Alfabetizado com os gibis da Turma da Mônica, admito ter me sentido criança novamente no Bourbon Atibaia, resort perto de São Paulo que explora em quartos e atividades o universo de personagens criados pelo cartunista Mauricio de Sousa. Isso selou o perfil familiar do hotel, facilmente avistado por quem está na rodovia Fernão Dias, no sentido de Belo Horizonte. De carro, são quase 50 km da capital paulista até a cidade de Atibaia.
Também próximo da capital, há ainda o Tauá Atibaia Resort (veja nosso review do Tauá Atibaia Resort), excelente para uma escapada, assim como o Mavsa Resort (nosso review do Mavsa Resort), único resort all inclusive em São Paulo. Mais distante, uma ótima sugestão para ir em família, com crianças e idosos, é o Hot Beach Olímpia (leia nosso review do Hot Beach Resort), colado ao parque aquático.
O Bourbon Atibaia era um hotel diferente na lembrança da Nathalia. Ela já tinha se hospedado duas décadas atrás, quando havia pouca estrutura de lazer e mais aquele jeitão de hotel de convenções. A ligação do resort da Turma da Mônica começou há 15 anos e hoje oferece benefícios exclusivos a crianças em todos os resorts da rede, graças ao programa de relacionamento Clube Bourbon.
Como é o resort perto de SP
Para começar, no Bourbon Atibaia Resort há duas suítes temáticas, uma da Mônica e outra do Cebolinha. Elas são decoradas de cima a baixo, não devendo em nada ao que é encontrado em quartos de hotéis com motivos de personagens mundo afora (o armário tem o fundo estampado com a sequência de vestidinhos vermelhos da Mônica).
Os quartos ficam no 7º andar e fazem muito sucesso entre adultos, inclusive. A gente por aqui é fã da Turma da Mônica. No hotel de Atibaia, os personagens tiram fotos com os hóspedes no teatro, de acordo com uma agenda. Os dias e horários estão disponíveis em um aplicativo que concentra ainda toda a programação de entretenimento e lazer do resort.
Dividida em seis faixas etárias, ela indica quando começa e onde cada atividade é realizada – a sessão de fotos, por exemplo, exige retirada de senha. Os horários do app são atualizados com frequência, então vale acionar os alertas.
Construído originalmente como centro de convenções, o Bourbon Atibaia Resort é um prédio labiríntico, com salas e mais salas, sobretudo nos andares abaixo da recepção. Em algumas delas, hoje em dia, são promovidas atividades como sessões de auto maquiagem e degustações de vinho. Abertas a adultos, as vagas são limitadas e a inscrição deve ser feita na central de lazer do hotel. Ainda há convenções nele, mas nada que afete a experiência de lazer de quem se hospeda.
Nath, Joaquim e eu passamos duas noites na suíte Superior Plus (não há carpete em algumas unidades do 7º e 9º andares, mas a nossa tinha). Renovada, a suíte é equipada com duas camas queen, banheiro com ducha, cofre, TV, frigobar, mesa para trabalho, ótimo wifi e um bom armário (gravei um off dentro dele, coisas da vida de locutor em viagem).
A varanda fica de frente para Atibaia e as montanhas no horizonte. Apesar de a Fernão Dias poder ser vista do quarto, o som da estrada é isolado pela porta antirruído.
O que fazer no Bourbon Atibaia Resort
Se pegar dias de sol e céu limpo como os que vivemos, curta as piscinas climatizadas. A Grand Pool fica perto da recepção e tem uma passagem submersa conectada ao trecho dela coberto, com a água a 30°C (se quiser, dá para acessá-la também pela entrada ao lado do ponto de retirada de toalhas).
Outra piscina, coberta e aquecida, funciona dentro do Wellness Center, no mezanino, onde também estão o Spa Mandí, as saunas seca e a vapor, a sala para meditação e yoga e a academia de ginástica, com equipamentos e instrutor.
Para acessar o Sports Park, principal área de lazer, existem duas alternativas: descer caminhando ou a bordo do trenzinho puxado por um jipe, forma charmosa que Nathalia e eu escolhemos para passear. Com saídas a cada 15 minutos, ele parte da frente do hotel e passa por estações determinadas, como a que fica em frente ao Sítio do Vovô e ao Espaço Chico Bento, uma das áreas temáticas da Turma da Mônica no Bourbon Atibaia Resort.
A maior parte da infraestrutura de lazer fica na parte baixa da propriedade, com o prédio de apartamentos em destaque no alto. No Sports Park estão atrações como o Navio da Turma, dentro da Splash Pool. Lançadores de água e escorregadores animam a brincadeira nesse barco pirata. Ali ao lado fica a piscina semi-olímpica.
No app dá para saber a rotina de brincadeiras promovidas pela equipe de recreação, cujo número de colaboradores subiu de 20 para 80 desde que o resort decidiu investir na oferta de lazer.
Arvorismo, trilhas, quadras, ginásio poliesportivo, campos de futebol, parede de escalada, playground, arco e flecha, paintball. Difícil voltar para casa sem encontrar algo para fazer entre as muitas atividades incluídas na diária.
No Fun Place ficam espaços como a Fofolândia (até 3 anos) e o Mundo Espacial da Mônica (3 a 12 anos). Nesse piso do hotel estão ainda boliche e fliperama, alternativas de lazer pagas por fora. Ou seja, acho que nem o Do Contra seria capaz de não se divertir por lá. Se reclamasse da falta de opções, não seria o Do Contra. Louco, talvez.
O Bourbon Atibaia Resort funciona em regime de pensão completa (bebidas não alcoólicas incluídas nas refeições). Café, almoço e jantar são sempre servidos no mesmo espaço. Há ainda três restaurantes de especialidades, todos pagos à parte: Cave Bistrô (exclusivo aos adultos, seu menu harmoniza com vinhos da adega); Kibô (comida japonesa) e o Dom Gaetano (culinária italiana, com ótima mesa de antepasto).
Como recebe muitas crianças, o hotel mantém tanto um menu infantil quanto um cardápio de papinhas (pode ser solicitado previamente). E uma copinha do bebê está equipada com ingredientes e utensílios. Salvo em casos de dieta especial, tudo à disposição no buffet do restaurante pode ser consumido sem sustos por meninos e meninas, independentemente da idade. Quem me disse isso? Magali, claro.