Harry Potter na Universal Orlando: parques, atrações e trem

Universal Orlando materializa Harry Potter nos parques Studios Florida e Islands of Adventure e na viagem de trem no Expresso de Hogwarts
Dragão com fogo em Harry Potter na Universal Orlando
Harry Potter na Universal Orlando - Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

Um mundo onde gente (adulta, inclusive) veste capas e para diante de vitrines e fontes, para fazer truques sacudindo varinhas. Um lugar onde uma cadeira vira uma vassoura voadora, uma moto corre sobre as árvores e uma cerveja frozen pode ser bebida até por criança. The Wizarding World of Harry Potter, na Universal Orlando, é meu pedaço favorito nos parques da Flórida.

Dividida entre o Islands of Adventure e o Universal Studios Florida, a área inspirada na saga escrita por J.K. Rowling se conecta por um trem, como na história, o Expresso de Hogwarts.

Antes de mais nada, para embarcar na locomotiva de época é preciso comprar um ingresso Park-to-Park da Universal Orlando, que dá acesso aos 2 parques no mesmo dia. Vale muito a pena, não só pela fantasia de viajar no Expresso de Hogwarts, bem como pela praticidade de ser levado pelo trem do Harry Potter do fundo de um parque à ponta do outro.

Estação do Expresso de Hogwarts, no Islands of Adventure
Embarque no trem de Hogwarts, a experiência completa

Fique na Universal, ganhe 1 hora no parque

Uma vez que eu já estive no The Wizarding World algumas vezes, te conto a seguir tudo o que tem para ver e fazer lá. Detalhe: quem se hospeda nos Hotéis da Universal Orlando tem acesso ao parque até 1 hora antes do público em geral. Isso pode ser uma grande vantagem na disputada montanha-russa do Hagrid, que não faz parte das atrações do Express Pass.

Além disso, a hospedagem dentro do complexo dá direito a transporte gratuito para os parques e, no caso de 3 hotéis (entre eles, o Hard Rock Hotel Orlando), a diária inclui o passe expresso nos parques.

Embarque na aventura

Você até pode não entender nada de Harry Potter. Porém, não se preocupe, The Wizarding World te apresenta ao mundo do bruxinho com uma incrível ambientação e riqueza de detalhes. Eu te recomendo, no entanto, que veja pelo menos o primeiro filme. Porque, quanto mais você sabe da saga, mais fascinante fica a visita à vila de Hogsmeade com seu Castelo de Hogwarts e a Londres do Beco Diagonal.

Apresentação no The Wizarding World of Harry Potter, na Universal Orlando
Tudo temático: lojas, restaurantes e shows

Trouxas (como são chamados os não bruxos), nos vimos às voltas com o universo criado pela escritora J.K Rowling desde a infância do Joaquim, hoje com 13 anos. Porque ele consumiu a coleção de livros inteira, assistiu a todos os filmes, ganhou uma porção de camisetas e canecas e escolheu quadrinhos dos personagens para decorar seu quarto.

Desse modo, nosso filho ficou deslumbrado quando entrou, aos 10 anos, no universo de Harry Potter na Universal Orlando. Na ocasião, ele viajava com o lado carioca da família. Isso foi pouco antes da pandemia em 2020, quando The Wizarding World of Harry Potter completou uma década. Quim voltou das férias com a avó, tios e os primos e, uma semana depois, o mundo se trancou.

Lembranças mágicas

Durante um ano e meio de quarentena, em que estivemos apenas nós dois e meu marido e pai dele, Fernando, muitas vezes nos falou sobre os truques com a varinha, os ambientes temáticos, a paisagem pela janela do Expresso de Hogwarts e os gritos da avó a bordo da vassoura voadora de Harry Potter.

Atualmente, seu mundo se ampliou e nosso adolescente Quim não é mais Harry Potter maníaco. Os livros da saga, no entanto, continuam em destaque na estante dele, enfeitada também por uma caneca caldeirão e pelo Castelo de Hogwarts em pecinhas de Lego.

Retorno ainda mais inesquecível

Por isso, quando entramos no The Wizarding World of Harry Potter na Universal Orlando no fim de 2022, a fantasia voltou com força. Nós dois mergulhamos e levamos junto o Fernando para voar nesse universo mágico. Essa viagem a Orlando em família foi inesquecível, encerrou o ano de um jeito muito mais do que especial.

Não apenas pelo bruxinho, é fato. Sim, principalmente, pelas memórias que construímos juntos. Mas que aquele danado é bem responsável por parte desse truque, ah, lá isso é. Até voltei de lá com um casaco de moletom com as listras das 4 casas da Escola de Hogwarts, a saber: Grifinória (vermelho), Lufa Lufa (amarelo), Corvinal (azul) e Sonserina (verde).

The Wizarding World of Harry Potter, na Universal Orlando

Todos os ambientes dessa área temática nos parques faz o visitante se sentir dentro da saga de J.K. Rowling. No Islands of Adventure, Hogsmeade ganhou vida, com a vila e o Castelo de Hogwarts. Da mesma maneira, Londres e o Beco Diagonal tomaram forma no Universal Studios Florida. Abaixo listo o que ver na área temática nos dois parques.

Para informações e localização de atrações, restaurantes e lojas, veja o aplicativo da Universal. Lá também dá para conferir os horários de apresentações na área temática. Quer seja bruxo, quer seja trouxa, esqueça a pressa na hora de explorar os ambientes em geral. Afinal, o objetivo aqui é curtir o universo de Harry Potter, e atrações, restaurantes e lojas podem ter filas (muitas vezes, longas).

Hogsmeade, no parque Islands of Adventure
Hogsmeade, no parque Islands of Adventure
Beco Diagonal, no Universal Studios Florida
Beco Diagonal, no Universal Studios Florida

Londres e o Beco Diagonal, no Universal Studios Florida

Esse pedaço do universo Harry Potter foi inaugurado em julho de 2014. É sem dúvida uma graça a Londres recriada por lá, dá para se perder nos restaurantes e nas lojas, como as de roupas da Madam Malkin (onde uniformes das 4 casas são vendidos aos bruxos). Mesmo que você não pretenda comprar nada, ande atento aos detalhes nas vitrines e no interior das lojinhas pois há diversas surpresas.

Pelas ruas desse pedaço do Universal Studios Florida, também há shows de Celestina Warbeck, cantora favorita de Molly Weasley (mãe do Rony, amigo de Harry), e igualmente espetáculos de teatro da Escola de Hogwarts com os Contos de Beedle, o Bardo (o Shakespeare do mundo bruxo).

Fogo do dragão no banco Gringotes

É entrar no Beco Diagonal e já ver um monte de gente esperando o momento em que o dragão Ukrainian Ironbelly solta fogo no alto do prédio do banco Gringotts (ou Gringotes, na tradução para o português). O barulho e a chama estão em muitos vídeos postados nas redes sociais. Quando estivemos na Universal em família, ele deu uma canseira no Fê porque demorou mais do que o normal para entrar em ação. Se acontecer com você, espere porque vale a pena ver o bichão lançando a chama.

Atração da fuga do Banco Gringotes

Dentro do prédio do dragão, está a atração do Beco Diagonal: Harry Potter and the Escape from Gringotts. A espera da atração tem uma ambientação surpreendentemente fantástica. Você passa pelo salão com um lustre de 62.000 cristais no centro e funcionários nas laterais. Você pode perguntar algo aos goblins e também trocar notas de US$ 10 e US$ 20 por dinheiro do Banco Gringotes, a fim de pagar por compras na área de Harry Potter na Universal Orlando – o que não gastar pode trocar de volta para dólares na área de atendimento ao cliente (Guest Services).

Fuga do Banco Gringotes, no Universal Studios Florida
Fuga do Banco Gringotes, atração de Harry Potter

Mistura de simulador 4D com uma leve montanha-russa indoor, a brincadeira exige que os bruxos tenham altura de pelo menos 107 cm. A fim de sentir emoção extra pelo subterrâneo do prédio, o ideal é sentar na parte de trás do carrinho, onde se percebe mais os movimentos. Na frente, a imersão é melhor, com a visão desimpedida. Quem tem o Express Pass (passe expresso da Universal para atrações) usa aqui e economiza um bom tempo na fila, que anda mais rapidamente.

Lojas Weasleys’ Wizard Wheezes e Magical Menagerie

Na vitrine da Magical Menagerie, a cobra fala inglês e a língua das cobras com os visitantes. A Weasleys’ Wizard Wheezes, loja dos gêmeos Fred e George, irmãos do Rony, vende muitas maluquices como as que o Quim comprou durante a viagem com a família em 2020: uma orelha gigante com um fio, que ele usava para escutar a conversa dos pais de longe, e um ioiô, que grita esganiçadamente enquanto sobe e desce

Ollivanders, a loja de varinhas

O ponto de venda dessa fabricante de varinhas desde 382 a.c. originalmente fica no Beco Diagonal, mas, na Universal Orlando, os visitantes encontram uma filial em Hogsmeade, para o caso de visitarem somente o parque Islands of Adventure. É um barato passear pela loja, sempre lotada por ser uma atração bem conhecida pelos fãs de Harry Potter.

Varinhas na loja Ollivanders
Varinhas na loja Ollivanders

A varinha pode te escolher, como ocorre no filme. Primeiramente, um dos visitantes é chamado para a experiência com um mestre bruxo e não precisa comprar a varinha designada pela magia (difícil é resistir). Todos os modelos vêm em caixinhas, dispostas em prateleiras tortas, em estantes que vão do chão ao teto. Dentro delas, há um mapa mostrando onde os feitiços podem ser encontrados no The Wizarding World.

Truques com as varinhas

Ao todo, são 25 feitiços no The Wizarding World of Harry Potter. A maior parte deles (16) fica aqui, no Beco Diagonal. Ao passo que o restante está no outro parque, na Vila de Hogsmeade. Medalhões dourados marcam no chão o lugar para o aprendiz se posicionar, e desenhos neles ensinam como executar o movimento correto.

Truque com varinha no Beco Diagonal, no guarda-chuva
Truque do guarda-chuva no Beco Diagonal

Ainda assim, alguns truques já são bem conhecidos pelos fãs, entre eles, os que envolvem água no poço situado na área mais ampla do Beco Diagonal e no guarda-chuva diante dos banheiros. Quando parar diante das vitrines, veja antes de mais nada se não tem um medalhão no chão mostrando algum feitiço. Na escura Knockturn Alley, a Travessa do Tranco, o Quim controlou uma caveira e fez o troço dançar imitando os movimentos dele.

Sorveteria de Florean Fortescue

O nome completo da sorveteria de esquina é Florean Fortescue’s Ice-Cream Parlour. Prepara sabores tão diferentes quanto lavanda, cerveja amanteigada, caramelo salgado e Earl Grey (tradicional tipo inglês de chá).

Sorveteria Florean Fortescue no Universal Studios Florida
Movimento na sorveteria Florean Fortescue no verão

Restaurante Caldeirão Furado

Mesmo que você não vá comer no Leaky Cauldron, dê uma entrada para ver o salão e o caldeirão furado – repare que a placa do restaurante pinga. Ele aparece em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, terceiro livro da série de J. K. Rowling. Só para ilustrar, o menu apresenta clássicos do Reino Unido, como fish and chips (com batatas e bacalhau fritos), bangers and mash (salsicha com purê de batata) e fisherman’s pie (torta com salmão, bacalhau e camarão).

Ônibus de Prisioneiro de Azkaban

Fica fora do Beco Diagonal, em frente à King Cross Station, a estação do Expresso de Hogwarts. Todo mundo conversa com a cabeça do motorista do ônibus, usado na filmagem de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Depois de fazer uma foto com ele e seu ajudante uniformizado, vá até a parte de trás do veículo para que você veja e registre, através das grades, como é por dentro o transporte de emergência para bruxos.

