Numa fazenda de maple, conheça a produção do xarope retirado da árvore

maple-no-canada-quebec-como-e-a-visita-a-fazenda-produtora-de-xarope-foto-carla-molina-arquivo-pessoal-destaque

No Canadá, a visita a uma fazenda de maple em Quebéc mostra a produção. Também há atividades para criança, almoço e bala de xarope. Lê essa dica de morador para planejar sua ida a uma cabane à sucre ou sugar shack, nomes em francês e inglês

ATUALIZADO EM 13 DE MARÇO DE 2018

Quem vai a Québec, no Canadá, com crianças pode seguir essa dica da minha irmã, Carla, que mora em Montréal: ver como é feito o xarope de maple. Para isso, é possível visitar uma cabane à sucre ou sugar shack, como a fazenda produtora do xarope é chamada em francês e inglês, os dois idiomas oficiais do Canadá. O que significam essas expressões? Ao pé da letra, seriam algo como casa de açúcar (fofo, não?), mas na prática a cabane à sucre é a propriedade onde escorre da árvore o maple (em Québec, o nome dele é sirop d’erable. Leia mais sobre o xarope de maple e sobre a folha da bandeira que é símbolo do Canadá.

XAROPE DE MAPLE NO GELO – Foto: Un Chef à l’Érable/Tourisme Montréal/Divulgação

No site do Les Cabanes à Sucre du Québec, as cabanes à sucre estão divididas em links por região da província de Québec. Estes sites citados são em francês, sem versão em inglês. Mas a língua não chega a ser um impedimento para visitar um produtor de maple, já que a ideia é participar das atividades e contemplar o lugar.


Booking.com

 

Programa com crianças: dica de quem é local

A cada ano, minha irmã leva meus sobrinhos para conhecer uma cabane à sucre. Vão aqui as dicas dela:

“A tradição de cabane à sucre começou para festejar o fim do inverno e para comemorar o início das atividades para a próxima colheita.

Em geral, cabana à sucre que se preza tem um almoço, com omelete, presunto, feijão e batatas. As sobremesas variam um pouquinho de uma para outra, mas são sempre baseadas no sirop d’erable. Você não vai encontrar um bolo de chocolate, por exemplo. Geralmente são coisas como bolinho de chuva, e você rega com o sirop.

ALMOÇO EM FAMÍLIA -Fotos: Carla Molina/Arquivo pessoal

Fora isso, algumas oferecem passeios pelo campo d’erable, passeio de charretes e animais para você ver.

Existem cabanes mais comerciais e outras mais familiares. Eu prefiro as menores, a gente se sentiu mais à vontade para aproveitar o lugar com calma. Em todas as cabanes há o tire d’erable, um pirulito de erable feito na hora. Fica lá uma pedrona de neve, e eles esquentam o xarope e vão jogando de pouquinho em pouquinho na neve. Daí quem quiser pega um palitinho e vai enrolando para fazer seu pirulito. É bem legal!”

 

2 respostas

  1. Ameiiii! Mas ja jà o frio vai chegar e mandarei dicas de passeios no inverno com crianças! Mas jà adianto que à juju vai ter sua iniciaçao no ski e patins de gelo. O Rafa vai tem que esperar mais um aninho

    1. Que legal!! Quero só ver a Juju na neve!

      Oba, dicas de passeios com crianças no inverno de Québec!

      Adorei ver seu comentário por aqui, Carlota. Fico feliz que tenha gostado do post. Obrigada pela dica, beijão!

       

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *