Se sua ideia de comida boa necessariamente exclui fritura e inclui leveza, passe longe de poutine. O prato típico do Canadá feito com batatas fritas não tem nada de light, e essa é justamente a melhor parte, seu mérito, para mim. É comfort food das boas. A receita de poutine canadense leva generosos pedaços de queijo e é regada a molho de carne. Originária do lado francês do país, ganhou projeção nacional e se tornou uma das comidas típicas do Canadá.
Origem da receita de poutine
O que se sabe é que é um prato criado na província francesa de Québec, no entanto, ninguém crava nem onde nem como foi inventada a receita de poutine. No país em que o inverno não alivia quando chega, comida é também afeto e conforto.
Sempre que vou ao Canadá faço questão de comer poutine, especialmente se estou na província de Québec. Em Montréal é possível provar o prato típico em todo canto, seja no modo clássico ou em muitas variedades inventadas, usando diferentes tipos de queijo e ingredientes adicionais. As releituras locais, encontradas em todo o país, incluem uma versão das Províncias Marítimas, na qual a lagosta substitui a carne bovina.
Ver essa foto no InstagramHuumm… poutine du Québec 😋 Quem já provou e gosta? _________ Have you ever tasted it? Did you like it? #comoviaja #montreal #canada #viagem #instafood #quebec #poutine #comfortfood #viagemestadao #travel #viagem
É possível comer poutine também em Vancouver ou Toronto; por exemplo, no Granville Island e no St. Lawrence Market, os mercados públicos de produtores nas 2 cidades. Até no mercado de Natal de Toronto, realizado no Distillery Historic District, encontrei uma barraca especializada no prato típico do Canadá feito com batatas fritas.
[ppromo_passagens limit=”3″ origin=”RG_BRASIL” show_logo=”true” destination=”RG_CANADA” header_text=”Passagens para o Canadá” /]Onde comer poutine em Montréal
Na maior cidade do Canadá francês, é muito fácil achar poutine. Quem gosta de festivais de comida pode ficar de olho nos eventos em Montréal. Em janeiro, o calendário pode incluir La Poutine Week; em junho, é a vez da PoutineFest, no Vieux-Port, o porto velho.
Mas, ao longo do ano todo, dá para experimentar o prato típico com origem no Canadá francês. Tem até versão fast-food. O Montreal Pool Room, espécie de pé-sujo de sandubas no Boulevard Saint-Laurent, prepara lanches rápidos. Em 2013, experimentei a poutine deles para viagem (embalada naquela caixinha de isopor). Foi ok, mas prefiro as versões que provei em outros endereços, onde me sentei para saborear o pedido com calma.
Comi minha primeira poutine em 2010, quando conheci o Canadá. Fui ao La Banquise, na época uma recomendação da minha amiga Marie-Julie Gagnon, jornalista de Québec que morava no mesmo bairro do restaurante, o descolado Plateau Mont-Royal. Aberto desde 1968, o La Banquise só passou a servir poutine nos anos 1980, mas virou um especialista no assunto, embora ainda ofereça sanduíches em geral como hambúrguer e cachorro-quente.
Se já conhece a clássica receita de poutine, se aventure por novas combinações. De inspiração mexicana, a versão La Taquise do menu leva guacamole, sour cream e tomates. Carnívoros podem se acabar na La T-Rex, com carne moída, pepperoni, salsicha e bacon. Veganos também têm vez no cardápio, com o prato La Véganomane, feito a partir de queijo e molho veganos.
[seguros_promo_shortcode theme=”card-large” ideal_para=”6″ ideal_para_lbl=”América do Norte” /]Na viagem do fim de 2017, estive no Frite Alors!, quase em frente ao La Banquise, na Rue Rachel Est. Estava com meu sobrinho Caio, que mora em Montréal, e adora essa lanchonete com unidades em vários bairros da cidade. Além de suculentos hambúrgueres, prepara muitos tipos de poutine. Pedi uma com carne defumada (smoked meat), especialidade de Montréal muito encontrada em sanduíches, como os da lendária lanchonete Schwartz’s, no Boulevard Saint-Laurent. Muito boa. Se eu puder, volto lá para repetir.
Ver essa foto no InstagramMais Montréal impossível! Poutine com carne defumada 😋 __________ Couldn’t be more Montreal! Poutine with smoked meat tag 📷 #comoviaja #canada #montreal #viagemestadao #mtlmoments #instafood #gastronomia #foodtour #dicadeviagem #quebecoriginal #travel #viagem #poutine #smokedmeat
Localizado no Quartier Latin, o Mâche prepara comfort food de Québec. Entre as opções oferecidas pelo restaurante na Rue Saint-Dennis estão a poutine canadense, da receita clássica à criações com carne de porco com cebola caramelizada ou com salsichas ao molho picante. Para acompanhar a pedida, o lugar com estilo de pub serve cervejas e vinhos.
Os drinks coloridos preparados no La Belle et La Boeuf são motivo suficiente para parar no burger bar da Rue Saint-Catherine, bem movimentado à noite. Eu estive lá de dia para comer poutine porque me disseram que a de lá era boa. Concordo. O La Belle et La Boeuf, que tem filiais em outras cidades (em Québec, fica na Boulevard Laurier), também tem um menu variado do prato típico do Canadá feito com batatas fritas. A Poutine Gabriel, por exemplo, reúne bacon defumado, pimentão vermelho, cogumelos e cebola salteada.
[booking_product_helper shortname=”mapa montreal”]
Deixe um comentário