Na capital do Canadá, Ottawa, tulipas têm festival histórico

Festival de tulipas em Ottawa, a capital do Canadá, exibe milhões de flores. Uma das variedades virou símbolo dos 150 anos do país. Com as cores da bandeira canadense, está nos jardins da cidade

Um presente dos holandeses para os canadenses marcou o início da tradição das tulipas em Ottawa, a capital do Canadá. Em 2017, a cidade comemora a 65ª edição de seu Festival Canadense das Tulipas. O evento é realizado em quatro áreas, com mais de 1 milhão de tulipas. Tem até uma variedade com as cores da bandeira do Canadá, escolhida como símbolo da comemoração do aniversário do país (o Dia do Canadá), que celebra seus 150 anos em 2017.

TULIPAS DIANTE DO PARLAMENTO EM OTTAWA – Foto: Ottawa Tourism/Divulgação
FLOR-SÍMBOLO DO ANIVERSÁRIO DE 150 ANOS DO CANADÁ –
Foto: Canadian Tulip Festival/Divulgação

A principal área do festival é o Lansdowne Park, parque onde ocorrem as exposições e atividades para a família. Além das tulipas de verdade, é possível ver obras de artes inspiradas nas flores e comprar trabalhos artísticos com essa temática. Também dentro do clima, as crianças podem pintar tulipas de madeira. Há ainda um espaço com decoração criada por floristas e outro com buquês idealizados por esses profissionais.

No café, os visitantes têm a chance de provar vinhos canadenses e cervejas artesanais, além de coquetéis. Ônibus nas rotas 1 e 7 levam até o Lansdowne Park — a entrada do festival dá direito a transporte gratuito.

FLORES INSPIRAM A ARTE – Foto: Canadian Tulip Festival/Divulgação
FESTA PARA A PRIMAVERA NA CAPITAL DO CANADÁ – Foto: Canadian Tulip Festival/Divulgação

Para o domingo 21 de maio, está programado o espetáculo com show e fogos de artifício para celebrar o Victoria Day, feriado do Canadá na segunda-feira antes de 25 de maio — em 2017, o dia 22. Chamado de 65th Anniversary Tulipmania Fireworks, o programa tem ingressos vendidos separadamente e portões abertos a partir de 19h30.

FOGOS EM OTTAWA NO VICTORIA DAY – Foto: Sean Costello/SeanInMotion/Canadian Tulip Festival/Divulgação

O Festival Canadense das Tulipas também está sendo realizado no Commissioner’s Park, perto do Dow’s Lake. O parque próximo ao lago recebeu 250.000 mudas de tulipa numa extensão de 1 km. Muitas delas são as tulipas Canada 150, flores-símbolo do aniversário de 150 anos do país.

JARDINS DO COMMISSIONER’S PARK – Foto: Ottawa Tourism/Divulgação

Não custa lembrar que são duas línguas oficiais no Canadá: inglês e francês. Você vai ouvir falar no evento na capital do país tanto como Canada Tulip Festival quanto como Festival Canadien des Tulipes. A cidade de Gatineau, já na província francesa de Quebéc fica na outra margem do Rio Ottawa e tem alguns de seus jardins incluídos no roteiro pela Garden Promenade, outro espaço do evento. A rota inclui 40 jardins nas 2 cidades e passa pela residência do governador, pelo Parlamento e pelo MosaïCanada, evento de jardinagem em Gatineau.

TULIPAS NA GARDEN PROMENADE – Foto: Canadian Tulip Festival/Divulgação

 

A tulipa dos 150 anos do Canadá

Uma novidade em 2017 é o mercado histórico da cidade (ByWard Market), enfeitado com arte pop na temática do festival. Os desenhos foram feitos por Bex, mesmo artista que criou o logo do evento neste ano.

LOGO DO FESTIVAL 2017 – Foto: Canadian Tulip Festival/Divulgação

One Tulip One Canada — em francês, Une Tulipe Un Canada. Para marcar o aniversário do Canadá, que comemora 150 anos em 2017, uma tulipa com as cores da bandeira do país (vermelho e branco) foi escolhida como símbolo da celebração. O Dia do Canadá (Canada Day) ocorre em 1º de julho, mas a efeméride vem sendo comemorada ao longo de 2017 inteiro em eventos nas cidades e com a entrada gratuita em parques nacionais e lugares históricos, administrados pela Parks Canada, órgão governamental responsável pela preservação desses espaços.

VALE SABER

Quando: Em 2017, até 22 de maio

Preço: A entrada para a Lansdowne Park Tulip Gallery custa 10 dólares canadenses — de 20 a 22 de maio, sobre para 15 dólares canadenses. O ingresso para o Tulipmania Fireworks na 21 de maio sai por 20 dólares canadenses — criança até 12 anos, grátis

Site: tulipfestival.ca

Booking.com

DEIXE SEU COMENTÁRIO