Halifax é a capital da Nova Scotia, província no leste do Canadá. Possui cerca de 400 mil habitantes. Para quem vai explorar a Nova Scotia é o começo da sequência de casinhas coloridas que você verá na viagem.
Cidade portuária, saída para o Oceano Atlântico, Halifax tem sua história e sua vida ligadas ao mar. Nas refeições em Halifax, prepare-se para comer deliciosas lagostas, preparadas de diferentes formas, a preços acessíveis.
O deque ao longo do porto convida a uma gostosa caminhada. Algumas das principais atrações
da cidade vão surgindo pelo caminho. Dois museus são fundamentais na visita à cidade.
O Maritime Museum of the Atlantic, como o nome denuncia, mostra a relação da Nova Scotia com o oceano, com réplicas de barcos e exposição sobre expedições aos pólos e sobre a participação do Canadá na guerra. Já o Pier 21 é o museu de imigração do país. Instalado no galpão que costumava receber os imigrantes que desembarcavam de navios, vindos especialmente da Europa após a Segunda Guerra. Eles seguiam de lá em trem para outras partes do Canadá. O museu tem uma exposição permanente muito interessante e bem montada.
Pelas ruas
A principal rua da cidade é a Barrington Street. Olhando no mapa, ela segue paralela ao deque do porto, cortando a cidade. Outra rua paralela ao porto, mas bem pequenina (tem apenas umas três quadras de extensão), é a Argyle Street, agitada à noite pela combinação de bares e universitários presentes na cidade.
As ruas transversais ao porto e à Barrington são ladeiras. A Sackville Street sobe até a Cidadela de Halifax, ponto histórico numa área verde administrada pela Parks Canada (departamento do governo responsável pelos parques nacionais). Concluído em 1856, o forte é um dos marcos da ocupação britânica na região do Atlântico. De lá, tem-se uma boa vista da cidade.
Veja a seguir os links para todas as dicas de viagem sobre Halifax:
Atrações se concentram no porto
Memória do Titanic, no museu marítimo
Pier 21, o museu de imigração do Canadá
Restaurantes para comer de lagosta a vegan
Cafés para um lanche na Barrington Street
*
Viajei a convite da Comissão Canadense de Turismo e da VIA Rail na aventura #ExploreCanada Blogger Train
Deixe um comentário