O que fazer no Porto (Portugal): pontos turísticos e vinho

A lista do que fazer no Porto inclui pontos turísticos de Portugal como a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e o WOW, com vinho em Gaia
Passeio de barco rabelo: uma das opções do que fazer no Porto, em Portugal
Passeio de barco pelo Douro, entre as típicas opções do que fazer no Porto - Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

A lista do que fazer no Porto, em Portugal, inclui subir a Torre dos Clérigos, descobrir cores e sabores do renovado Mercado do Bolhão, caminhar pelo Cais da Ribeira, fazer um cruzeiro sob as pontes do Rio Douro e visitar a Livraria Lello. É a terra do mais conhecido vinho de Portugal e a capital do norte do país. Existem pontos turísticos no Porto obrigatórios na visão dos próprios portuenses, como a visita às caves em Vila Nova de Gaia, cidade do outro lado do Rio Douro. Ali, o World of Wine (WOW) é uma atração que ainda cheira a vinho jovem.

Na principal cidade do Portugal, o circuito básico pode ser feito em 3 dias, tempo suficiente para viver momentos incríveis na cidade que batizou o país e é sinônimo de sua bebida mais famosa internacionalmente.

Pontos turísticos do Porto

Listamos abaixo as principais atrações para você conhecer na cidade. Como ficam relativamente próximos os pontos turísticos do Porto mais relevantes podem ser vistos em caminhadas ou curtas distâncias de transporte público ou de carros de aplicativo. Confira:

Mercado do Bolhão

O centenário mercado reabriu em setembro de 2021, após quatro anos de restauração. Bancas e lojas – algumas antiquíssimas, como a Teresa das Azeitonas – ganharão em breve a companhia de restaurantes. Ou seja, dificilmente alguém sairá de barriga vazia após uma visita ao Mercado do Bolhão, que não funciona aos domingos. Dá só uma olhada nessa nossa publicação no Instagram @ComoViaja.

Livraria Lello

A fila na Rua das Carmelitas dá a dimensão do que virou a Livraria Lello, linda e famosa entre fãs de Harry Potter. A mística sobre ter servido de inspiração para a criadora da saga do aprendiz de bruxo transformou o dia a dia dessa loja centenária. Detalhes da decoração, como a escada vermelha, viraram cartão-postal. Para incentivar a leitura e evitar a superlotação, o valor do ingresso da visita é descontado na compra de livros.

Entre os pontos turísticos do Porto, a Livraria Lello
Lello – Foto: Fernando Victorino @Como Viaja

Torre dos Clérigos

Obra do século 18, o edifício de autoria do italiano Nicolau Nasoni tem 75 metros de altura. Para alcançar a vista panorâmica da cidade do Porto e do Rio Douro é preciso subir 240 degraus. Além do observatório, o conjunto dos Clérigos inclui igreja e museu. É possível visitá-los e ver não só objetos sacros como também saber de que forma se deu o meticuloso trabalho de restauração pelo qual a construção passou a partir de 2014.

Palácio da Bolsa

Uma atração merece mais tempo no Porto: a visita guiada ao Palácio da Bolsa. O prédio da Associação Comercial da cidade é um exemplar neoclássico, decorado com grandes nomes da arte portuguesa. Patrimônio Mundial da Unesco, é utilizado na maioria das solenidades oficiais do governo, dada a suntuosidade da construção, a mais visitada da região Norte do país. Nela, o restaurante O Comercial tem menu executivo que inclui couvert, entrada, prato principal, sobremesa, copo de vinho e meio litro de água.

Estação de São Bento

Dela partem hoje trens (comboios) urbanos, regionais e inter-regionais. As paredes do saguão são a síntese da história de Portugal na forma de 20 mil azulejos em tons de azul e branco. Em versão multicolorida, a mesma linguagem trata da evolução dos meios de transporte até o advento do trem.

Rua de Santa Catarina

A via comercial mais movimentada do Porto concentra lojas de roupas, calçados e serviços. Parte dela é voltada para o fluxo de pedestres. Tem ainda hotéis alternativos como The White Box Boutique House (reserva na The White Box Boutique House na Booking) cafés e restaurantes novos, caso do novato Gruta, de portas abertas desde 2021.

Casa da Música

O arrojado projeto do arquiteto holandês Rem Koolhaas é uma sala de concertos onde cabem todos os gêneros musicais, do clássico ao eletrônico. A programação de apresentações é farta de quinta a domingo, mas vale conhecer o prédio, que abre diariamente e oferece visitas guiadas em português pela manhã e à tarde. Tem ainda bares, café e restaurante (temporariamente fechado).

O que fazer no Porto, em Portugal: Casa da Música
Casa da Música, ponto turístico do Porto (Portugal) – Foto: Visit Porto

Parque e Fundação de Serralves

Os jardins geometrizados à francesa são, por si só, uma atração a ser desfrutada. Some-se aos bosques, ao lago e ao roseiral o Museu de Serralves – obra do arquiteto Siza Vieira e dedicado à arte contemporânea –, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira e a Casa de Serralves, em estilo art déco. O passadiço, conjunto de passarelas erguido a 15 metros do chão, em meio às árvores, também vale ser conhecido.

Cais da Ribeira

Sabe aquela sequência de casario à beira do Douro? Ali é o Cais da Ribeira, na cidade do Porto. Você pode caminhar ao longo do calçada ou admirar os prédios antigos colados a partir do rio, navegando num barco, ou do alto do Teleférico de Gaia.

World of Wine (WOW)

Inaugurado em 2020, o World of Wine foi fincado entre velhos armazéns de vinho do Porto. É um mundo à parte em Vila Nova de Gaia. Uma experiência imersiva e sensorial que engloba museus, restaurantes e lojas para adquirir de chocolates aos vinhos do Douro e do Porto. Não cobra ingresso para entrar, apenas para vivenciar as experiências nas áreas de exposição. Tem uma praça que presenteia os visitantes com a linda visão da margem oposta do rio, do Cais da Ribeira.

WOW, mundo do vinho em em Gaia: um dos pontos turísticos do Porto
World of Wine (WOW) – Foto: Fernando Victorino @ComoViaja

Cruzeiro no Douro

O cruzeiro das 6 Pontes no Rio Douro é feito a bordo de um barco Rabelo, responsável no passado pelo transporte de vinho das regiões produtoras até as caves em Vila Nova de Gaia. A travessia passa não só sobre as ligações entre as 2 cidades, como por edifícios históricos, entre eles, o Palácio da Bolsa e a Alfândega.

Ponte Luiz I

Uma das ligações entre o Porto e a vizinha Vila Nova de Gaia, a ponte Luiz I está presente em quase toda foto tirada a partir de alguma dessas cidades. Inaugurada em 1886, tem 395 metros de extensão e está dividida em dois segmentos. No tabuleiro inferior circulam veículos; metrô e pedestres cruzam o segmento mais alto, de onde se tem visão privilegiada.

O que fazer no Porto em 3 dias

Todos os pontos turísticos acima podem estar no roteiro do que fazer no Porto em 3 dias. Alguns podem ser substituídos ou combinados com os lugares listados abaixo, ao gosto do freguês, para ficar num estilo bem português. Inevitavelmente você irá passar por alguns deles e pode escolher se quer parar e se ater mais detalhadamente em cada um.

Rua das Flores

Aberta no século 16, sua concepção urbanística foi inovadora para a época (de ambos os lados há edifícios que remontam aos anos de prosperidade da burguesia local). Vale a pena percorrê-la e notar a revitalização promovida no início dos anos 2000. Hotéis-boutique e lojas tradicionais ficam nesta rua, entre elas, a Chaminé da Mota, especializada em livros raros, e a Claus, que há 130 anos fabrica sabonetes e cosméticos em embalagens desenhadas à mão até hoje.

Sé Catedral

A rosácea da fachada, a azulejaria, as pinturas murais e o altar de prata se destacam neste edifício romano-gótico dos séculos 12 e 13. Fica no coração do centro histórico do Porto e testemunhou o casamento entre os reis D. João I e D. Filipa de Lencastre, em 1387.

Funicular dos Guindais

O meio de transporte é uma atração turística que conecta um desnível de 61 metros entre a região da Batalha e a Ribeira. A viagem dura cerca de 3 minutos, sendo mais uma oportunidade de observar o Porto a partir de uma nova perspectiva.

| Reserve hotéis no Porto na Booking |

Teleférico de Gaia

Faça da subida de teleférico um programa de fim de tarde, que inclui ver do alto as caves de Vinho do Porto durante o percurso até a Serra do Pilar. O percurso de 600 metros é feito em cerca de 5 minutos. Você pode só ir e descer numa das extremidades da Ponte Luiz I, ou voltar e retornar à base em Vila Nova de Gaia.

O que fazer no Porto em 5 dias

Quem fica mais tempo no destino consegue explorar outras instituições culturais, igrejas e até o estádio do time de futebol local. Outra opção do que fazer no Porto em 5 dias é visitar sem pressa até a cidade vizinha de Matosinhos, de onde saem muitas das sardinhas em lata vendidas como souvenir no norte de Portugal.

Estádio do Dragão

A casa do Futebol Clube do Porto oferece tour guiado pelo estádio e pelo museu (inaugurado em 2013, seu acervo é composto por documentos, fotos e, claro, troféus, entre eles, as taças da Uefa Champions League e do Mundial Interclubes). Exposições temporárias e objetos especiais ficam em destaque ao longo do ano.

Igreja dos Carmelitas

Declarada Patrimônio Nacional, a igreja do século 17 se destaca pela parte atrás do altar, considerada inovadora para a época. O antigo convento dos frades carmelitas que fazia parte do conjunto arquitetônico original virou quartel com a extinção das ordens religiosas.

Igrejas, entre os pontos turísticos do Porto (Portugal)
Igrejas dos Carmelitas e do Carmo na lista do que ver

Igreja do Carmo

Aos devotos do Instagram, a fachada lateral de azulejos da construção tem desenhos que representam o culto à Nossa Senhora do Carmo. Vale o registro fotográfico, bem como da frente da igreja, exemplo do estilo barroco-rococó do Porto. É separada da Igreja dos Carmelitas pela pitoresca Casa Escondida.

Casa Escondida

Não faz muitos anos e gente desavisada não percebia a existência de uma casa entre as igrejas do Carmo e dos Carmelitos. Foi erguida no século 18 e sua função era abrigar membros da irmandade religiosa. Acolheu reuniões secretas durante a Revolução Liberal, levante militar ocorrido em 1820 e ligado à transferência da Corte Portuguesa para o Brasil.

Mosteiro da Serra do Pilar

Erguido a partir de 1538, e concluído mais de um século depois, o conjunto abriga uma igreja em formato circular, que chama a atenção na paisagem. Patrimônio da Humanidade, o mirante do mosteiro atrai turistas nos fins de tarde ensolarados, já que permite linda vista do Douro. O teleférico de Gaia tem uma estação aos pés da Serra do Pilar.

Um dos pontos turísticos do Porto (Portugal): Mosteiro da Serra do Pilar
Visão do Mosteiro da Serra do Pilar a partir da Ponte Luiz I

Museu Soares dos Reis

O primeiro museu público de arte de Portugal tem uma importante coleção de pinturas dos séculos 19 e 20, com destaque para artistas da escola do Porto. O acervo reúne ainda porcelanas, cerâmicas, joias e esculturas como O Desterrado, obra-prima de António Soares dos Reis, que dá nome ao museu.

Cidade de Matosinhos

Colada ao Porto, Matosinhos tem praias para quem busca se refrescar; a temperatura da água oscila entre 14°C e 19°C. Também é a terra do arquiteto Siza Vieira, que deixou por lá diversas obras, caso da Casa de Chá da Boa Nova. Lá funciona o restaurante de mesmo nome, comandado pelo chef Rui Paula, com 2 estrelas no Guia Michelin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo