O que fazer em Campos do Jordão: pontos turísticos e passeios

Veja o que fazer em Campos do Jordão (SP). De Vila Capivari a outros pontos turísticos gratuitos e pagos para passeios na cidade
O que fazer em Campos do Jordão: jardins do Amantikir
Os jardins do Amantikir, um dos passeios em Campos do Jordão - Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

Quem procura o que fazer em Campos do Jordão encontra uma lista considerável de passeios por lugares na Serra da Mantiqueira. O Capivari garante a maior oferta de entretenimento noturno e também muitas opções de onde ficar em Campos do Jordão, já que o mais famoso bairro fornece o mix perfeito de lojas, restaurantes e bares, como a cervejaria Baden Baden. Mas, se você quiser longe do movimento do centrinho turístico, uma opção é o Hotel Toriba, com boa estrutura na entrada da cidade.

Viagem para Campos do Jordão

As nossas listas com sugestões são constantemente atualizadas. Fazemos uma apuração jornalística para chegar a essa curadoria. No caso de hospedagem, incluem apenas opções com boa avaliação nos sites de reserva.

Guia gratuito de Campos do Jordão

O que fazer em Campos do Jordão

Onde ficar em Campos do Jordão

Hotel Toriba: sossego e boa estrutura fora do Capivari

Botanique Hotel: estilo boutique, afastado do Centro

Durante o dia, as melhores atividades ao ar livre na cidade estão em locais como o Morro do Elefante. Ele é um dos pontos turísticos de Campos do Jordão mais conhecidos, ao lado do Horto Florestal, lugar onde o visitante realiza atividades de ecoturismo em meio a uma expressiva área de Mata Atlântica. A natureza também se impõe no Museu Felícia Leirner. Ali, um conjunto de esculturas divide espaço com o auditório Cláudio Santoro, a casa do tradicional Festival de Inverno de Campos do Jordão. 

É indiscutível que o frio empresta um charme a mais à cidade, como explicamos em nosso guia de viagem gratuito de Campos do Jordão. Porém, quando a temperatura cai, a alta temporada registra aumento de preços e de pessoas circulando. Época em que visitar os jardins do Parque Amantikir se torna tarefa mais ingrata, ainda mais nos fins de semana.

Pontos turísticos de Campos do Jordão

Para sua escolha, listamos a seguir os principais passeios para você se planejar e conseguir decidir o que fazer em Campos do Jordão nos seus dias de viagem. Confira:

Vila Capivari

O centrinho turístico de Campos do Jordão é famoso pelo estilo alpino de suas construções. A Rua Djalma Forjaz ferve com o tanto de restaurantes, bares e chocolaterias. Há também um grande número de pousadas e hotéis no entorno. A região concentra ainda shoppings e outros centros comerciais. Se você não gosta de aglomeração, evite a região. Principalmente no inverno.

Capivari, o bairro que concentra diversão dia e noite em Campos do Jordão
Capivari, o bairro que concentra diversão dia e noite

Parque Capivari

Concedida pelo Governo do Estado à iniciativa privada, a atração é facilmente identificada pela roda-gigante de 22 metros de altura. Nas versões clássica e caravela, os pedalinhos costumam atrair pais e filhos. Crianças pequenas também se interessam pelo circuito de aventura, com arvorismo e escalada. Depois da reforma, o tradicional teleférico é composto por cadeiras para até 6 pessoas ou cabines com capacidade para 8 pessoas. Tem ainda uma trenó de montanha, com percurso de 485 metros e velocidade de até 40 km/h. Pagas à parte, as atrações também são vendidas em combos. Praça de alimentação, banheiros e estacionamento completam a infraestrutura.

Parque Capivari, com pedalinho e roda gigante
Pedalinho e roda gigante ao fundo, atrações do Parque Capivari

Morro do Elefante

Desde 1971, a graça de chegar ao mirante mais famoso de Campos do Jordão estava em subir de teleférico a partir do Capivari. As modernas cabines e as novas cadeirinhas mantêm a emoção da subida. Lá do alto dá para ter ideia do tamanho da cidade, tirar fotos da paisagem e ao lado das estátuas de elefantes e mamutes. Há lojinhas e opções para comer e beber.

Morro do Elefante, cartão-postal de Campos do Jordão
Morro do Elefante, cartão-postal de Campos do Jordão

Bondinho turístico

Na bilheteria da estação Emílio Ribas dá para comprar duas opções de passeio dentro da cidade: o mais curto dura 25 minutos e liga o Capivari ao bairro Abernéssia; o trajeto que vai do centrinho turístico até o portal de entrada de Campos do Jordão tem duração de 45 minutos.

Pontos turísticos de Campos do Jordão: bondinho que corta a cidade
O passeio no bondinho que corta Campos – Foto: Tadeu Sales PMCJ

Horto Florestal

O nome oficial é Parque Estadual de Campos do Jordão. Fica a 30 minutos de carro do Capivari. Programa para um dia inteiro, se quiser. Além do aluguel de bicicleta, a Zoom Aventura oferece a travessia de 14 pontes na altura da copa das árvores e dois circuitos de tirolesa sobre o Rio Sapucaí. O maior deles fica a 60 metros do chão e se estende por quase meio quilômetro. O parque tem ainda trilhas para todos os níveis de praticante. Restaurantes, chocolateria e uma cervejaria seguem o ritmo de funcionamento do Horto, das 9 às 17 horas. Trenzinho e pedalinho fazem sucesso com crianças menores. Aventureiros podem experimentar dormir uma noite no Aventoriba Lodge, inaugurado em 2021.

Horto Florestal, para alugar bike e caminhar na natureza
No Horto Florestal, dá para alugar bike

Ducha de Prata

Dica de passeio gratuito e fácil de realizar. As quedas d’água artificiais criam um cenário bucólico. Pelas passarelas instaladas no local desfilam turistas para as lentes dos celulares e das câmeras. Lojas e bancas vendem lembrancinhas, roupas e chocolates. Muito indicado a famílias.

Bosque do Silêncio

O nome sugere paz e tranquilidade em meio às árvores e pelos quase 2 km de trilhas. Essa é mais ou menos a mesma distância da estrutura de arvorismo criada pela Altus. A empresa de turismo ecológico que opera dentro do bosque  oferece também tirolesa, paintball e minigolfe. A choperia Baden Baden tem biergarten ali. Um café funciona próximo ao estacionamento e à bilheteria. Há banheiros com acessibilidade.

Parque da Floresta Encantada

Aqui as crianças viajam nas histórias que celebram a fantasia e a imaginação. Branca de Neve e Papai Noel têm casinhas onde meninos e meninas podem entrar e explorar à vontade. O parque reúne outras construções, todas ligadas à temática da magia. Há uma lanchonete no local e um quiosque para quem quiser fazer piquenique. Não aceita cartão de crédito.

Romantik Dalen

Casais que escolhem Campos como destino romântico encontram no Romantik Dalen um parque temático que celebra o amor. Percorrê-lo a pé não custa nada. Quem deseja casar de mentirinha pode escolher entre três versões de cerimônias, todas pagas. Ah, e o que ocorre no Capivari morre no Capivari.

Iceland, bar de gelo

Atração auto-explicativa onde tudo, das paredes ao mobiliário, é inteiramente feito de gelo. A temperatura ambiente oscila entre -15° e -20°, suportáveis graças a casacos e luvas emprestados na entrada. A experiência dura 20 minutos, tempo máximo permitido devido ao frio intenso. O ingresso dá direito a duas bebidas, alcoólicas ou não. No cardápio, vodka, chocolate quente e drinks resfriados em nitrogênio para manter o clima. Bar não é recomendado para azaração… afinal, fica complicado quebrar o gelo. Uma segunda casa, chamada Aventura no Gelo, foi aberta em frente à Praça do Capivari.

Tour em cervejarias

Campos de Jordão se tornou um pioneiro polo produtor de cerveja artesanal em 1999, quando a Baden Baden abriu sua fábrica na cidade. Até hoje é possível visitá-la para entender o processo de produção e experimentar alguns estilos da bebida. O mesmo vale para quem for ao Parque da Cerveja, lar da cerveja Campos do Jordão, que também oferece tour guiado seguido de degustação. Caras de Malte e Gard não são cervejarias abertas à visitação. 

Tour na fábrica dentro do Parque da Cerveja
Tour na fábrica dentro do Parque da Cerveja

Parque da Cerveja

O espaço reúne a fábrica da cervejaria Campos do Jordão, um museu a céu aberto com painéis que contam a milenar história da bebida, o restaurante Alto da Brasa e o Mirante Mantiqueira. Nessa plataforma erguida a 140 metros de altura é possível ter visão 180 graus das montanhas e do pôr do sol. Da entrada às atividades, todas as atrações são pagas.

Mirante Mantiqueira e o mar de montanhas
Mirante Mantiqueira e o mar de montanhas

Jardins do Amantikir

Do estilo geometrizado francês ao modo orgânico japonês, o conjunto de 28 jardins temáticos chama a atenção pelo cuidado e capricho como são apresentados. É possível conhecê-los individualmente ou na companhia de guias do local. A moldura vinda da Áustria é um dos muitos pontos instagramáveis, todos eles tendo sempre a imagem de flores e plantas ao fundo. Uma casa na árvore mobiliada (o criador do jardim morou nela por 3 meses) faz fila e atrai a curiosidade das crianças. Visite o Amantikir logo que abrir (9 horas) ou duas horas antes do fechamento pontual (16 horas). Lota nos fins de semana, feriado e alta temporada.

Fazendinha Toriba

A vida no campo é apresentada à criançada neste espaço ligado ao tradicional Hotel Toriba. Animais como galinhas, ovelhas e vacas estão lá para serem acariciados e alimentados, tudo sob a supervisão dos tratadores. A visita à horta onde estão verduras servidas no hotel também faz parte do roteiro. Uma hamburgueria está aberta em alguns dias da semana.

Na Fazendinha Toriba, é possível alimentar os bichos
Na Fazendinha Toriba, é possível alimentar os bichos

Parque Tarundu

Local para quem ama ação e aventura, o Parque Tarundu tem de tiro esportivo e tiro com arco a lúdicos passeios de pôneis. Bóia Cross, circuito de arvorismo e dois estilos de tirolesa são outras opções de diversão. Paga, a entrada no complexo permite circular por instalações como a hípica, as trilhas, o mirante e ainda dá acesso ao restaurante que fica no centro do parque. Para quem tem muita disposição de brincar nas cerca de 15 atrações, o passaporte Tarundu é uma alternativa. Tickets comprados no site do parque saem mais baratos do que na bilheteria.

Circuito de arvorismo do Parque Tarundu, na entrada da cidade
Circuito de arvorismo do Parque Tarundu, na entrada da cidade

Palácio Boa Vista

A residência de inverno do Governador de São Paulo é desde 1970 um centro cultural e artístico. Gratuita, a visitação é realizada de quarta a domingo, em dois períodos: das 10 da manhã ao meio-dia e entre 14h e 17 horas, sempre mediante retirada de senha. O tour é guiado por monitores que contam a história da construção em estilo Tudor, composta por 105 aposentos. Entre as cerca de 1.800 obras de arte estão pinturas de Tarsila do Amaral. Destaque para a capela São Pedro Apóstolo, projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

Palácio Boa Vista, um dos pontos turísticos em Campos do Jordão
Palácio Boa Vista, centro cultural – Foto: Sérgio Biagioni/Divulgação

Museu Felícia Leirner

Um conjunto de 85 esculturas da artista polonesa estão espalhados pelos jardins da propriedade, que também abriga o auditório Cláudio Santoro, palco do tradicional Festival de Inverno de Campos do Jordão. Em algumas áreas indicadas é possível fazer piquenique. O museu tem um café e uma livraria. Funciona de terça a domingo (dia e entrada gratuita), das 9h às 18 horas.

Festival de Inverno de Campos do Jordão
Festival de Inverno de Campos do Jordão – Foto: Sérgio Biagioni/Divulgação

Museu Casa da Xilogravura

A arte da impressão sobre papel a partir de uma matriz entalhada em madeira motivou a criação deste museu particular em 1987. Trabalhos de quase mil artistas fazem parte do acervo exposto ao público de quinta a segunda. Funciona das 9 da manhã ao meio-dia e das 14h às 17 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *