A magia está lá, em mínimos detalhes. E eu já pude ter um gostinho do Natal em Toronto. A maior cidade do Canadá se ilumina toda no fim de ano. A patinação no gelo na Nathan Phillips Square, praça central de Toronto, onde está localizada sua prefeitura, fica envolta em brilho natalino.
Passando uma noite em frente ao Ripley’s Aquarium, o aquário de Toronto, vi os floquinhos de neve sobre a fachada do aquário que fica aos pés da CN Tower, torre-ícone da cidade. Uma cena linda.
Sobram nas lojas artigos com desenhos natalinos. Vi suéter com boneco de neve, Papai Noel e até cachorro-rena. A moda de fim de ano motivou uma boa dose de autocrítica numa loja do multicultural bairro de Kesington Market, que ostentava a plaquinha Seriously Ugly Xmas Sweaters (algo como horrorosos suéteres de Natal).
Com ou sem vestimenta temática, cheque o Natal em Toronto. Para você entrar no clima, com compras, decoração e muita iluminação, listo a seguir os pontos que vi e que achei que valem para você incluir no seu roteiro.
Eaton Centre: compras de grandes marcas
Como um bom shopping center, não iria deixar passar a data sem enfeitar os andares. O Toronto Eaton Centre marca presença com a maior árvore de Natal do Canadá, com 30,50 metros de altura. É difícil até de fotografar inteira.
Eu gostei mesmo foi das enormes renas brancas brilhantes espalhadas pelos corredores. Enquanto checa a decoração, você pode passar na H&M ou na Forever 21, por exemplo, para comprar presentes.
Hudson Bay e Saks Fifth Avenue: vitrines e enfeites
As vitrines de Natal de lojas de departamento são sucesso em Paris e em Nova York. Em Toronto, a Hudson Bay e a Saks Fifth Avenue também capricham na composição, com música e figuras animadas. Muito fofos os gansos que vi dançando lá em dezembro de 2016.
Vizinhas, as duas lojas têm zilhões de departamentos. Impossível não encontrar o que se busca. Até comida. A Saks, que abriu em Toronto em fevereiro de 2016, fez uma parceria com um empório gastronômico local, o Pusateri’s. Localizado no subsolo, ele oferece ingredientes e também artigos prontos, como chocolates de Toronto ou europeus, para doces lembrancinhas.
Também dá para garantir muitos enfeites de Natal para a casa toda, de bolinhas e penduricalhos para a árvore a globos de neve e kits de panos de prato e luvas térmicas temáticos.
INSCREVA-SE NO CANAL DO COMO VIAJA NO YOUTUBE
Nathan Phillips Square: patinação e árvore
Vale encarar o medo e se arriscar nos patins sobre o gelo para sentir o clima de fim de ano como fazem os locais. E tirar a clássica foto em frente ao nome de Toronto escrito em letras coloridas.
Devo dizer que não resisti a cumprir todo o roteiro na Nathan Phillips Square, ainda que isso tenha confirmado que, como patinadora, sou uma ótima fotógrafa. Não importa. Contam a diversão e o clima de fim de ano que senti na praça central da cidade da província de Ontario.
A pista de patinação fica diante do prédio da prefeitura, que estava iluminado num tom roxo. Ao lado, ficava um enorme pinheiro natural enfeitado como árvore de Natal.
Mercado de Natal: barraquinhas no Distillery Historic District
Este mercado realmente me surpreendeu. O mercado de Natal de Toronto se propõe a seguir o estilo das seculares feiras de dezembro na Alemanha, que eu tive a chance de conhecer em várias cidades europeias. Em Toronto, todas as tradições estão lá, compondo o conjunto: barraquinhas com artigos e enfeitinhos alemães, vinho quente, corais, brinquedos para a criançada e uma linda árvore de Natal.
Além disso, a área onde o Toronto Christmas Market é montado, o Distillery Historic District, é um charme. Com prédios industriais da Era Vitoriana, de tijolinhos, o cenário combina perfeitamente com o clima natalino. E ainda oferece opções de presentes, comidas e bebidas canadenses, além de cafés e restaurantes.
Brookfield Place: enfeites nas linhas de Calatrava
O complexo de escritórios tem também restaurantes dentro. Quando estive lá em dezembro, a decoração de Natal do Brookfield Place tinha flocos de neve estilizados, posicionados no chão e pendurados do teto. Super bonita. Fios de luzes brancas acompanhavam as linhas de Santiago Calatrava, arquiteto catalão que desenhou o átrio do edifício de Downtown. No formato de um túnel alto, visto logo ao se entrar no prédio, ele é chamado de Allen Lambert Galleria.
One of a Kind Show: artesanato do Canadá
Esta feira é realizada sempre do fim de novembro ao início de dezembro em Toronto. É uma tradição entre os moradores garantir seus presentes de Natal no One of a Kind Show. Nos stands, encontra-se uma grande variedade de artesanato, feito em todas as regiões do Canadá. Dá para comprar de produtos de lavanda de Québec a luvas quentinhas (chamadas de mittens) fabricadas em Ontario a partir da reciclagem de suéter.
Deixe um comentário