Ônibus em Harry Potter com cabeça de motorista
Ônibus em Harry Potter, dirigido por uma cabeça

Cabine telefônica vermelha de Londres

Na calçada diante do ônibus, está a cabine londrina. Entre e disque 62442 – os números formam a palavra MAGIC no teclado – para ouvir uma mensagem do Ministério da Magia.

Casa de Sirius Black

Na mesma calçada da cabine telefônica, bata na porta da casa de número 12 e volte em direção à rua, na Grimmauld Place. Olhe para a janela para ver o elfo Kreacher aparecer. 

Hogsmeade e o Castelo de Hogwarts, no Islands of Adventure

Depois de cruzar a entrada de Hogsmeade, é comum ficar boquiaberto e parar para admirar a vila, e, por consequência, tirar uma foto das casinhas cobertas de neve. Pois fique sabendo dentro delas funcionam restaurantes e lojas, como a Owl Post (de onde se pode enviar uma carta com selo de Hogsmeade) e a Dervish and Banges (em que é possível ver o Monstruoso Livro dos Monstros e suas Criaturas Mágicas). No fim da rua, a visão se abre para a imponência do Castelo de Hogwarts. 

Para trás ficou a estação do Expresso de Hogwarts. À direita, está a entrada da montanha-russa do Hagrid, embora geralmente você só chegue a esse ponto depois de percorrer uma longa fila, cujo começo estava bem antes no Islands of Adventure. Nas ruas de Hogsmeade, há apresentações do coral com sapos, de Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban, e desfile do Torneio Tribuxo, de Harry Potter e o Cálice de Fogo.

Esse pedaço do The Wizarding World foi aberto em junho de 2010, com a presença da autora J.K. Rowling e dos atores Daniel Radcliffe (Harry Potter), Rupert Grint (Rony) e Tom Felton (Draco Malfoy, inimigo de ambos).

Entrada da vila de Hogsmeade, no Islands of Adventure
Entrada da vila de Hogsmeade, no Islands of Adventure

Montanha-russa ou motocicleta do Hagrid

Essa foi a forma simplificada de nos referirmos à atração Hagrid’s Magical Creatures Motorbike Adventure, um passeio a bordo da motocicleta do gigante de Hogwarts. Inaugurada em 2019, segue tendo fila extensa. Não há passe expresso, então você pode ter de encarar até 2h30 de espera, como Quim e Fê fizeram na terceira vez em que resolvemos voltar à montanha-russa.

No dia anterior, nessa viagem em dezembro de 2022, já tínhamos ido 2 vezes na motocicleta porque fizemos o tour VIP da Universal, com acompanhamento de um guia do parque e acesso às atrações pela saída. Você não vive a ambientação proposta para a fila, algo comum nos parques de Orlando, mas ganha tempo para ver e experimentar mais.

Com minha amiga Marie-Julie, em Orlando

A melhor atração do parque

Eu tinha conhecido a montanha-russa do Hagrid no meio do ano passado, quando estive em Orlando para o IPW, principal encontro do setor de turismo dos Estados Unidos. Andei algumas vezes com a minha amiga Marie-Julie Gagnon, jornalista canadense que também foi cobrir o evento.

No retorno aos parques, na companhia do Fê e do Quim, eu queria muito que eles experimentassem essa sensação, já que nosso filho não tinha conhecido essa atração na viagem de 2020. Assim como eu, eles amaram; é nossa atração preferida nos parques da Universal Orlando. Uma montanha-russa cheia de surpresas, mas sem looping ou mergulhos radicais.

Montanha-russa do Hagrid, na Universal Orlando
A imperdível montanha-russa do Hagrid

Sentado na moto ou no sidecar, você percorre a Floresta Proibida voando sobre árvores ou entre ruínas. A aventura, com exigência de altura mínima de 122 cm, inclui marcha ré por uns 20 metros antes de a moto ser inesperadamente lançada para outro trilho. É a mais longa montanha-russa da Flórida, com extensão de 1,5 km.

Atração de voo de vassoura no Castelo de Hogwarts

O nome oficial é Harry Potter and the Forbidden Journey. É uma atração espetacular, realmente o simulador 4D te faz sentir de tal forma que é posto dentro dos filmes da saga, em momentos como o jogo de quadribol. A fila em si já é uma doideira, com ambientações impressionantes com quadros que falam, escritório de Dumbledore e sala de aula de Defesa Contra as Artes das Trevas. Aqui o Express Pass é aceito e pode brincar quem mede pelo menos 122 cm.

Castelo de Hogwarts por dentro no Islands of Adventure
Quadros que falam no Castelo de Hogawarts

É comum enjoar nessa atração porque o cadeirinha joga muito de um lado para outro, com você sentado de pés pendurados. Tente manter os olhos sempre no que está na tua frente. A tentação de olhar para o lado costuma piorar o enjoo em simuladores.

Montanha-russa infantil Flight of the Hippogriff

Essa é para as crianças irem se acostumando a montanhas-russas. Lembra muito aquelas de inocentes parques da infância nos anos 1980. A família pode se divertir junto entre as abóboras do jardim de Hagrid. Os bruxinhos precisam ter pelo menos 92 centímetros para encarar os trilhos.

Cerveja amanteigada e suco de abóbora

Os dois são vendidos tanto no Beco Diagonal quanto na vila de Hogsmeade, e ambos são doces, é bom avisar. Por esse motivo, sempre pego a butterbeer na versão frozen, pois corta um pouco o açúcar. Quando estive em julho de 2022, caiu magistralmente bem frente ao calor dos parques. Em resumo, tomei várias. Além dos restaurantes, carrinhos em forma de barril vendem a bebida. O que fica perto da ponte, em frente ao castelo, costuma ter menos fila do que o do meio da vila. Mas, no tour de Natal da Universal Orlando, me arrependi de não ter provado a versão quente, já que meus dedos e tubo digestivo congelaram com o gelo no frio à noite.

Cerveja amanteigada de Harry Potter na Universal
Cerveja amanteigada frozen, a predileta

Loja Honeydukes para sapos de chocolate e feijões coloridos

Vende sapos de chocolate com cards colecionáveis dos bruxos e também caixinhas com os Bertie Bott’s Every-Flavour Beans, com alguns gostos inimagináveis como cera de ouvido e vômito. Quim e Fê fizeram até um vídeo provando os feijões coloridos de Harry Potter, em 2020. Em outras palavras, um lugar peculiar.

Show de luz e som no Castelo de Hogwarts

No encerramento do parque, muita gente se posta diante do castelo ou na ponte, na lateral da montanha no alto da qual ele está localizado. Todas as vezes em que vi o show de luz e som achei lindo. Há versões temáticas, como a do tour de Natal, e a Dark Arts, com projeções que remetem a Voldemort e os dementadores.

Show no Castelo de Hogwarts
Show de luz e som no Castelo de Hogwarts

Expresso de Hogwarts, o trem do Harry Potter

Sombras das criaturas e de personagens da saga também aparecem na porta, dentro do Expresso de Hogwarts, durante o trajeto entre os parques Universal Studios Florida e Islands of Adventure. O trem do Harry Potter é uma das atrações mais fantásticas em termos de produção. Para embarcar é preciso comprar um ingresso Park-to-Park da Universal Orlando, que dá acesso aos 2 parques no mesmo dia. E vale a pena investir uns dólares a mais, com toda a certeza

Expresso de Hogwarts por dentro
Aventura na janela do Expresso de Hogwarts

A locomotiva conecta a parada diante da entrada da vila de Hogsmeade com a Estação King’s Cross, no Universal Studios Florida. Fique atento ao cenário criado nos 2 extremos. Em King’s Cross, divirta-se com o truque de atravessar a parede na Plataforma 9 ¾. Ah, a experiência no trajeto é diferente nos dois sentidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo