Dia do Canadá: comemoração com festa em 1º de julho nas cidades

No Dia do Canadá, há comemoração com fogos pelas cidades. Em 2017, o aniversário de 150 anos do país tem festa além de 1º de julho. A programação inclui eventos o ano todo em Ottawa, Vancouver, Toronto, Montreal e Quebec

ATUALIZADO EM 24 DE ABRIL DE 2017

Em 2017 celebra-se os 150 anos do Canadá. Uma grande festa rola no país sempre no dia 1º de julho. Mas neste ano as principais cidades prepararam uma programação caprichada, que esquenta junto com o clima local, com a chegada do verão, no fim de junho. Para ficar por dentro de tudo o que rola na comemoração das cidades, acesse o link Eventos no site Passport 2017, plataforma também disponível em aplicativo.

Como capital do Canadá, Ottawa realiza uma série de eventos ao longo do ano. Montreal também está movimentada em 2017 com os 375 anos da fundação da cidade na província de Quebec — também há um aplicativo para acompanhar a celebração. Toronto, Quebec e Vancouver (com a maior festa depois de Ottawa) também organizaram uma extensa programação para o aniversário do país.

Lembre de verificar se você precisa de visto canadense antes de marcar sua viagem. Em 19 de abril de 2017, foi confirmado que a eTA para o Canadá entra em vigor no Brasil em 1º de maio, um documento bem mais ráipido e mais barato do que o visto. Veja, então, se você se encaixa nas regras para saber se precisa pedir um visto ou uma eTA (Electronic Travel Authorization, sigla em inglês para Autorização Eletrônica de Viagem).

FOGOS NA CAPITAL DO CANADÁ, OTTAWA, NA COMEMORAÇÃO DO DIA DO PAÍS – Fotos: Canadian Tourism Commision/Divulgação

Como parte das comemorações dos 150 anos do Canadá, há ainda outra novidade: estão com entrada grátis os parques nacionais, os lugares históricos e as áreas de conservação marinha administrados pela Parks Canada, organização governamental responsável pela preservação desses patrimônios. Basta pedir o passe anual para cada grupo de viajantes (um por carro).

Reserve seu hotel no Canadá pelo Booking

Canada Day

Todo ano o Dia do Canadá (Canada Day), que festeja o aniversário do país em 1º de julho, é ‘O’ feriado nacional. Com muitos fogos em várias cidades de todas as províncias. Há ainda desfiles e barraquinhas nas ruas. A programação é variada, pode ter espetáculos, shows… Vale pesquisar em cada destino o que está previsto para a data a cada ano. A cores e a folha da bandeira do Canadá tomam as ruas.

Por que 1º de julho? Porque foi nesse dia que o Canadá foi criado em 1867, com a assinatura do Ato Constitucional, em Charlottetown, pequena cidade na atual província de Prince Edward Island. O processo reuniu os colonos da área no leste do território, que atualmente corresponde às seguintes províncias canadenses: Ontario, Quebec, New Brunswick e Nova Scotia.

O Canada Day festeja, então, o nascimento do país. Não é o dia em que o país foi descoberto, como nós contamos os anos do Brasil a partir da data em que os portugueses chegaram aqui. Lá, em 1º de julho houve de fato a formação do país, com a junção das colônias britânicas na região.

Antes de viajar, se você quiser entrar no clima do Canadá, seguem disponíveis para download avatar e papéis de parede para computadores, tablets e celulares, criados em 2013 pela Comissão Canadense de Turismo (atualmente chamada de Destino Canadá) para comemorar o 1º de julho.

PAPEL DE PAREDE DO CANADÁ

Fête du Canada

Em francês, a data comemorativa se chama Fête du Canada. Tem uma curiosidade sobre a província de Québec no feriado: 1º de julho é também o Dia da Mudança. Ou seja, todo mundo se muda ao mesmo tempo.

O contrato de aluguel ou de compra é assinado antes, mas a pessoa só se muda em 1º de julho. Minha irmã, que mora lá, conta que é comum ver todo mundo carregando as coisas pelas ruas. Engraçado de imaginar, né?

Booking.com

7 Comments

  1. carla

    Oi Talha, aqui em
    Montréal tem uma comemoração no velho porto. Mas o acontecimento forte mesmo são as mudanças. Inclusive este ano o Caio se mudou no 1 de julho. Alugar caminhão é impossível se a reserva não foi feita com antecedência, e inclusive os preços ficam caríssimos. Estamos precisando alugar um caminhão para transportarmos os cortes das arvores do nosso quintal mas decidimos deixar para outra época, longe do 1 de julho. Nas ruas vc vê caminhão de mudança para todo lado, ou então carros com reboquinhos entulhados de coisas. A quantidade de móveis largados nas ruas Tb é bem grande. Tenho algumas fotos da nossa mudança de primeiro de julho de 2010, vou te mandar. Beijocas
    Carla

    • Que história legal, Carla! Me manda as fotos depois.

      Falei com o Caio pelo facebook. Ligo no fim de semana para saber como foi a mudança. Beijo!

  2. Priscila Marie

    Nathalia.. obrigada pela atenção e por sua resposta. Fiquei sabendo mesmo que a grande comemoração fica em Ottawa, no Parlamento. Que pena ! Mas já que estarei em Toronto… vou a procura. Bjs

    • Naturalmente em Ottawa, que é uma cidade com muitos órgãos governamentais, a comemoração deve ser forte. Mas nas grandes cidades tem queima de fogos e atividades diversas.

      Dá uma olhada neste link http://www.toronto.ca/special_events/canada/2013/events.htm, sobre a programação em Toronto. Parece bem legal.

      Depois deixa um comentário aqui contando para a gente como foi?
      Beijo

  3. Sem dúvida a melhor festa do Canada Day é em Ottawa… são atividades que começam logo cedo e terminam com um show e queima de fogos em frente ao parlamento!!! Acho que em nenhuma outra cidade, os festejos se comparam a Ottawa, mesmo em Toronto, é bem fraquinho! E tem lugares em Quebec que nada acontece, é dia de luto (risos)…

DEIXE SEU COMENTÁRIO