Dia do Canadá: feriado em 1º de julho com festa nas cidades

ATUALIZADO EM 30 DE JUNHO DE 2019

Uma grande festa sempre rola no Canadá nem 1 de julho. Todo ano o Dia do Canadá (Canada Day), que festeja o aniversário do país em 1º de julho, é ‘O’ feriado nacional. Com muitos fogos em várias cidades de todas as províncias. Há ainda desfiles e barraquinhas nas ruas. A programação é variada, pode ter espetáculos, shows… Vale pesquisar em cada destino o que está previsto para a data a cada ano. O patriotismo aflora, e as cores e a folha da bandeira do Canadá tomam as ruas.

Como capital do Canadá, Ottawa, é dona da principal festa do país, com fogos estourando diante do Parlamento. Depois dela, Vancouver (situada no Pacífico, na província de British Columbia) organiza a maior comemoração do país. É realizada no Canada Place, ponto turístico e centro de convenções com uma extensa varanda no Harbourfront para acomodar o público. É feriado nacional também em Toronto (localizada em Ontario, como Ottawa) e em Montréal e Québec, ambas as cidades no lado francês do país, a província de Québec.

Lembre-se de verificar se você precisa de visto canadense antes de marcar sua viagem. Em vigor desde maio de 2017, a eTA Canada — Electronic Travel Authorization, eTA, sigla em inglês para Autorização Eletrônica de Viagem — permite que brasileiros viajem com esse documento, mais rápido e mais barato. Veja, então, se você pode pedir uma eTA Canada ou se deve solicitar o visto canadense.

Em Vancouver, o Canada Place festeja o Dia do Canadá – Foto: Canadian Tourism Commision/Divulgação

Guia Vancouver: dicas de viagem à cidade no Canadá

Canada Day e a história do aniversário do país

Por que 1º de julho? Foi nesse dia que o Canadá foi criado em 1867, com a assinatura do Ato Constitucional, em Charlottetown, pequena cidade na atual província de Prince Edward Island. O processo reuniu os colonos da área no leste do território, que atualmente corresponde às seguintes províncias canadenses: Ontario, Quebec, New Brunswick e Nova Scotia.

O Canada Day festeja, então, o nascimento do país. Não é o dia em que o país foi descoberto, como nós contamos os anos do Brasil a partir da data em que os portugueses chegaram aqui. Lá, em 1º de julho houve de fato a formação do país, com a junção das colônias na região.

Fogos na capital do Canadá, Ottawa, na comemoração do Canada Day – Fotos: Canadian Tourism Commision/Divulgação

Fête du Canada, nome francês e Dia da Mudança

Em francês, a data comemorativa se chama Fête du Canada. Tem uma curiosidade sobre a província de Québec nesse feriado nacional: 1º de julho é também o Dia da Mudança. Ou seja, todo mundo se muda ao mesmo tempo.

O contrato de aluguel ou de compra é assinado antes, mas a pessoa só se muda em 1º de julho. Minha irmã, que mora lá na província francesa, conta que é comum ver todo mundo carregando as coisas pelas ruas. Engraçado de imaginar, né?

[booking_product_helper shortname=”mapa montreal”]

Comentários

8 respostas para “Dia do Canadá: feriado em 1º de julho com festa nas cidades”

  1. Yanka e Thomas

    Adorei o post! Meu filho de 6 anos está fazendo uma pesquisa sobre curiosidades no Candá para o colégio e adoramos saber sobre o dia da mudança rsrs ele riu bastante tentando imaginar a cena 🙂

    1. Que legal que gostaram! É divertido mesmo de imaginar 🙂
      Voltem sempre!

  2. carla

    Oi Talha, aqui em
    Montréal tem uma comemoração no velho porto. Mas o acontecimento forte mesmo são as mudanças. Inclusive este ano o Caio se mudou no 1 de julho. Alugar caminhão é impossível se a reserva não foi feita com antecedência, e inclusive os preços ficam caríssimos. Estamos precisando alugar um caminhão para transportarmos os cortes das arvores do nosso quintal mas decidimos deixar para outra época, longe do 1 de julho. Nas ruas vc vê caminhão de mudança para todo lado, ou então carros com reboquinhos entulhados de coisas. A quantidade de móveis largados nas ruas Tb é bem grande. Tenho algumas fotos da nossa mudança de primeiro de julho de 2010, vou te mandar. Beijocas
    Carla

    1. Que história legal, Carla! Me manda as fotos depois.

      Falei com o Caio pelo facebook. Ligo no fim de semana para saber como foi a mudança. Beijo!

  3. Priscila Marie

    Nathalia.. obrigada pela atenção e por sua resposta. Fiquei sabendo mesmo que a grande comemoração fica em Ottawa, no Parlamento. Que pena ! Mas já que estarei em Toronto… vou a procura. Bjs

    1. Naturalmente em Ottawa, que é uma cidade com muitos órgãos governamentais, a comemoração deve ser forte. Mas nas grandes cidades tem queima de fogos e atividades diversas.

      Dá uma olhada neste link http://www.toronto.ca/special_events/canada/2013/events.htm, sobre a programação em Toronto. Parece bem legal.

      Depois deixa um comentário aqui contando para a gente como foi?
      Beijo

  4. Sem dúvida a melhor festa do Canada Day é em Ottawa… são atividades que começam logo cedo e terminam com um show e queima de fogos em frente ao parlamento!!! Acho que em nenhuma outra cidade, os festejos se comparam a Ottawa, mesmo em Toronto, é bem fraquinho! E tem lugares em Quebec que nada acontece, é dia de luto (risos)…

    1. Valeu pela visita e pela dica, Mirella!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o conteúdo