Restaurante medieval de salsicha, em Nuremberg

Alemanha, Salsicha de Nuremberg, Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViaja

Alemanha, Salsicha de Nuremberg, Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViaja

Texto e fotos de Nathalia Molina

Cabral nem tinha dado com os burros nas águas brasileiras, e o Zum Gulden Stern já servia salsichas em Nuremberg. Fundado em 1419, o restaurante prepara e serve a legítima Nürnberger Rostbratwurst.

Alemanha, Salsicha de Nuremberg, Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViajaAssim que chegamos à cidade alemã fomos almoçar no Zum Gulden Stern, a convite do Turismo de Nuremberg. Foi uma ótima recepção, tanto pela qualidade da comida quanto pelo aspecto histórico do lugar. Depois, ao longo dos dias, comemos a salsicha de Nuremberg também na versão drei im weggla, sanduíche de rua.

Logo na chegada ao Zum Gulden Stern, a arquitetura se destaca. A casinha é linda. Nem parece que teve de ser reerguida após a Segunda Guerra, assim como quase todo o centro histórico de Nuremberg – 90% foi destruído com os bombardeios. Por dentro, também mantém o clima de Idade Média, com muita madeira e pedra na decoração.

Alemanha, Salsicha de Nuremberg, Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViaja Alemanha, Salsicha de Nuremberg, Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViajaNA BRASA

Alemanha, Salsicha de Nuremberg, Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViajaDá para ver as salsichas sendo feitas na grelha sobre o fogo. O restaurante não cozinha ou frita nada previamente. O calor da chama prepara a salsicha e deixa a casquinha crocante, uma delícia!

O Zum Gulden Stern batizou a salsicha de Nuremberg de ‘röstla’. Como rost significa ‘grelhar’ em alemão e esse é o modo tradicional de preparo, o restaurante resolveu chamar assim. A salsicha ainda é fabricada lá mesmo, seguindo a receita original dos velhos tempos. Daí esse tipo de restaurante ser chamado de Bratwursthaus, algo como ‘casa que faz Bratwurst, a salsicha de Nuremberg’.

Alemanha, Salsicha de Nuremberg, Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViajaPedimos a porção com 6 röstlas (7,20 euros). O Zum Gulden Stern oferece ainda a opção de 8 salsichas (a 8,90 euros), 10 (por 10,60 euros) ou 12 (a 12,30 euros).

A salada de batatas estava deliciosa. Huumm… Os pedacinhos desmanchavam. Não faltou o chucrute (em alemão, sauerkraut). Os dois acompanhamentos custam 2,10 euros cada e são feitos por produtores locais. O restaurante prestigia os fazendeiros da região de Nuremberg, comprando legumes e verduras.

COZIDA COM VINHO

Alemanha, Salsicha de Nuremberg, Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViajaTambém é possível pedir a salsicha cozida, chamada de saure zipfel (em português, algo como ‘fim azedinho’). Preparada lentamente com água, vinagre, cebola, vinho e especiarias, essa genuína versão tem sabor acentuado. Se come acrescentando mostarda amarela. Fica bem interessante.

Paladares mais ortodoxos provavelmente vão gostar da salsicha na brasa. Nós achamos a grelhada mais gostosa, mas aprovamos as duas maneiras.

VALE SABER

Endereço: Zirkelschmiedsgasse,26

Horário: Todos os dias, das 11 às 22 horas

Site: www.bratwurstkueche.de

Alemanha, Salsicha de Nuremberg, Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViaja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *