Urca: para um dia feliz no Rio

Urca, Rio de Janeiro, Praia Vermelha - Nathalia Molina @ComoViaja

Fotos: Nathalia Molina – @ComoViaja

Fui passar o fim de semana no Rio com meu filho, Joaquim. Viajamos para comemorar o aniversário da minha mãe, que mora lá. Ela escolheu festejar num almoço no Bar Urca, na zona sul. Foi uma delícia de tarde, com família e amigos.

Urca, Rio de Janeiro, Bar Urca, Empada de Carne Seca - Nathalia Molina @ComoViajaAbrimos os trabalhos com empadinhas e cerveja gelada — de capa branca, estupidamente gelada, como se bebe no Rio. Com massa podre, aquela que desmancha na boca, a empada de carne seca é bem gostosa. Na de camarão, achei o recheio com mais massa do que o bichinho em si. A empadinha queijo minas, sem tampa, também me agradou.

Para almoçar, pedimos um filé de peixe com arroz de brócolis e batatas coradas e uma caldeirada de frutos do mar. Os preços dos pratos no cardápio podem assustar a princípio — frutos do mar em torno de R$ 140 para duas pessoas. Mas esses que pedimos eram bem grandes. Depois da farra da empada, os dois pratos serviram oito adultos. No fim, com tudo o que consumimos (empadas, pasteis, cerveja e pratos), a conta deu R$ 75 por pessoa.

Urca, Rio de Janeiro, Bar Urca, Caldeirada de Frutos do Mar - Nathalia Molina @ComoViaja (3)

A Urca é um cantinho charmoso do Rio, muito visitado pelos turistas para pegar o bondinho do Pão de Açúcar. Mas vale explorar um pouquinho mais o bairro. Para tomar um chope, beslicar petiscos ou comer um prato de frutos do mar, além do Bar Urca, tem o Garota da Urca. Nos dois bares, o movimento é intenso do outro lado da rua, na mureta. É isso aí, o pessoal se senta no murinho para tomar cerveja e apreciar o visual, com muitos barquinhos.

EMBAIXO DO BONDINHO

Também dá para aproveitar melhor a área perto da estação onde se pega o bondinho. Em julho, Joaquim e eu já tínhamos ido com minha mãe à Praia Vermelha. Demais ficar ali na areia sob a sombra dos bondinhos, subindo e descendo levando o pessoal. Na praia, há caiaques e pranchas de standup paddle para alugar.

Urca, Rio de Janeiro, Praia Vermelha - Nathalia Molina @ComoViaja (3)

Urca, Rio de Janeiro, Praia Vermelha - Nathalia Molina @ComoViaja (2)

Urca, Rio de Janeiro, Pista Claudio Coutinho- Nathalia Molina @ComoViaja (4)À sombra dos coqueiros, Joaquim se divertiu no parquinho. Para terminar a tarde, caminhamos pela Pista Claudio Coutinho. A entrada fica bem ao lado da praia. A caminhada é gostosa entre as árvores. Plaquinhas explicam curiosidades sobre os Morros da Urca e do Pão de Açúcar. Joaquim se empolgou vendo os praticantes de escalada.

Urca, Rio de Janeiro, Pista Claudio Coutinho- Nathalia Molina @ComoViaja (5)Urca, Rio de Janeiro, Pista Claudio Coutinho- Nathalia Molina @ComoViaja (9)

Muito bonito ver pedacinhos do mar e enormes rochas surgirem em meio à folhagem. Até a lua apareceu para brindar o fim de tarde.

Urca, Rio de Janeiro, Pista Claudio Coutinho- Nathalia Molina @ComoViaja (6)Urca, Rio de Janeiro, Pista Claudio Coutinho- Nathalia Molina @ComoViaja

Urca, Rio de Janeiro, Pista Claudio Coutinho- Nathalia Molina @ComoViaja (8)

Urca, Rio de Janeiro, Pista Claudio Coutinho- Nathalia Molina @ComoViaja (3)

Comentários

2 respostas para “Urca: para um dia feliz no Rio”

  1. Rodrigo Rosa

    Olá:

    Bacana a reportagem!
    URCA um dos meus favoritos…
    Alias nem bom tanta divulgação senão a parte RUIM acaba migrando (risos).
    Ia quando menor. Onde no bairro filmaram algumas novelas (como A GATA COMEU).
    Já sabia que a tal VERMELHA seria poluída. Inclusive as ‘melhores’ tiveram um periodo onde entrar só com muita vontade (como IPANEMA & LEBLON).
    Resido no sul há tempos. Na capital nem há. Só algumas do tal GUAÍBA (onde talvez UMA só esteja boa para banho).
    E na alta temporada o litoral aqui ferve (entre outras épocas _ como CARNAVAL).
    Até caso retornasse aí vontade de passar no bairro até sobra.
    E as imagens estão bonitas mesmo.

    Saudação cariúcha,
    Rodrigo O Rosa

    51 37799456

    1. Oi, Rodrigo, que história legal que você tem com o bairro. Nós sempre fomos como visitantes, mas gostamos bem da Urca.
      De fato, a praia é parte da Baía de Guanabara, então pode não própria pra banho sempre.
      Vamos ao Rio no fim do ano. De repente damos um pulo lá. Segue o https://www.instagram.com/comoviaja/ pra acompanhar.
      Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo