Para quem pensa naquela viagem em família ou casal, escolher um resort em São Paulo all inclusive ou com pensão completa pode ser um trunfo. Mesmo que você não goste de cumprir programação de atividades, esse tipo de hospedagem pode ser uma boa alternativa para escapar da rotina e ficar de boa, sem fazer nada no interior ou litoral do estado. Opções de resort perto de São Paulo onde já estivemos comprovam isso: nossa hospedagem no Tauá Atibaia, nossa hospedagem no Bourbon Atibaia e nossa hospedagem no Royal Palm Plaza (Campinas).
E um resort no interior de SP, distante da capital, pode compensar o longo caminho até lá. Foi o que vimos na nossa hospedagem no Hot Beach Resort (Olímpia), hotel colado ao parque Hot Beach Olímpia.
Tamanho importa? Entre os hotéis que mencionamos acima estão 2 gigantes em Atibaia, com mais de 500 quartos cada. Falando ainda de resort no interior de SP (não muito distante deles tampouco da capital), em Bragança Paulista, o Hotel Mil Flores se posiciona como o oposto. Ele se define como um pocket resort, embora não leve a categoria no nome.
No manual do bom resort não podem faltar piscinas (muitas, de preferência), uma equipe de recreação que não deixe a peteca, a bola e toda a animação caírem, serviços de spa (quem não gosta de ser mimado que atire a primeira pedra quente), atividades de lazer (de arco e flecha a quadras de beach tennis, a nova mania), quartos confortáveis (cama boa = sono ótimo) e opções para comer e beber (à vontade, sem restrições).
Evidentemente, há exceções a essa última regra, especialmente se o hotel está localizado em destinos com variada oferta gastronômica, casos do Casa Grande Hotel (diárias com café ou meia pensão) e do Sofitel Guarujá Jequitimar (café e refeições pagas à parte), ambos localizados no Guarujá e excelentes opções de resort no litoral de SP. É importante saber que existem opções com pensão completa na tarifa (café, almoço e jantar) e que algumas se dizem ser resort all inclusive em São Paulo porque dão direito a bebidas não alcoólicas nas refeições.
No entanto, na prática – e pudemos comprovar na nossa hospedagem no Mavsa Resort – ele é o único exemplo genuíno de resort all inclusive em São Paulo. Dá direito a 8 refeições e bebidas (alcoólicas ou não) já contempladas no valor da hospedagem. Esse é apenas um dos detalhes da lista abaixo, produzida para ajudá-lo a decidir que resort se encaixa no seu perfil de viagem.
Como ocorre nas demais listas que preparamos, consideramos apenas empreendimentos bem avaliados por viajantes em sites de reserva.
A relação abaixo está dividida entre interior e litoral, e há várias sugestões de resort perto de São Paulo. Para facilitar seu planejamento, os hotéis são apresentados de acordo com a distância em relação à capital paulista.
Resort no interior de SP
ATÉ 100 KM DE SÃO PAULO
Refúgio Cheiro de Mato (Mairiporã)
O nome diz tudo: um abrigo em meio à mata, tão cercado de árvores quanto por atividades que interagem diretamente com a natureza. Localizado em Mairiporã, a 50 km a partir de São Paulo, o Refúgio Cheiro do Mato mantém 80 apartamentos, divididos em 4 categorias de acomodação, todos conectados à rede wireless. Um de seus restaurantes, o Cravo e Canela, fica às margens da represa de Mairiporã. É nas águas que os hóspedes do ecoresort podem curtir alguns momentos de lazer, seja praticando stand up paddle, wakeboard ou canoagem. Diárias com pensão completa (café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar, com bebidas como água, suco e refrigerantes incluídas nas refeições).
Bourbon Atibaia
A Turma da Mônica espera pela criançada em 4 espaços temáticos do Bourbon Atibaia, resort perto de São Paulo (a 70 km). Campos, quadras, área para paintball, arco e flecha e 3 piscinas também fazem parte da estrutura de lazer do hotel, o 5º maior resort do Brasil em número de apartamentos: são 572, todos equipados com ar condicionado, isolamento acústico, TV e WiFi. Do sushi ao churrasco, da culinária italiana à brasileiríssima feijoada, não faltam opções para comer e beber em seus restaurantes. Funciona em regime de pensão completa, com bebidas (exceto as alcoólicas) incluídas nas refeições.
Tauá Atibaia Resort
Não faltam acomodações no Tauá Atibaia Resort, outra boa sugestão de resort perto de São Paulo. A cerca de 70 km de distância da capital, conta com 538 quartos de 2 categorias, ambas com TV, ar e acesso à rede wireless. Um trunfo do hotel é parque aquático coberto. Meninos e meninas de 5 a 12 anos têm muito a explorar também na Jota City, cidade futurista e tecnológica (algumas atividades são pagas). Tem ainda piscina com super toboágua, salão de jogos, boliche e uma equipe de monitores que propõe brincadeiras e jogos das 9 às 22 horas. A gastronomia está garantida por 3 restaurantes. A diária dá direito a café da manhã, almoço e jantar. Bebidas são pagas à parte.
Cyan Resort by Atlantica (Itupeva)
Para não se preocupar com nada durante os dias no resort perto de São Paulo, a cerca de 75 km da capital. O antigo Quality Itupeva foi reformado e reaberto em junho de 2022, com um complexo de lazer de cerca de 5.300 m². Renomeado para Cyan Resort by Atlantica, o hotel tem 220 apartamentos, mas nos primeiros meses está funcionando com apenas 90. Entre as facilidades do resort estão três piscinas climatizadas, parque aquático, praia artificial, bar molhado, fitness club, sauna, espaço com redes, salão de jogos, quadras de beach tennis e recreação dividida por faxia etária. O resort fica em frente aos parques Wet’n’Wild, Hopi Hari e é vizinho do Outlet Premium. O hotel é pet friendly. As diárias dão direito a pensão completa, com bebidas não-alcoólicas durantes as refeições.
Hotel Estância Atibainha (Nazaré Paulista)
Animação é palavra de ordem no Hotel Estância Atibainha, localizado em Nazaré Paulista, distante 90 km da capital. Quem se hospeda por lá se diverte no parque aquático composto por 7 piscinas, 3 delas climatizadas, com toboágua e outras 2 cobertas. Há quadras poliesportivas, lagos para pescar ou andar de pedalinho e trilhas ecológicas. Amantes da boa forma se encontram no Health Club, com sala de ginástica, saunas e hidro. As refeições podem ser feitas em um dos 3 restaurantes do complexo, que possui também 5 bares. Completam o lazer do hotel uma sala de cinema para 72 pessoas e o Escape Atibainha (pago à parte). As acomodações estão divididas em 5 categorias — todos os 120 chalés estão equipados com TV, frigobar, camas box, ar e varanda com rede. As diárias incluem 4 refeições: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, com bebidas pagas à parte (inclui as não alcoólicas).
Hotel Mil Flores (Bragança Paulista)
O pocket resort localizado em Bragança Paulista, a cerca de 90 km de São Paulo, foi inaugurado no início de 2016. Seus 24 apartamentos são amplos, com decoração que remete ao clima de praia — todos têm varanda, cama king, canais a cabo e ventilador de teto. Apenas na suíte master têm ar condicionado e hidromassagem. Acomodações e áreas comuns estão adaptadas tanto para pessoas com dificuldade de locomoção quanto para idosos. Piscina, playground, mini golfe e quadra poliesportiva são uma pequena parte das opções de lazer do Hotel Mil Flores. Funciona no sistema de pensão completa (café da manhã, almoço e jantar incluídos), apenas com bebidas pagas à parte. Como está dentro de uma reserva ecológica, o hotel possui trilhas onde é possível encontrar algumas espécies animais, como esquilos e macacos. Piscinas e o restaurante Bamboo estão abertos a day use.
Royal Palm Plaza (Campinas)
O parque aquático composto por 7 piscinas é um dos trunfos do Royal Palm Plaza para entreter as famílias. Mundo encantado repleto de personagens, o Miniville é um imã de crianças entre 3 e 6 anos. Localizado em Campinas, a 95 km de São Paulo, o resort tem 4 quadras de tênis, estande de arco e flecha e ginásio poliesportivo. Para os que gostam de desafios, o Kata Kuta mistura labirintos, tirolesa, escalada e arvorismo, numa aventura cheia de adrenalina. No Royal Palm, as acomodações estão divididas em 7 categorias, todas com TV, ar condicionado e frigobar. A gastronomia fica a cargo de restaurantes como o Vila Royal (com música ao vivo nos fins de semana), o Cave do Douro (wine bar dedicado aos amantes dos vinhos) e o La Palette, charmoso bistrô que prepara receitas a la carte e ainda oferece um menu sugestão do chef. Health Club, Aflora Spa e o Cine Lumini são outras formas de lazer. Opera em regime de pensão completa (café, almoço e jantar). Com exceção dos fins de semana, o hotel oferece tarifa especial que inclui apenas o café da manhã. Bebidas consumidas fora das refeições são cobradas à parte.
Novotel Itu
Nenhuma problema se você não souber dar uma mísera tacada. A cerca de 95 km de distância da capital paulista, o Novotel Itu também é indicado para quem viaja em família e busca descansar com conforto e mimos. A piscina de borda infinita, as sauna seca e a vapor e o Spa L’Occitane au Brésil estão lá para isso. Clube infantil e monitores especializados aguardam pelas crianças, que se esbaldam nas piscinas climatizadas do parque aquático. O Novotel oferece ainda os serviços terceirizados de babá e de cuidadores de idosos. Modernos e funcionais, seus quartos estão voltados para a imensa área verde do Terras de São José Golfe Clube, anexo ao hotel. Aceita pets até 10 kg. Não é um resort all inclusive em São Paulo, mas suas diárias podem incluir pensão completa com direito a 1 bebida nas refeições – o consumo de bebidas alcoólicas é cobrado à parte.
ATÉ 200 KM DE SÃO PAULO
Mavsa Resort (Cesário Lange)
Único resort all inclusive em São Paulo, o Mavsa Resort fica a 155 km da capital. Durante o ano todo, suas diárias dão direito a 8 refeições e consumo de bebidas à vontade (alcóolicas, entre 10 e 23 horas). E o que você imagina que seja o Ybycaazooara? Neste espaço do resort o público entra em contato com animais da fauna brasileira, entre eles, jacarés, avestruzes e macacos. O Mavsa tem ainda fazendinha e equipe de recreação que não deixa a criançada ficar parada, com atividades propostas para cada faixa etária. Possui piscinas aquecidas e um toboágua de 30 metros. Adultos têm à disposição massagens no spa, academia de ginástica às margens do lago e atividades aquáticas: pesca esportiva e passeios de caiaque. Há 3 níveis de acomodações, entre eles, apartamentos, suítes e chalés.
Grande Hotel Campos do Jordão
Serviços e estrutura de resort aliados ao charme do Capivari, o bairro que resume o espírito de Campos do Jordão. Inaugurado 1944, o Grande Hotel Campos do Jordão ocupa uma área de 440 mil metros quadrados. Suas 95 acomodações se dividem em 5 categorias, todas com cama box, ar e TV. O lazer inclui atividades ao ar livre, com monitoria para todas as idades. Não faltam trilhas para caminhadas, ginásio para a prática de esporte e fitness center. A oferta de alta gastronomia fica a cargo do restaurante Araucária, enquanto o Restaurante Grande Hotel mantém um serviço de buffet com pitadas de refinamento. Na baixa temporada, as diárias incluem café da manhã e almoço (bebidas à parte). O hotel funciona em regime de pensão completa (café, almoço e jantar, com bebidas à parte) nos fins de semana, durante a alta temporada e nos pacotes de feriados. Fica a cerca de 175 km de São Paulo.
Grande Hotel São Pedro
Ícone da hotelaria no interior paulista, o Grande Hotel São Pedro ocupa um conservado edifício dos anos 1940. Para famílias com crianças há um bem estruturado parque aquático e uma praça de esportes. Aos que viajam a dois, celebrando uma data especial, há toda uma atmosfera presente no Engenho das Águas, restaurante de acento francês com sotaque bem brasileiro. E para todos há o Health Club, onde é possível realizar tratamentos à base de águas medicinais provenientes de 3 fontes diferentes. Durante a semana, o Grande Hotel São Pedro oferece meia pensão (café e almoço); nos fins de semana, pensão completa (café, almoço e jantar). Nos dois casos, as bebidas não estão incluídas. São Pedro está a 185 km da cidade de São Paulo.
ATÉ 250 KM DE SÃO PAULO
Recanto Alvorada Eco Resort
Conhecida pelo turismo de aventura, Brotas (245 km da capital) também pode ser o destino de quem busca um resort no interior de SP. A estrutura do Recanto Alvorada Eco Resort oferece 5 piscinas, campo de futebol, fazendinha, lago para passeios de caiaque, barco, SUP e espaço reservado às crianças de até 3 anos, com monitores que propõem jogos e brincadeiras nos fins semana – eles não ficam sozinhos com os pequenos, é preciso que os pais acompanhem as atividades. Cobra pelas bebidas alcoólicas em qualquer hora do dia e, nas refeições, inclui no preço da diária apenas água, chá gelado e 2 tipos de suco. Mas trabalha com pensão completa na tarifa. A preocupação com sustentabilidade fica evidente nas atividades de lazer propostas e, especialmente, na cozinha do hotel. As refeições servidas no restaurante Século do Café são preparadas com alimentos cultivados por produtores locais. Os apartamentos são recomendados aos casais enquanto os chalés, mais espaçosos, recebem melhor as famílias. Com opção de vista para o lago ou para a fonte, as duas categorias de acomodações praticamente empatam em todos quesitos de estrutura: varanda, cama box, ar, lareira e TV via satélite – apenas os chalés têm estacionamento privativo.
Brotas Eco Resort
Outro representante da região, o Brotas Eco Resort oferece 55 apartamentos de 5 categorias, todos com ar condicionado. Nos espaços comuns há estrutura de copa e cozinha para quem vai com bebês e até dog park em área verde e sombreada para quem levar o cãozinho junto (serviço cobrado à parte). Piscinas (3 climatizadas), playground, quadra coberta, lago com tirolesa, escalada, cama elástica e mini fazenda estão no cardápio de diversão da criançada, que fica sob supervisão da monitora especializada. Atividades radicais como boia cross e rafting são organizadas por empresas parceiras. Tudo isso a apenas 10 minutos de carro do centro de Brotas, o que facilita as visitas à Casa da Cachaça, ao Parque dos Saltos e às quedas d’água do rio Jacaré Pepira. Durante os dias de semana da baixa temporada, as diárias podem ser simples (café da manhã incluído) ou incluir meia pensão (café e almoço). Nos fins de semana, feriados e período de alta temporada (janeiro e julho) o resort opera em regime de pensão completa (café, almoço e jantar, com bebidas pagas à parte). Brotas fica a 245 km da capital.
ATÉ 450 KM DE SÃO PAULO
Blue Tree Park Lins
Quem se sente à vontade em águas termais até mesmo no verão tem no Blue Tree Park Lins um éden na Terra. E, com perdão pelo trocadilho, também não é do tipo que se esquenta de percorrer os 435 km que separam o hotel da capital paulista. O complexo aquático inclui rio com correnteza, piscinas com água mineral e muitos toboáguas. Relaxe no ofurô na massagem da ducha Vichy. Arvorismo e tirolesa são parte da diversão infantil. Para acomodar bem as famílias que procuram este resort, há 180 apartamentos, divididos em 5 categorias. A alimentação fica a cargo de 3 restaurantes e 2 bares, um deles próximo à piscina. Diárias com direito a café da manhã, almoço e jantar. Não é um resort all inclusive em São Paulo porque bebidas consumidas fora das refeições são pagas à parte.
Enjoy Olímpia Park Resort
Trata-se de um programa de família (e daquelas bem numerosas). Algumas das 912 suítes do Enjoy Olímpia Park Resort, no interior de SP, podem acomodar até 7 pessoas. Nos quartos, há microondas, ar condicionado, frigobar e TV a cabo. As diárias do hotel na cidade de Olímpia, a cerca de 440 km de São Paulo, incluem café da manhã, mas as tarifas com meia pensão ou completa estão disponíveis no momento da reserva. Se as piscinas do resort não forem suficientes, o Enjoy é vizinho ao Parque Aquático Thermas dos Laranjais, onde sobram escorregadores, prainhas e piscinas com ondas.
Hot Beach Resort (Olímpia)
Hóspedes do Hot Beach Resort têm direito de acessar o parque aquático do complexo turístico. A água das piscinas é quentinha, os tobogãs trazem a dose de adrenalina para os mais aventureiros e os quartos garantem que o descanso seja em alto nível. As suítes podem ter camas king ou queen, mas todas oferecem frigobar e TV com canais por assinatura. Não é um resort all inclusive em São Paulo, mas se come muito por lá. A qualidade da alimentação surpreende, considerando a quantidade de alimento que é preparada diariamente. Também fica a 440 km da capital paulista.
Resort no litoral de SP
ATÉ 100 KM DE SÃO PAULO
Sofitel Guarujá Jequitimar
Aos pés da Praia de Pernambuco, um resort perto de São Paulo que atende bem às famílias que buscam sossego no litoral paulista é o cinco estrelas Sofitel Guarujá Jequitimar. Todos os 301 quartos possuem varanda, cama king size, TV de LCD, ar e wifi como cortesia. Um clube infantil entretem crianças entre 3 e 12 anos. Há ainda playground, espaço para jogos de vôlei, basquete e tênis, além de 2 piscinas. O hotel dispõe de 3 bares e mesmo número de restaurantes, sendo um deles no sistema de buffet (aberto diariamente para almoço e jantar) e outros dois a la carte: o Les Épices funciona nas noites de sexta e de sábado; especializado em frutos do mar, o Mar Casado abre apenas no fim de semana. O café da manhã não está incluído na diária. O Sofitel fica a 100 km da capital.
Casa Grande Hotel
Instituição do Guarujá, o Casa Grande Hotel é um gigante de traços coloniais situado em frente à Praia da Enseada, onde fica um exclusivo serviço de bar do hotel. Localizado a 95 km da capital, ele engrossa as sugestões de resort perto de São Paulo. O hotel tem 8 classificações diferentes para os 265 apartamentos, alguns deles conjugados, indicados para famílias. Próximos à piscina, 3 chalés com cerca de 100 m² completam as opções de acomodação. É um hotel cinco estrelas procurado tanto para convenções quanto para férias e escapadas de fim de semana. Ao todo, conta com 4 bares e 5 restaurantes, com destaque para o Thai. Servida de sexta a domingo, sua culinária tailandesa rendeu por 4 anos consecutivos o certificado de excelência do site TripAdvisor.