Desde junho de 2022, a lista de resorts no Nordeste conta com o Vila Galé Alagoas, o novo e maior all inclusive do estado, localizado a pouco mais de 1 hora de Maceió, no município de Barra de Santo Antônio. O hotel perto da praia do Carro Quebrado é o primeiro grande empreendimento nesse trecho ainda isolado do litoral alagoano. O mar é daquela lindeza verde típica de Alagoas.
| Reserve no Vila Galé Alagoas na Booking |
Para ser bem exato, o resort fica na Ilha da Croa (que na verdade é uma península, geograficamente falando), próximo de onde deságua o Rio Santo Antônio Grande. A Praia do Carro Quebrado, com suas falésias, está mais à esquerda de quem olha o mar. Na maré alta, a faixa de areia diante do hotel encurta bem, tanto que não há bar de praia por conta disso. Você decide entre mergulhar ou só ficar de boa nas espreguiçadeiras. Fique atento à inclinação da beira. Um passo e a água que estava no joelho já sobe à barriga. Lembre-se: o mar é para se respeitar sempre.
Como é o Vila Galé Alagoas
Com 513 acomodações, o Vila Galé Alagoas tem quartos e suítes batizados com nomes de grandes autores da literatura em língua portuguesa. Os apartamentos ocupam três blocos. Eu passei três noites no quarto Lima Barreto, cuja imagem estampa um painel acompanhado de trecho de Triste Fim de Policarpo Quaresma (1915), obra-prima do escritor e jornalista nascido no Rio de Janeiro.
A decoração segue o padrão encontrado no Vila Galé Cumbuco, resort perto de Fortaleza, onde Nath e eu estivemos durante viagem pelo litoral do Ceará. Cama box (duas delas formaram uma queen só para mim), armário, cofre, ar condicionado novinho gelando bem, banheiro sem firulas (chuveiro com pressão boa para quem precisa adular as vértebras L4 e L5), TV, frigobar e varanda (onde dá para pendurar rede).
Eu sigo achando ruim o par de cadeiras e a mesinha baixa de mármore no canto do quarto. São demasiadamente pesadas, algo que fica claro no momento em que a turma da limpeza precisa arrastá-las para fazer a arrumação. Eu já havia notado isso no Ceará, mas ficou mais nítido nessa ida ao Vila Galé Alagoas, especialmente quando fiquei no quarto para trabalhar (jornalista de viagem na estrada é assim mesmo). Puxei a cadeira para escrever apoiado na bancada abaixo da TV, cuja posição era melhor para digitar. Ponto positivo: o wifi estava ótimo, nos quartos e em áreas comuns, do restaurante à piscina.
Entre um prédio e outro de apartamentos ficam os chalés, dos quais seis fazem parte do Nep, como é chamada toda a área temática dedicada às crianças. No Vila Galé Alagoas não é diferente. As cores laranja e verde identificam o que está relacionado a este universo lúdico. O escorregador serve de incentivo a mais para meninos e meninas saírem cedo da cama para aproveitar piscinas e brincadeiras. A motivação para os pais é que toda a rede Vila Galé não cobra alojamento nem refeições de crianças até 12 anos, desde que elas durmam no mesmo quarto dos adultos.
A exemplo da decoração, os restaurantes seguem o padrão da rede Vila Galé, com nomes e especialidades encontradas nas 10 unidades presentes no Brasil. As principais refeições são feitas no Versátil, em sistema de buffet. O café da manhã tem uma estação de frutas que vai da básica maçã à pinha. Para quem não dispensa o toque regional, há escondidinho, carne seca, cuscuz salgado, macaxeira e banana cozidas para se acabar logo na primeira refeição do dia.
Tem tapioca para os que são de tapioca, ovos mexidos com bacon aos que estão em dia com as taxas, pão de queijo e mini croissant para quem opta por uma vibe mais ortodoxa, o meu caso. Há ainda frutas frescas cortadas, queijos, frios, iogurtes, cereais, mesa central com pães e bolos. E isso se repete sempre, praticamente sem alterações. Com sabedoria dá para experimentar algo novo todo dia, sem enjoar.
| Reserve no Vila Galé Alagoas na Booking |
O recomendação vale também para o almoço e ao jantar. O Versátil faz jus ao nome porque serve da saladinha à pizza (alternativa legal especialmente para o jantar). Da grelha saem cortes de peixe, carne e frango, que podem fazer companhia aos tipos de massa ou outros pratos mais pesados do buffet. Guarde um espaço para as sobremesas, especialmente os brasileiríssimos pudim de leite e quindim. Se tiver pastel de natal, não deixe escapar, acompanhado do cafezinho que você mesmo pode tirar da máquina.
Todas as bebidas estão incluídas, com destaque para os vinhos Santa Vitória, cuja vinícola em Portugal pertence ao grupo Vila Galé. O chope Brahma estava caprichado na temperatura nos dias em que me servi. Você dispensa os alcoólicos e os refrigerantes? Há sucos de polpa e o natural de laranja, além de água para manter a hidratação lá em cima.
O Vila Galé Alagoas tem outros restaurantes com propostas específicas: o Massa Fina (italiano, com pizzas e massas), o Inevitável (pratos portugueses e mediterrâneos), Cervejaria Portuguesa (para petiscar e beber) e o Museu do Sertão (comida regional, com receitas tradicionais de Alagoas) – a decoração dele tem graciosas peças de artesanato da Ilha do Ferro, no interior alagoano.
O que fazer no Vila Galé Alagoas
A piscina de dimensões olímpicas é convidativa o bastante para passar uma manhã inteira, saindo no máximo para atravessar a ponte perto dela e chegar à praia – à tarde, o sol dá uma ligeira trégua ali para quem decide se esparramar na espreguiçadeira.
Para manter a rotina de exercícios, dá para caminhar livremente pelo resort ou fazer esteira na academia, localizada dentro do Spa Satsanga. No cardápio de tratamentos, destaque para olivoterapia, sessão de 1h20 de massagem feita com azeite de oliva produzido em Portugal (terapia disponível em outras unidades do grupo Vila Galé). No spa ficam também a sala de banho turco, a sauna e a piscina interna aquecida (se pegar um dia de chuva como eu testemunhei, vá para lá).
Há uma arena com rede que serve tanto para vôlei de praia quanto beach tennis. Ela fica ao lado das quadras poliesportiva e de tênis e do campo de futebol de areia. Para a criançada, o Clube Nep inclui brinquedoteca e um playground aquático, com escorregadores nas piscinas coberta e externa desse espaço.
A distância dos quartos em relação à piscina garante uma certa tranquilidade em relação às atividades promovidas em volta dela, sendo o bloco 3 o mais afastado da animação. A feijoada com samba do sábado não comprometeu em nada a minha manhã/tarde de trabalho.
Ah, mas não tem os passeios? Sim, você pode se hospedar no Vila Galé Alagoas e visitar a região, começando pela vizinha Praia do Carro Quebrado. Meus compromissos não me permitiram dessa vez, mas minha ideia era ir até União dos Palmares para conhecer o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado a 120 km do Vila Galé Alagoas. Em 1988, a área aos pés da Serra da Barriga foi declarada monumento nacional. É local histórico pelo passado de luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, tendo abrigado o maior e mais simbólico quilombo do período colonial.
| Reserve no Vila Galé Alagoas na Booking |
A luta de homens e mulheres de Palmares serviu e serve até hoje de inspiração no combate à escravidão e ao preconceito. Ela abriu caminho para que, muitos anos mais tarde, um personagem como Lima Barreto, escritor negro do último país do mundo a abolir a escravatura, pudesse ter seu talento e inteligência reconhecidos, bem como seu nome associado aos maiores autores da língua portuguesa.
Respostas de 2
Muito esclarecedor e pertinente seu relato. Adorei.
Que bom que foi útil, Neiva! Agradecemos pela tua visita e pelo comentário.