Caixa e BNDES: dobradinha cultural no Rio

BNDES Cultural, Rio de Janeiro, Centro - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (13) (1280x960)

Quer fazer um programa de carioca antenado, pagando pouco ou nada? Siga então para o Centro do Rio, onde funcionam a Caixa Cultural e o Espaço Cultural BNDES, separados por menos de 150 metros de distância. É uma dobradinha de fácil acesso, pertinho do metrô, e com ótima programação.

Se estiver com disposição, no mesmo dia é possível ver uma exposição na Caixa Cultural — atualmente está em cartaz lá a badalada Frida Kahlo: Conexões Entre Mulheres Surrealistas no México — e assistir a um concerto ou show de MPB no Espaço Cultural BNDES. Além de fôlego, claro, é preciso bater as agendas dos dois centros e conseguir ingresso para as atrações em sequência.

Caixa Cultural, Rio de Janeiro, Centro - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (8) (1280x960)
Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

Caixa: cinema e grandes exposições

Inaugurado em 2006, a Caixa Cultural funciona no edifício-sede da Caixa Econômica Federal, em um complexo de 6 mil metros quadrados que fica na Avenida Almirante Barroso. É uma das sete unidades do projeto, que o banco mantém também em São Paulo, em Curitiba, no Recife, em Fortaleza, em Salvador e em Brasília (a mais antiga delas).

No Rio, a Caixa Cultural conta com quatro galerias, salas e oficinas para ensaios, 2 cinemas e 1 teatro de arena. Atualmente em reforma, o Teatro Nelson Rodrigues, que fica na Avenida Chile, também faz parte do centro cultural.

VALE SABER

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro, Rio de Janeiro

TCaixa Cultural, Rio de Janeiro, Centro - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (1) (1024x768)ransporte: Carro e táxi nem pensar. A melhor alternativa é o metrô. Desça na estação Carioca, que tem uma saída colada à Caixa Cultural.

Outra opção é o ônibus. Atualmente, o Centro está cheio de obras viárias — em breve, o VLT vai passar ali do lado, na Avenida Rio Branco. Por conta dessas obras, muitas linhas de ônibus estão com seus percursos modificados porque algumas ruas tiveram trechos interditados ou mudaram de mão. O site vadeonibus.com.br, da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), sugere rotas. Consulte também rioonibus.com, página do sindicato que reúne quatro empresas que operam linhas na cidade

Funcionamento: De terça a domingo, das 10 às 21 horas — a bilheteria fecha uma hora antes

Dica: Além da ampla atividade artística, a Caixa Cultural também recebe eventos corporativos. Em ocasiões assim o espaço é fechado à visitação pública. Ligue para saber se o centro cultural estará aberto no dia em que você pretender ir.

Comigo e com Nathalia aconteceu uma situação chata. Telefonei para saber o horário de funcionamento da exposição Múltiplo Leminski, que mostra as várias facetas do poeta e jornalista. A atendente não me avisou que naquele dia (uma sexta-feira) o centro cultural estaria fechado para um evento. Resultado: demos com a cara na porta. Na portaria, uma funcionária extremamente atenciosa nos explicou a respeito dessa regra de funcionamento e nos pediu desculpas, meio sem jeito

Preço: A entrada é gratuita para ver as exposições. Algumas exigem agendamento, como a que reúne 30 obras da pintora mexicana Frida Kahlo — a mostra que esteve no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, fica em cartaz na Caixa Cultural até 27 de março. É possível reservar sua entrada gratuita com horário marcado nesta página.

O cinema também tem entrada grátis, mas é preciso pegar senha uma hora antes do início da sessão.

O ingresso para o teatro de arena custa R$ 20 — menores de 21 anos, pessoas com mais de 60 anos, estudantes, professores da rede municipal de ensino, portadores de necessidades especiais e clientes Caixa pagam meia

Site: caixacultural.com.br

 

BNDES: mostras e shows musicais

BNDES Cultural, Rio de Janeiro, Centro - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (11) (1280x960)O Espaço Cultural BNDES existe desde 1985, com atrações gratuitas, mediante reserva de ingressos. Uma ampla reforma foi realizada em 2013, com a criação da galeria de exposições e a modernização do Teatro Arino Ramos Ferreira, que recebe shows.

A música sempre deu o tom, em projetos como o Quartas Clássicas (concertos semanais, às 19 horas) e o Quintas no BNDES (no mesmo horário, com apresentação de grandes nomes e novos talentos da MPB) — o site oficial destaca que os shows são realizados há 30 anos, sendo esse mais antigo projeto musical de realização contínua no país.

Exibição de filmes e mostras de cinema compõem a programação do espaço cultural, que promete mais de 70 apresentações musicais e 5 exposições para 2016. A programação musical é exibida no site com tanta antecedência que dá para saber até o set list que vai ser executado.

Nathalia e eu passávamos por ali em direção à Lapa num fim de tarde, quando resolvemos entrar para ver Rio 1908: A Cidade de Portos Abertos. A exposição foi montada pela primeira vez em 2007, para celebrar o bicentenário da chegada da família real portuguesa ao Brasil. Em 2015, a mostra fez parte de uma série de eventos comemorativos pelos 450 anos de fundação do Rio de Janeiro.

Com ótimo acervo fotográfico, deu para ver como a arquitetura da cidade ganhou contornos franceses no início do século 20.  Foi possível também ver plantas e desenhos originais de edificações históricas construídas especificamente para a exposição mundial de 1908, organizada na Praia Vermelha. Essa exposição já saiu de cartaz. Fique de olho no que vem na programação.

VALE SABER

Endereço: Av. República do Chile, 100, Centro, Rio de Janeiro

Transporte: A sugestão é a mesma dada para quem visita a Caixa Cultural. Ir de metrô é a melhor alternativa.

De ônibus, consulte o site vadeonibus.com.br, da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) ou a página rioonibus.com, site do sindicato que reúne as quatr empresas que operam linhas na cidade. Ambos sugerem rotas

Funcionamento: Acredite, o site oficial não informa claramente o horário de abertura e de fechamento das exposições. Liguei no número que aparece no site e a atendente (que também acessou a página enquanto falava comigo) esclareceu apenas que o fechamento varia entre 18 ou 19 horas, mas não informou horário para o início da visitação

Preço:Todas as atrações têm entrada gratuita. Para os shows, chegar 30 minutos antes para retirada de senha

Site: bndes.gov.br (no menu à esquerda, clique em Espaço Cultural BNDES)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo