Natal na Universal Orlando: tour nos parques e parada da Macy’s

Grinch, Papai Noel e Harry Potter estrelam o tour noturno de Natal na Universal Orlando. Antes, parada com balões encerra o dia nos parques
Musical do Grinch é uma das atrações do tour de Natal da Universal Orlando

Só sendo muito rabugento para não se render ao clima de Natal na Universal Orlando, na Flórida. Antes que eu enumere razões para ninguém ser ranzinza com as atividades natalinas, saiba que a temporada de fim de ano nos parques Universal Studios Florida e Islands of Adventure junta de Grinch ao mundo de Harry Potter na Universal, com decoração, espetáculos e comidinhas especiais. De 17 de novembro a 31 de dezembro, há ainda a famosa parada da Macy’s.

O desfile e alguns shows temáticos estão incluídos no preço do ingresso. Já o tour de Natal na Universal, com experiências extras nos 2 parques à noite, é cobrado à parte, assim como um café da manhã com Grinch e os Whos. Disponível de 19 de novembro até 30 de dezembro, o programa noturno dura 4h30 e exige ingresso Park to Park da Universal Orlando para a mesma data. O café da manhã com Grinch, entre 17 de novembro e 27 de dezembro, é aberto a quem tem entrada para o Islands, onde é realizado.

Nós estivemos lá em família no meio de dezembro de 2022, e os hotéis da Universal Orlando também ficam decorados para a ocasião. Ficar hospedado dentro do complexo é muito prático, uma vez que representa economia de tempo para aproveitar os parques. Além disso, dá para dormir um pouco mais de manhã antes de maratonar atrações – leia sobre a nossa hospedagem no Hard Rock Hotel.

Na hora de se planejar, veja também hotéis em Orlando e casas para alugar na vizinha Kissimmee, nos 2 casos com possibilidade de cancelamento antes da viagem.

Parada da Macy’s, no Universal Studios Florida

Durante a temporada, o Mannheim Steamroller se apresenta nos dias 2, 3, 9 e 10 de dezembro. O grupo, que mistura música clássica com rock, é conhecido por suas gravações de canções natalinas. Quem for ao Universal Studios Florida entre 17 de novembro e 31 de dezembro pode ver a parada da Macy’s, com personagens no fim do dia.

| Entre para o nosso gratuito no WhatsApp e receba dicas na palma da mão, sempre no fim do dia |

Desfile de Natal na Universal Orlando
Shrek e Fiona vestidos a caráter no desfile

Loja de departamento criadora da parada de Natal mais famosa dos Estados Unidos (aquela com os balões gigantes pelas ruas de Nova York), a Macy’s patrocina uma versão no encerramento das atividades no parque em Orlando. Carros alegóricos trazem os Minions promovendo a bagunça de sempre; Shrek e Fiona; e Alex, o leão de Madagascar, todo exibido no alto da alegoria – a pobre Glória fica até ofuscada um degrau abaixo.

Balões do desfile da Macy's na Universal
Balões gigantes, símbolo dos desfiles da Macy’s

Personagens e dançarinos que normalmente estão no desfile que encerra o dia nos parques vêm vestidos a caráter para o Natal, todos saudando e desejando Merry Christmas ao público. Além disso, algumas figuras aparecem na forma de balões gigantes, como este Minion de suéter natalino que vimos em 2022.

Islands of Adventure: luzes no Castelo de Hogwarts

Nas áreas temáticas dedicadas a Harry Potter na Universal Orlando, tanto a decoração quanto os shows seguem o clima da temporada de fim de ano. A turma do The Frog Choir canta um repertório sazonal no Universal’s Islands of Adventure, enquanto Celestina Warbeck and the Banshees fazem show com roupas natalinas no Universal Studios Florida.

Nos 2 parques, você pode provar a famosa cerveja amanteigada, nas versões quente, fria (temperatura ambiente) e frozen. Nathalia, Joaquim e eu escolhemos 3 copões com ela estupidamente congelada. E bota gelo nisso! Eu senti um impacto forte quando bebi grande quantidade do líquido de uma vez. Leitosa e bem doce, a cerveja (não tem nada de alcoólico nela) é pesada, então considere dividir um copo entre 2 ou 3 pessoas.

Cerveja amanteigada do Harry Potter
Flagrante: a prova do ‘creme’ no bigode

O universo de Harry Potter se divide entre os 2 parques, conectados pelo Expresso de Hogwarts. Mas é no Islands of Adventure que fica Hogsmeade e o Castelo de Hogwarts. O espetáculo de som e luzes pode ser visto por quem visita o parque no horário de funcionamento. No entanto, durante o tour noturno de Natal, estão ali apenas as pessoas que compraram a experiência.

Ainda durante o funcionamento do Islands, é possível ver um show com Grinch, dentro da Seuss Landing, sem pagamento extra. Criado pelo escritor de livros infantis Dr. Seuss, ele é o protagonista de Grinchmas, de 17 de novembro a 31 de dezembro.

Tour de Natal na Universal: 2 parques, Grinch e Harry Potter

Na história criada por Dr. Seuss, o bullying sofrido quando garoto fez o mal-humorado verdinho odiar o Natal e, posteriormente, roubar tudo o que está relacionado a essa época do ano. O personagem estrela igualmente Grinchmas Who-liday Spectacular, show que faz parte do tour de Natal da Universal.

O ingresso para o programa custa a partir de US$ 79,99 (mais taxas) e dá direito à visita acompanhada por um guia – ele pode ser bilíngue. É preciso ter um ingresso Park to Park da Universal Orlando. Você solicita então um profissional que fale português na hora de fazer a reserva (sujeito à disponibilidade). No valor do ingresso, estão incluídas experiências natalinas que muitos de nós cobiçamos a partir de filmes e séries passadas nos Estados Unidos.

No começo do tour, o guia conduz até o assento na plateia e vai buscar seu grupo no fim da apresentação, que dura cerca de 30 minutos. O musical é todo em inglês, mas não é preciso ser fluente para entender a transformação pela qual Grinch passa quando conhece a pequena Mary Lou. Da mesma forma, não tem de ser crítico teatral para identificar o inegável talento do ator que interpreta o adorável mal-humorado. Ele se mantém no personagem durante a sessão de fotos depois do espetáculo. Joaquim ainda posou ao lado de Max, o cãozinho parceiro do Grinch.

Brincalhão, o Grinch quase me escala na pose para a foto

Comidinhas, refrigerante de vários sabores e chocolate quente

Natal é aquele tempo em que muitos adquirem uma barriguinha tão acentuada quanto a do Grinch. A sessão de fotos é realizada no Circus McGurkus Cafe Stoo-pendous. Nesse restaurante localizado na Seuss Landing, área temática dentro do Universal’s Islands of Adventure, são servidas asas de frango assadas e waffles, petiscos de camarão (popcorn shrimps), cubinhos de batata (who hash) e biscoitos decorados. Isto é, o buffet é liberado para quem participa do tour.

Frango frito e waffles estão entre comidinhas de Natal

Pois essa parada é a sua chance de brincar de pequeno químico. Misture sabores da máquina de bebidas (tem de Coca e Fanta a Ginger Ale e Powerade) com essências que vão da lima à baunilha. Aliás, se você ler a expressão Freestyle Machine Drinks, divirta-se até enjoar com o mix de refris. Igualmente existem 7 opções de suco para você experimentar de forma pura ou combinada, se quiser. E ainda há oferta de chocolate quente para reforçar o clima natalino. 

O Holiday Tour rola entre o fim do outono e o começo do inverno nos Estados Unidos. Em dezembro de 2022, pegamos uma noite com média de 15°C, então é legal usar um casaco leve (friorentos de carteirinha talvez adotem um cachecol). Por outro lado, muita gente veste os clássicos (e pesados) suéteres de Natal, tradição entre os norte-americanos e à venda nas principais lojas do parque. Mais espalhafatoso do que eles só o colar feito com lâmpadas de árvore de Natal.

Luzes no Natal da Universal Orlando
Natal é tempo de amor e de muita luz

Em Nova York, Papai Noel, árvore de Natal e corrida com Jimmy Fallon

Depois da pausa para o lanche, hora de deixar o Islands of Adventure rumo ao Universal Studios Florida. A distância a pé é encurtada porque o guia leva os visitantes pelos bastidores do parque. Nós cortamos os corredores entre estúdios onde são gravadas séries e programas de TV, como Karate Combat. Porém, você não pode fotografar nem filmar nessa área de backstage.

Posteriormente, o tour ruma para a área temática de Nova York. Pois além das fachadas cobertas pelas luzes de Natal, uma árvore gigante toda iluminada remete ao clima encontrado no Rockefeller Center, um dos complexos comerciais mais famosos da cidade.

O tour noturno sempre inclui a surpresa de ter a entrada numa atração fora do horário do parque. Nós fomos na Race Through New York Starring Jimmy Fallon, onde vimos outros cartões-postais de Manhattan. O simulador de 3D e 4D é uma corrida contra o apresentador do Tonight Show. O programa de entrevistas vai ao ar desde 1954 pelo canal NBC. Memorabílias relacionadas a essa atração de TV e parte de sua história são exibidas nas salas que antecedem ao simulador.

Objetos e roupas que Jimmy Fallon usou no Tonight Show
Objetos e roupas de Jimmy Fallon

Foto com o Bom Velhinho

Depois que deixamos essa atração, fomos tirar uma foto com Papai Noel em uma sala toda decorada com elementos natalinos. Um terraço serve local de espera para alguns grupos. Foi assim que vimos, por acaso, os testes noturnos feitos com a Hollywood Rip Ride Rockit, montanha-russa cujo carrinho sobe a 90° antes de mergulhar a quase 105 km por hora. Os parques realizam manutenção enquanto estão fechados.

Entre a corrida com Jimmy Fallon e a foto ao lado do Bom Velhinho dá para espiar o edifício número 1.208. Nele há uma homenagem às icônicas lojas de departamento de NY. Quadros e outros elementos evocam o passado de gigantes do ramo como a Macy’s, cuja fachada fica ao lado da entrada da Tribute Department Store.

Luzes, som e queima de fogos

O guia vai levá-lo de volta ao Islands of Adventure, mais especificamente para Hogsmeade, a vila ao redor do castelo de Hogwarts (de dia, você atravessa essa área a bordo do trem expresso que conecta um parque ao outro).

O encerramento do tour de Natal na Universal Orlando se dá aos pés do castelo de Hogwarts. O contraste dele com a escuridão cria o clima perfeito para o show de luzes e projeções sobre a sua fachada, acompanhados de trilha sonora épica. Se o tempo estiver nublado, o movimento das nuvens empresta um ar ainda mais mágico à apresentação, seguida de rápida queima de fogos. O desfecho perfeito de uma noite tão terna quanto iluminada.

Hogwarts se transforma no fim fo tour de Natal na Universal
Hogwarts se transforma no fim do tour de Natal na Universal

Admito, durante muitos anos eu tive um certo bode com a época de Natal. Ganhei lá meus presentes na infância, comi muito tender (adorava, por sinal), mas era como se algo não fizesse sentido para mim. É fato que o nascimento do Joaquim sacudiu e muito as bases dessas minhas ‘certezas’ sobre a data.

Portanto, ter estado com a Nath e com ele no tour de Natal na Universal Orlando me levou a fazer as pazes com um certo Grinch dos trópicos que resistia dentro de mim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *