Declarada Patrimônio Histórico pela Unesco desde 1992, Cesky Krumlov nasceu, como muitas da Europa, em torno de seu castelo, no século 13. A Imponente, a construção é a principal atração da pequena cidade medieval. Obras de arte, curiosos museus e lojas de joias de moldavita completam o roteiro de um dia de passeio por lá. Mas, se você tiver de reduzir a lista do que fazer por causa do tempo de permanência, o castelo certamente está no topo dela. Outra boa ideia pode ser fazer uma visita guiada a Cesky Krumlov a pé, a melhor forma de explorar a cidade.
O castelo e todo o centro histórico foram declarados Patrimônio Mundial pela Unesco em 1992. De fato, a cidade inteira é uma lindeza. Em torno de 300 edifícios históricos desenham vielas que sobem e descem em um pedaço de terra contornado pelo Rio Moldava. Localizada no sul da Boemia, a cidade pode ser conhecida em um dia — estive lá num tour na parada do cruzeiro pelo Rio Danúbio. Existe passeio de Praga a Cesky Krumlov de 1 dia com almoço em taverna incluído.
Se você quiser dormir na cidade para aproveitar inteiramente a atmosfera local, veja hotéis em Cesky Krumlov. Abaixo do mapa a seguir, você encontra uma lista de sugestões do que fazer em Cesky Krumlov, na República Tcheca.
Visitar o castelo, com seus ursos, jardins e teatro barroco
O castelo recebeu forte influência da Renascença italiana, quando era habitado pela dinastia dos Rosenberg. Segundo mais importante e imponente castelo da República Tcheca — depois do exemplar erguido em Praga, capital do país —, a construção de Cesky Krumlov reúne, além do renascimento, mais dois estilos arquitetônicos: gótico e barroco. No fim do século 17, durante seu domínio, os Eggenberg mandaram fazer o teatro barroco e os jardins da propriedade. Quando os Schwarzenberg assumiram o poder local, a cidade recebeu nova roupagem, barroca. No Museu do Castelo, estão artefatos usados pelos nobres que viveram ali. Uma curiosidade são os ursos que vivem no fosso do castelo.

Ver e fotografar a cidade da torre ou pelo muro do castelo
Do topo da torre, a vista da cidade é completa, com as vielas e os telhadinhos envoltos pelo Rio Moldava. Ainda que você não entre no castelo, suba até sua porta. O muro lá do alto oferece molduras maravilhosas para muitas fotos instagramáveis. Antes ou depois da sequência de cliques, pare um instante para contemplar aquele cenário. É um desses momentos memoráveis de viagem.

Comer na Eggenberg e conhecer à fabricação da cerveja
Cervejaria da cidade, a Eggenberg mantém um restaurante para servir até 200 pessoas e oferece visitas guiadas à sua fabricação. Mesmo que não vá até lá, prove a cerveja local em algum restaurante da cidade. Originalmente fundada em 1560, a Eggenberg faz tours diariamente, a partir das 11 horas, no portão principal.

Ir a um autêntico estúdio de fotografia do século 19
Quem curte fotografia pode anotar o Museum Fotoatelier Seidel como uma atração a ser vista em Cesky Krumlov. O museu preserva todo o material do estúdio do século 19 do fotógrafo local Josef Seidel, como imagens, negativos, câmeras, máquina de ampliar e equipamentos da câmara de revelação. Mobiliário original e anotações pessoais do fotógrafo se somam para formar o interessante pequeno museu.
Encantar-se com a tradição dos marionetes tchecos
Um teatro barroco está na exposição do Marionette Museum, que mostra a tradição tcheca de fabricar e fazer teatro de marionetes. O edifício, antes uma igreja, abriga um acervo de cerca de 200 exemplares, que mistura marionetes de época e atuais. Além dos bonecos, de rosto esculpido em madeira, exibe desenhos de palcos e cortinas.

Conhecer instrumentos de tortura medieval
Não você não leu errado. A bela cidade de Cesky Krumlov é medieval, lembra? O Museum of Torture Instruments mostra o que se usava para castigar as pessoas naquela época, com requintes de crueldade. Esse museu fica bem na praça central, embaixo do prédio da prefeitura.
Descobrir a beleza e os mistérios da moldavita
A exposição interativa do Moldavite Museum é dedicada à moldavita, rocha encontrada naquela região europeia, o sul da Boemia. Formada após o impacto de um meteorito há 15 milhões de anos, a pedra deslumbrante existe tem vários tons de verde, do claro ao oliva.

Comprar joias com a pedra verde da região
Quem gosta de joias com pedras com certeza vai entrar numa das lojas da cidade. Os desenhos realçando o verde da moldavita são irresistíveis, especialmente com prata ou ouro branco. Existe joia de todo preço nas lojas, não apenas peças caras e sofisticadas. Eu trouxe um singelo anel de lá. Uso até hoje em ocasiões especiais.

Apreciar arte no Egon Schiele Art Centrum
Fãs de arte podem conferir as exposições em cartaz no Egon Schiele Art Centrum. Aberto em 1993, no antigo prédio de uma cervejaria, o centro cultural exibe pinturas e esculturas. É a oportunidade de apreciar obras de artistas internacionais e de conhecer nomes da República Tcheca. Também é possível ver o trabalho de Egon Schiele, que batiza o lugar.
Assistir a duelos de cavaleiros e concertos no verão
Se você for a Cesky Krumlov no verão, pode aproveitar uma de suas festas. Em junho, cavaleiros invadem as ruas durante a Festa da Rosa de Cinco Pétalas, por três dias, para duelos e banquetes relembrando o período renascentista, quando a cidade viveu seu apogeu, com a dinastia dos Rosenberg. A área do Castelo de Cesky Krumlov vira palco para o Festival Internacional de Música em julho. O repertório inclui música clássica e outros estilos.

Deixe um comentário