Resort all inclusive na Bahia, o Transamerica Comandatuba (reserve aqui) é um indicado a quem é chegado àquela molezinha de férias em família ou entre amigos. Pertinho do aeroporto de Una, o hotel ocupa uma sossegada ilha. Ele reúne comida e bebida à vontade (e de marcas de qualidade), programação de lazer com dezenas de atividades de esportes e recreação e estrutura completa com um complexo de piscinas (a criançada tem um toboagua próprio garantido).
A vida mansa de quem escolhe o resort na Ilha de Comandatuba já começa pela praticidade de ter um aeroporto a 10 minutos do hotel, com voos regulares da, Azul, partindo de Congonhas (SP), Viracopos (SP) e Belo Horizonte (Confins). Uma curtíssima travessia de ônibus e balsa separa a pista da recepção do resort.
O hotel no município de Una fica em uma faixa de terra banhada pelo Atlântico e contornada por um braço do mar, razão pela qual é conhecida como ilha de Comandatuba. Aberto em 1989, o Transamerica Comandatuba nasceu de um projeto ousado em um tempo em que resort all inclusive era novidade no Brasil.
O hotel não ocupa a praia mais linda do país (realidade de muitos resorts), contudo fica diante de uma faixa de areia firme e batida, boa para a criançada fazer castelinhos e adultos caminharem. Caso tenha esquecido de levar na bagaem, o Transamerica empresta baldinho e outros brinquedos de praia.
Quanto ao mar, tenha cuidado com a força das ondas ou você vai conhecer as instalações do ambulatório médico do resort na Ilha de Comandatuba.
Como é o resort na Ilha de Comandatuba
O prédio principal do Transamerica Comandatuba (faça sua reserva aqui) remete às casas de antigas fazendas de cacau da região, responsáveis por projetar o Brasil no cenário econômico mundial nas primeiras décadas do século 20. O paisagismo chama a atenção pela quantidade de coqueiros espalhados pelos 50 mil metros quadrados de área.
Há 10 tipos de acomodações no resort, entre apartamentos, suítes e bangalôs. Ficamos na ala leste, colada ao prédio principal. Nathalia e eu dormimos duas noites no apartamento luxo, capaz de receber até três adultos ou dois adultos e duas crianças. A varanda era de frente para a piscina. Contudo, achamos o lado voltado para o jardim mais sossegado, depois de uma caminhada pelo resort.
Pequenos sinais de umidade eram visíveis no teto do nosso quarto e perceptíveis ao olfato – Nathalia tomou o antialérgico de praxe que carregava na farmacinha de viagem.
Durante nossa estada, soubemos de hóspede que mudou de quarto por conta de vazamento do box, com chuveiro dentro da banheira. Nós ficamos sabendo também que há bangalôs renovados. Eis os desafios de um hotel com quase 35 anos de atividade.
O que fazer no Transamerica na Bahia
Esqueça os passeios externos. Tudo o que tem para fazer no Transamerica Comandatuba (reserve neste link) preenche sua agenda de férias. Há aulas de yoga a clínicas de beach tênis. Ortodoxos quanto jogo de raquetes encontram quadras de tênis (e bota plural nisso, são 10 no total).
O hotel tem ainda duas arenas de vôlei de praia, academia de ginástica, um par de campos gramados de futebol society, bicicletas e caiaque. Praticar todas essas atividades está incluído na diária.
Passeios de lancha pelo ‘rio’ até o encontro com o mar, boia cross e wakeboard, entre outros esportes náuticos, são pagos separadamente.
Depois do café da manhã, a maior parte dos hóspedes vai para a piscina principal, reformada em 2022. Há também uma piscina semi-olímpica, com raias para quem quer dar umas braçadas. E uma piscina com toboágua bem suave também diverte a molecada.
O spa fica próximo aos bangalôs, em uma região que classifico de resort dentro do resort, porque está longe do burburinho das piscinas e das áreas comuns. Depois de fazermos 30 minutos de massagem, permanecemos pelo dobro do tempo na piscina climatizada ao ar livre. Fazia um lindo fim de tarde de sol.
Quem procura por um resort all inclusive por causa da comida e da bebida à vontade encontra no Transamerica Comandatuba (reserve aqui) cinco opções de restaurante e quatro bares. No Giardino são servidas todas as refeições do dia. O café começa às 5 horas da manhã, para atender a quem tem voo de volta cedo.
Em uma lista rápida sobre a alimentação no resort na Ilha de Comandatuba , destaque para os croissants. Do nosso jantar no Restaurante da Praia, menção para o arroz de pato com damascos e amêndoas, para o carré ao molho de vinho e para o gnocchi ao molho de limão siciliano. São receitas díspares, cada qual de uma origem, o que prova o arco de possibilidades gastronômicas do resort.
Quem ama comida nordestina pode se fartar com receitas que vão do vatapá ao caruru, sem esquecer do acarajé. E fique frio (nesse caso, frio mesmo). Na nossa primeira refeição no hotel, o bobó de camarão estava livre do fantasma da pimenta e do dendê.
Da carta de coquetéis, Nath e eu elegemos os autorais Hibiscus e Sunset Comandatuba os mais refrescantes. A votação incluiu quatro rodadas para chegarmos a um veredito.
Resumindo: se você está em busca de resort all inclusive na Bahia para viajar com crianças ou amigos, não quer se preocupar com saídas e passeios, então seu lugar pode ser o Transamerica Comandatuba (reserve aqui). Duas crianças corriam e brincavam no jardim enquanto os pais conversavam animadamente feito dois vizinhos. Clima mais familiar do que esse…