No Canadá, tem maple em tudo, não apenas na folha da bandeira do país. Em Québec, dá até para visitar uma fazenda produtora do xarope. Mas na Nova Scotia eu encontrei o xarope de uma maneira bem diferente. Numa visita à vinícola Domaine de Grand Pré, degustei o espumante feito com o xarope de maple.
Eu estava no início da viagem e acabei não comprando para evitar carregar a garrafa durante 15 dias. Ai, que arrependimento… Em outras partes do Canadá, achei bebidas feitas com xarope de maple, mas nada daquele espumante. E o precinho era camarada: 19,90 dólares canadenses (valor final, já com imposto), no esquema ‘Compre um, ganhe outro’.

Que gosto tem? Eu provei na degustação da vinícola. Os puristas não vão gostar porque não tem nada a ver com espumante. É como beber xarope de maple com bolhinhas e um leve toque de álcool. Eu curti.
Não tomaria em casa pelo espumante em si, mas pela experiência diferente. Apesar de levar o xarope, não é aquele doooce. Mas o sabor tampouco é seco como o de uva pura. Acho que deve ficar bom para beber enquanto se come um queijinho de gosto mais forte para equilibrar o adocicado do xarope.
Viajei a convite da Comissão Canadense de Turismo e da VIA Rail na aventura #ExploreCanada Blogger Train
Deixe um comentário