Para compras ou não, ir à Galeria Lafayette, em Paris, vale muito. Leia sobre a história da loja, marcas, endereço e funcionamento. A linda cúpula do prédio no Boulevard Haussman rende foto na certa e o rooftop no verão tem gastronomia com vista
ATUALIZADO EM 7 DE MAIO DE 2018
Depois do Musée du Louvre, a Galeries Lafayette é o lugar mais visitado da capital francesa. Com 70.000 m² de área, a primeira loja de departamento da Europa recebe em torno de 100.000 visitantes por dia em seu endereço, no Boulevard Haussmann. Não é para menos, a loja de departamento — chamada em francês de magasin — é mais do que um lugar de compras. Fez história e é de fato um ponto turístico de Paris. O ano inteiro vale a pena entrar no prédio nem que seja para apreciar a beleza (e tirar muitas fotos) de sua linda cúpula. E espiar as novidades em moda e cultura.
Para a temporada 2018 do verão europeu, já está aberto o restaurante La Paillote, no terraço da loja de departamento. O menu enxuto propõe os sabores frescos do Mediterrâneo, com saladas, queijos, tortas e sobremesas. A atmosfera do La Paillote pretende recriar o clima da ensolarada Riviera Francesa. O Cube Bar, também na cobertura, é um ótimo lugar para assistir ao pôr do sol com um drink.
Valorizar a tradição não impede a Galeries Lafayette de inovar constantemente. A loja de departamento abre outra unidade parisiense em janeiro de 2019, conforme divulgado em evento em São Paulo, em outubro de 2017. O novo endereço será na elegante Avenue des Champs-Élysées. No mesmo mês, a Galeries Lafayette passa a ter um ponto de venda na Eataly, em São Paulo.
Dicas e compras na Galeria Lafayette
Veja os destaques da tradicional loja de departamento de Paris para conferir na sua próxima visita à capital francesa:
MARCAS DESEJADAS E MUITOS SAPATOS
Ao todo, a loja exibe 3.500 marcas, entre as mais famosas e cobiçadas do mundo. Só a área de calçados femininos ocupa 3.000 m² dos 15.000 m² voltados à moda. O espaço para lingerie, inaugurado em 2013, dispõe de 50 marcas de moda íntima, meias e roupas de banho, além de uma área para tratamentos de beleza.
La Suite, apartamento de 400 metros, recebe clientes que buscam conselhos de moda personalizados num espaço particular, sem ter a impressão de estar dentro de uma loja de departamento. Enquanto escolhem suas compras, podem comer macaron e beber champanhe.
Com 8.000 m², a área dedicada aos homens está distribuída em três pisos, que vendem roupas, calçados e perfumes. No 2° andar da Lafayette Homme, um pedacinho onde o Paris Saint-Germain, atual time do craque brasileiro Neymar, dita a moda.
DECORAÇÃO E VITRINES DE NATAL
Se sua viagem a Paris for em dezembro, saiba que as vitrines de Natal nas lojas da capital francesa são imperdíveis. Na Galeries Lafayette, além de ver os enfeites e a animação nas vitrines, entre para ficar de queixo caído com a árvore montada no centro da loja, bem embaixo da deslumbrante cúpula.
ARTIGOS PARA CASA
Em cada um dos 5 pisos do espaço Maison et Gourmet, os artigos estão relacionados a casa e decoração. Uma aldeia com mercearia e açougue foi montada no subsolo, que explora o hábito de ir à feira.
GASTRONOMIA E VINHOS FRANCESES
A loja tem em torno de 20 espaços para quem quer desfrutar da boa mesa, de um lanche a uma refeição de fato. No terraço, por exemplo, além de comer, é possível ver Paris e sua famosa Torre Eiffel durante o verão. O La Pailotte, restaurante com pratos frescos inspirados na gastronomia do Mediterrâneo, já está em funcionamento para 2018.
Renomados chocolatiers, como Alain Ducasse, vendem seus produtos na Galeries Lafayette. Para apreciadores de vinho, cerca de 1.000 rótulos de Bordeaux estão na Bordeauxthèque, inspirada no desenho de uma biblioteca do século 17. Na Lafayette Gourmet, com 3.500 m², estão à venda sofisticados produtos de mercearia.
História e arte na loja de Paris
Chamar a Galeries Lafayette de loja de departamento, uma tradução livre para o português, tira parte do glamour e da elegância que o endereço detém. Foi inaugurada em 1893, na Rue La Fayette, pelos primos Alphonse Kahn (1864-1927) e Théophile Bader (1864-1942), vindos originalmente da região da Alsácia. Se parecia mais com um armarinho, que apresentava as novidades à clientela em seções (galerias), o que acabou dando origem à expressão Aux Galeries Lafayette.
Localizada na esquina com a Rue de la Chaussée d’Antin, a loja ficava próxima da ópera e dos grandes boulevards de Paris. O que começou com 70 m² já ocupava o número 1 inteiro da La Fayaette em 1896 e se expandiu por outros imóveis do Boulevard Haussmann e da Rue de la Chaussée d’Antin em 1903. Virou um símbolo de luxo em 1912, após a renovação do prédio da Haussmann.
Na década de 1980, o térreo da loja foi reformado e passou a ter produtos de marcas de renome. De então até 1999, os prêmios do Festival da Moda, criado para a Galeries Lafayette, escolheram modelos desenhados para a loja. O magasin convidou famosos diretores artísticos como Karl Lagarfeld para expor suas produções.
A Galeries Lafayette reforçou seu vínculo com a criação contemporânea, inaugurando a Galerie des Galeries em 2001. Com entrada livre, o espaço no 1º andar junta arte e design com moda. Em 2013, os 3 pisos da loja foram restaurados para que o visitante tenha uma visão geral da Galeries Lafayette lá dentro.
VALE SABER
Endereço: 40 Boulevard Haussmann, Paris
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 9h30 às 20h30 — a Lafayette Gourmet abre 1 hora antes e fecha 1 hora depois. Aos domingos, todas as áreas da loja funcionam das 11 às 19 horas.
Dica: A loja oferece visitas guiadas gratuitas para grupos de 10 a 20 pessoas. Com 45 minutos de duração, devem ser reservadas pelo email patrimoine@galerieslafayette.com.
Site: galerieslafayette.com/pt-br
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