Salsicha é uma das comidas típicas da Alemanha. Em Nuremberg, a bratwurst local é pequena, saborosa e crocante, a melhor para nós. Provamos essa delícia em barraquinhas de rua e num restaurante da Idade Média
ATUALIZADO EM 6 DE ABRIL DE 2017
Salsicha na Alemanha é assunto sério. E, claro, divide gostos e opiniões. Eu tenho minha preferida: a Nürnberger Rostbratwurst, original de Nuremberg, na Baviera. Grelhadinha, é para mim a mais gostosa salsicha alemã.
É produzida desde o século 14 na cidade da região histórica da Francônia, que ocupa parte do norte da Baviera. A receita leva basicamente carne de porco, sal e especiarias, responsáveis pelos pontinhos pretos característicos. Em 2003, a União Europeia deu às denominações Nürnberger Bratwurst e Nürnberger Rostbratwurst o registro de Indicação Geográfica. Ou seja, reconheceu que a salsicha é uma especialidade europeia de tradição e produzida apenas em determinado lugar. Para levar esse nome, só sendo produzida nos arredores de Nuremberg.
Pequenina, tem entre 7 e 9 centímetros e pesa de 20 a 25 gramas. Várias histórias explicam esse tamanho nada usual entre as salsichas da Alemanha. Uma delas diz que as tabernas da Idade Média tinham de fechar cedo e as salsichas pequenas eram práticas pois passavam pelo buraco da fechadura. Assim clientes do lado de fora podiam continuar comendo a especialidade apesar do restaurante fechado. Engraçado imaginar as pessoas enfrentando as leis rígidas e o frio intenso no inverno para comer salsichas.
Pensando bem, até que não seria uma má ideia. Ah, que saudade do café da manhã de hotel na Alemanha! A Rostbratwurst sempre estava entre as opções na área quente do bufê. De cor clarinha com uns pontinhos escuros (das especiarias usadas no preparo), quando grelhada, fica com a casquinha crocante e dourada.
ONDE COMER NA CIDADE
Pode-se degustar essa maravilha em uma das barraquinhas nas praças e ruas do centro histórico de Nuremberg, que vendem o sanduíche drei im weggla, o mais pedido pelos locais.
Ou num dos restaurantes históricos que ainda fabricam suas salsichas seguindo receitas medievais, como o Zum Gulden Stern, onde tivemos o prazer de almoçar na chegada a Nuremberg. Tradicionalmente é acompanhada de salada de batata e/ou chucrute (sauerkraut).
E para você? Qual é a sua salsicha alemã preferida?
Deixe um comentário