Feriados prolongados em 2018: calendário de viagem em mãos

Quando tem feriado em 2018 para marcar sua viagem? Estudamos o calendário e detalhamos, mês a mês, as folgas nacionais e regionais. Junho e agosto são os únicos meses sem feriados nacionais ou férias escolares. Novembro pode ter emenda de 6 dias

ATUALIZADO EM 29 DE DEZEMBRO DE 2017

Planejamento é uma parte importante numa viagem. Para isso, o primeiro passo é decidir quando embarcar. Ter em mente o calendário de feriados do ano ajuda muito, até mesmo se você vive no contra-fluxo, para exatamente poder evitar as datas mais concorridas. Em 2018, o calendário mostra cerca de 10 oportunidades de feriados nacionais para se emendar, sendo 7 com 4 dias e o restante com 3.

Novembro, em algumas cidades do país, tem dois feriados muito próximos (Proclamação da República no dia 15 e Dia da Consciência Negra no dia 20), o que dá a chance de uma emenda com 6 dias de folga. Pode ser a oportunidade de conhecer uma cidade europeia — se seu destino for Alemanha, dê uma olhada no completo Guia O Essencial > Munique: o que fazer, onde ficar e outras dicas.

Para quem depende dos feriados para viajar, quanto antes fechar o roteiro, maior a chance de evitar preços exorbitantes. Preços baratos são raríssimos nessas datas, mas, comprando com antecedência, dá para garantir o valor mais em conta disponível para a ocasião. Em período de grande procura ou não, sempre vale dar uma escapadela perto de casa, para relaxar uns dias — veja nossa lista com 25 sugestões de hotel em até 200 km de São Paulo, no interior e no litoral.

Em 2018, quem pode viajar no contrafluxo deve ficar de olho nos meses de junho e agosto, os únicos fora de férias em que não há feriado. Vale uma observação se o destino for o Nordeste do Brasil: fique atento porque a temporada das festas juninas faz de junho alta temporada lá. Nacionalmente, julho não tem dias de folga, mas é a época da parada do meio de ano nas escolas.

O mercado de viagens é um setor da economia e, como tal, segue a lei da oferta e da procura. Ou seja, se tem mais gente interessada na data, a passagem e a hospedagem baratas acabam logo.

Se o período é mais tranquilo (fora de feriados e férias escolares), fica mais fácil achar algo bom por um valor razoável. Por isso, até para quem viaja fora de temporada, é legal ficar de olho no calendário e também na previsão do tempo. Nós estivemos em São Miguel dos Milagres, no litoral de Alagoas, num agosto. Mas, em 2017, choveu nessa parte do Nordeste, por exemplo.

SÃO MIGUEL DOS MILAGRES, EM ALAGOAS – Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

Vamos, então, aos feriados de 2018 — cada lugar pode ter seus regionais também. Abaixo estão os feriados nacionais e os adotados em algumas cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro:

Janeiro

É mês de férias escolares, geralmente a mais alta temporada para viajantes brasileiros. Cariocas e paulistanos têm feriados locais.

No Rio, o São Sebastião cai no fim de semana em 2018, então não altera a vida do morador nem do turista. Se estiver na cidade, verifique se há alguma programação comemorativa.

O paulistano pode emendar a folga de 25 de janeiro e partir para outras paragens ou aproveitar a cidade mais vazia. Para quem é de fora, essa é a chance de ver uma São Paulo menos frenética, no entanto mais deliciosa. Não espere uma cidade sem gente (além de alguns milhões que ficam, chegam uns tantos turistas), mas diminuem as filas e os congestionamentos.

1 DE JANEIRO (SEGUNDA) > Confraternização Universal

20 DE JANEIRO (SÁBADO) > Dia de São Sebastião (feriado no Rio; padroeiro da cidade)

25 DE JANEIRO (QUINTA) > Aniversário de São Paulo (feriado na capital paulista)

PARQUE VILLA-LOBOS, EM SÃO PAULO – Foto: Fernando Victorino @ComoViaja

Fevereiro

É tradicionalmente o mês da maior festa nacional: o Carnaval. Em alguns anos, a folia cai no início de março, mas chega a ser esquisito pensar na folia fora deste mês — ‘em fevereiro tem Carnaval’, já canta Jorge Ben Jor.

Na maior parte do país, a folga se estende de sábado a terça, mas a festa pode começar antes. A Quarta-Feira de Cinzas é ponto facultativo até  Em Salvador, a programação dura quase uma semana, começando na quinta anterior e se estendendo até a Quarta-Feira de Cinzas. Em São Paulo, os desfiles das escolas de samba começam na sexta. Os blocos ocupam as ruas do Rio desde janeiro. Se quiser aproveitar a folia sem tanta muvuca, vá no fim de semana anterior ao Carnaval, quando o clima já está animado, mas a concentração de gente costuma ser bem menor.

10 A 13 DE FEVEREIRO (SÁBADO A TERÇA) > Carnaval 2018

DESFILE DO BLOCO INFANTIL GIGANTES DA LIRA, EM LARANJEIRAS, NA SEMANA ANTERIOR AO CARNAVAL – Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

Março

Em 2018, é o mês da Páscoa, que cai no finzinho, já na virada para abril. Em algumas cidades, o ponto facultativo já decreta o feriado na quinta, 29 de março e muita gente se programa para viajar contando com isso.

Falando especificamente de Recife e Olinda, já tivemos a sorte de estar em Pernambuco num 12 de março que caiu perto do fim de semana depois do Carnaval. Pudemos curtir a folia pelas ruas de Olinda, sem tanta gente, mas com muita alegria. Se for viajar para lá nesta data, vale saber que tem esse feriado na hora de montar a programação.

12 DE MARÇO (SEGUNDA) > Aniversário de Recife e de Olinda (feriados nas duas cidades vizinhas em Pernambuco)

30 DE MARÇO A 1º DE ABRIL (SEXTA A DOMINGO) > Páscoa 2018

CLUBE VASSOURINHAS – Foto: Luiz Fabiano/Prefeitura de Olinda/Divulgação

 

Abril

Se você não mora no estado do Rio de Janeiro, não tem feriado em abril de 2018. Mas pode tentar programar suas férias com preços mais baixos porque a maior parte do país está trabalhando neste mês.

21 DE ABRIL (SÁBADO) > Dia de Tiradentes

Não rola emenda neste feriado em 2018, a não ser no Rio, por outro motivo (veja abaixo).

23 DE ABRIL (TERÇA) > Dia de São Jorge (feriado no estado do Rio de Janeiro)

Os moradores do Rio de Janeiro têm a possibilidade de ter seu feriado prolongado, de sábado a terça.

 

Maio

Este mês reúne 2 chances de emenda de feriado, logo no início (de sábado a terça) e na virada para junho (de quinta a domingo). Para os que pensam em curtir o Dia das Mães viajando, a data em 2018 cai em 13 de maio.

1 DE MAIO (TERÇA) > Dia do Trabalho

31 DE MAIO (QUINTA) > Corpus Christ

 

Junho

O Dia de São João é feriado em estados do Nordeste, mas em 2018 a data cai num domingo.

24 DE JUNHO (DOMINGO) > Dia de São João (feriado em estados do Nordeste e no Paraná)

29 DE JUNHO (SEXTA) > Dia de São Pedro (feriado nos estados de Alagoas e do Rio Grande do Norte e na cidade de São Luís, capital do Maranhão)

FESTA JUNINA NO NORDESTE, COM QUADRILHA EM ARACAJU – Foto: Divulgação

 

Julho

Quem não tem férias na capital paulista nesta época do ano pode aproveitar o feriado municipal para uma pequena esticada, de sábado a segunda.

9 DE JULHO (SEGUNDA) > Revolução Constitucionalista (feriado na cidade de São Paulo)

 

Agosto

Não tem feriado neste mês. O Dia dos Pais cai em 12 de agosto.

Setembro

Tem um feriadinho prolongado de 3 dias.

7 DE SETEMBRO (SEXTA) > Independência do Brasil

 

Outubro

Há outra folga emendada com 3 dias de duração.

12 DE OUTUBRO (SEXTA) > Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil

 

Novembro

Este é o mês com mais feriados e também com a possibilidade de uma emenda de praticamente uma semana, em cidades onde o Dia da Consciência Negra é feriado. Ou seja, tem chance de marcar uma viagem mais longa quem consegue emendar a sexta 16 de novembro e a segunda 19 de novembro.

2 DE NOVEMBRO (SEXTA) > Dia de Finados

15 DE NOVEMBRO (QUINTA) > Proclamação da República

20 DE NOVEMBRO (TERÇA) > Dia da Consciência Negra

 

 

Dezembro

As festas de fim de ano proporcionam 2 feriados prolongados, de sábado a terça.

25 DE DEZEMBRO (TERÇA) > Natal 2018

1 DE JANEIRO (TERÇA) > Réveillon 2018/2019

RÉVEILLON EM COPACABANA, NO RIO – Foto: Nathalia Molina@ComoViaja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *