro e visite o principal mirante de Campos do Jordão. O histórico teleférico de 1970 passa por reforma. As tradicionais cadeirinhas estão sendo substituídas por modernas cabines.

MOEDA

Prefere pagar com débito ou crédito? As principais bandeiras de cartão são aceitas por quase todos os prestadores de serviço, em atrações e nas lojas de Campos do Jordão. Se não viajar com dinheiro vivo no bolso, não se preocupe. A cidade tem caixas eletrônicos no Capivari e agências dos maiores bancos localizadas no Centro e na Vila Abernéssia. Durante a alta temporada, existe a chance de você enfrentar alguma fila na hora de sacar.

Bonde - Foto: Tadeu Sales/Divulgação

CLIMA

O charme de Campos do Jordão é o inverno, quando as temperaturas oscilam entre 22°C de dia até -5°C à noite, com alguns registros de geada. Os termômetros também podem indicar marcas negativas no outono, quando as máximas dificilmente ultrapassam os 25°C. Na primavera e no verão, as manhãs são quentes (de 28 a 30°C) e as noites, fresquinhas (de 10 a 13°C). Tenha sempre um casaco leve à mão, pois a sensação térmica costuma indicar geralmente indica temperaturas mais baixas.

EVENTOS

Auditório Claudio Santoro - Foto: Sérgio Biagioni/Divulgação

Maior evento de música clássica da América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à 52ª edição em julho de 2022. Algumas apresentações têm entrada gratuita e são realizadas em espaços como o Palácio Boa Vista e o Auditório Claudio Santoro — a principal sala de concertos do festival foi erguida em meio a uma área remanescente de Mata Atlântica. Ao longo do ano, ela também recebe apresentações de nomes da MPB, como Alceu Valença, Zeca Baleiro e Maria Rita.

Mês de aniversário de fundação da cidade, abril também também marca as comemorações da tradicional Festa do Pinhão. Durante duas semanas, a Praça do Capivari serve de palco para bandas enquanto barracas vendem comidas preparadas com a semente do pinheiro.

Em Campos do Jordão, algumas atrações só funcionam a pleno vapor a partir do outono e encorpam para valer na alta temporada. Espaços temporários são abertos e atraem de endinheirados a aspirantes de celebridades, que se esbaldam em festas com música ao vivo e DJ’s.

Durante o ano todo, Campos do Jordão também é sede de reuniões de colecionadores de carros antigos e de encontros de motociclistas, tudo embalado por apresentações musicais ao vivo e gastronomia garantida pelos food trucks.

MAIS DESTINOS

Reserve um dia ao menos para visitar São Bento do Sapucaí, a 30 km de Campos do Jordão. Na contramão da vizinha agitada, a cidade é destinada a quem quer sossego em meio à natureza bruta.

Este refúgio de montanha tem vocação para os esportes de aventura, com destaque para as trilhas que levam ao conjunto de rochas Bauzinho, Ana Chata e Pedra do Baú, um dos melhores pontos de escalada do estado.

Neste trecho da Mantiqueira também está se consolidando uma importante rota vinícola. Raízes do Baú e Villa Santa Maria são duas das propriedades abertas à visitação e prova.

Por conta da proximidade (30 minutos de estrada, se tanto), Santo Antônio do Pinhal já foi alternativa de hospedagem ao chamado custo-Campos do Jordão.

De uns tempos para cá, pousadas de charme viraram o jogo, devido em parte à melhoria dos serviços de infraestrutura e de lazer da cidade. Cervejaria Araukarien e Azeite Sabiá apostam na fórmula visita + degustação = compras.

Pinhal fez do seu Festival da Truta e do Pinhão um imã de casais e famílias à procura de boa mesa, ar puro e descanso. Para quem não dispensa uma dose de adrenalina, o Pico Agudo é o cenário para a prática de voo livre.

Santo Antônio do Pinhal, plano B de Campos - Foto: Wagner Ribeiro/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo