Victoria Day: feriado no Canadá dá as boas vindas ao calor

Considerado o início da temporada de calor, o Victoria Day é um feriado do Canadá celebrado na segunda-feira anterior a 25 de maio. É o dia em que o país todo comemora a rainha do Reino Unido

O Victoria Day dá as boas vindas à temporada de calor no Canadá. Essa é a data em que o país celebra o Dia da Rainha ou do Rei, de acordo com o soberano que está no poder no Reino Unido — lembrando que o Canadá é uma monarquia constitucional e faz parte dos Reinos da Comunidade de Nações (em inglês, Commonwealth Realms) ligados ao Reino Unido.

O aniversário da rainha Victoria é comemorado no Canadá desde seu reinado (de 1837 a 1901). Originalmente a celebração era feita na data de seu nascimento: 24 de maio. Depois da Confederação do Canadá (ato que uniu as colônias britânicas em território canadense em 1º de julho de 1867 e é considerado o aniversário do país, que em 2017 completa 150 anos), o Victoria Day seguiu sendo comemorado em 24 de maio, a não ser que a data caísse num domingo, caso em que o feriado era transferido para a segunda 25 de maio. Apenas em 1952, ficou estabelecido que o Victoria Day seria celebrado na segunda-feira anterior a 25 de maio. No Reino Unido, o Dia da Rainha ou do Rei é celebrado em junho, tradição que começou com o Rei George II, em 1748.

FOGOS EM OTTAWA NO VICTORIA DAY – Foto: Sean Costello/SeanInMotion/Canadian Tulip Festival/Divulgação

 

Atividades ao ar livre, fogos e cerveja

Feriado nacional, o Victoria Day é conhecido também como May Long Weekend (ou apenas May Long), por ser um fim de semana prolongado em maio. É o começo da temporada de atividades ao ar livre, quando os canadenses dão tchau de vez ao clima de frio ou inverno. Nesse dia, uma das comemorações mais expressivas ocorre em Victoria, cidade da província de British Columbia, batizada com o nome da rainha britânica, que organizam um grande desfile pela cidade. Em Ottawa, a capital do Canadá, fogos de artifício marcam a data durante o Festival Canadense das Tulipas.

O Victoria Day é ainda informalmente chamado de May Two-Four Weekend, num duplo sentido: além de 24 ser o dia do nascimento da rainha Victoria, o número faz referência a uma embalagem de cerveja que contém 24 garrafas ou latas. Como é o início da temporada de calor e um feriado prolongado, é também um convite a tomar mais cerveja com a família ou entre amigos.

TEMPORADA DE CALOR E SAÍDAS AO AR LIVRE COM OS AMIGOS –
Foto: Stephen Harris/Tourism PEI/Divulgação
Booking.com

DEIXE SEU COMENTÁRIO