Tudo sobre o Canadá: mapa, capital, turismo, língua, moeda e mais

Numa viagem ao Canadá para turismo, intercâmbio ou trabalho, o que é preciso saber? Quanto mais melhor. Por isso, reunimos abaixo tudo sobre o Canadá, de informações essenciais a curiosidades para você já chegar lá entendendo um pouco sobre o país.

Área, localização, fuso horário e mapa do Canadá

Área do Canadá

É o segundo país do mundo, atrás da Rússia. O Canadá possui 9.985.000 km² de extensão territorial.

Localização

O Canadá fica no extremo da América do Norte. No mapa, está acima dos Estados Unidos — os Grandes Lagos desenham uma parte da fronteira entre os dois países, ao leste; e a cidade de Toronto fica diante do Lake Ontario, um dos 5 Grandes Lagos. O país tem 3 costas, a do Pacífico, a do Ártico e a do Atlântico.

Fusos horários

De uma ponta a outra, o Canadá tem seis fusos horários, de leste a oeste. É bom ficar atento se for viajar entre províncias. Por exemplo, já tive de atrasar o relógio em horas voando de Montréal para Vancouver e tive de adiantar horas quando me desloquei de Charlottetown (na província de Prince Edward Island) até Toronto.

Mapa do Canadá

O Canadá se divide em 10 províncias (Québec, Ontario, British Columbia, Alberta, Manitoba, Saskatchewan, Nova Scotia, New Brunswick, Prince Edward Island e Newfoundlad and Labrador) e 3 territórios (ficam no norte: Yukon, Northwest Territories e Nunavut). Veja abaixo como quais são eles e onde estão localizados:

Mapa do Canadá, com províncias e territórios – Imagem: Reprodução

Bandeira, capital, população e moeda

Bandeira

A vermelha folha de maple (em português, o nome da árvore é bordo) é um símbolo da bandeira do Canadá.

Capital do Canadá

Toronto é a maior cidade do Canadá e a mais conhecida, mas a capital é Ottawa. As duas cidades ficam na província de Ontario, distantes cerca de 450 km e facilmente conectadas por trem da Via Rail.

Moeda

O dólar canadense é a moeda oficial do país — negocie a melhor cotação do dólar canadense antes da viagem. Em 2019, a cotação em relação ao real segue mais vantajosa do que a taxa de câmbio da nossa moeda para o dólar americano.

Notas de dólar canadense – Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

População e clima do Canadá

População

São 36.286.425 de habitantes, de acordo com o Statistics Canada, órgão que levanta e estuda as estatísticas do país. A maioria da população do Canadá vive na faixa próxima à fronteira com os Estados Unidos, onde o clima é mais ameno, e mais da metade dos habitantes do país mora perto dos Grandes Lagos ou do Rio São Lourenço.

Clima do Canadá:

O cenário e a temperatura mudam drasticamente dependendo da estação e da localização da cidade — o inverno é ótimo para praticar esqui e snowboard em estações como a de Whistler, ao norte de Vancouver. O Canadá é composto por 7 tipos regiões com paisagens diferentes entre si: a parte ártica, as províncias do Atlântico, os Grandes Lagos e a Bacia do Rio São Lourenço, as pradarias, a Baía de Hudson, a área montanhosa (com as Rochosas) e o litoral do Pacífico.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Dicas de viagem e destinos (@comoviaja) em

Em cidades como Toronto e Montréal, o inverno produz montanhas de neve, enquanto o verão é quente e úmido, pela proximidade com a água (dos Grandes Lagos e do Rio São Lourenço). Já em Vancouver é difícil nevar (embora eu já tenha visto neve lá em 2016), mas a cidade é conhecida por ser chuvosa, o que lhe rendeu o apelido de Raincouver.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Dicas de viagem e destinos (@comoviaja) em

Feriados no Canadá

O principal deles é o Dia do Canadá, quando se festeja a formação do país em 1º de julho de 1867. A data também é muito encontrada em camisetas de souvenir. Em inglês, se chama Canada Day; em francês, Fête du Canada. Outra data importante no calendário do país é o Labor Day (Dia do Trabalho), comemorado na 1ª segunda do mês de setembro e considerado o feriado que marca o fim da férias de verão. O início da temporada de calor é marcado pelo Victoria Day, na segunda-feira anterior a 25 de maio. No Canadá, também é celebrado o Thanksgiving, só que na 2ª segunda do mês de outubro; portanto, não ocorre no mesmo Dia de Ação de Graças dos Estados Unidos (4ª quinta do mês de novembro).

Esportes no Canadá

O hockey (hóquei) é o esporte nacional do Canadá. Os times das principais cidades são Montreal Canadiens, Toronto Maple Leafs, Vancouver Canucks e Ottawa Senators. Entre as modalidade de inverno se destacam ainda o esqui, o snowboard e o curling. Também são esportes populares no país o basebol e o basquete — o Toronto Raptors foi campeão da NBA em 2019.

Língua oficial e intercâmbio no Canadá

Língua oficial:

Há mais de 1 língua oficial do Canadá. Inglês e francês são idiomas do país. Mas apenas na província de Québec o francês é o primeiro idioma. No restante do país, predomina o inglês, às vezes com pontos que concentram os falantes de francês, como Saint Boniface em Winnipeg. Do país todo, talvez as 2 cidades de fato bilíngues sejam Ottawa (por ter muitos órgãos governamentais) e Montréal (é a maior cidade do lado francês, então muitos moradores aprendem inglês por causa do trabalho).

Intercâmbio no Canadá

Há 13 anos o Canadá é o principal destino de intercâmbio para brasileiros. Os principais cursos procurados ainda são os de inglês em Toronto (na província de Ontario) ou Vancouver (em British Columbia). Mas agências no Brasil vendem vários tipos de curso e em outras cidades, como Montréal (na província francesa de Québec) e Calgary (em Alberta). Todo ano o governo do Canadá realiza uma feira no Brasil sobre intercâmbio, a EduCanada.

Cidades, pontos turísticos, comidas e animais

Principais cidades para turismo

Na parte leste do país, tem a multicultural Toronto, com sua famosa torre (a CN Tower), atrações imperdíveis (Royal Ontario Museum, St Lawrence Market, Toronto Islands, Graffiti Alley, Distillery Historic District, Path de Toronto), interessantes bairros (como Chinatown, Kesington Market, Old Town, Entertainment e Financial Districts). Veja hotéis em Toronto e garanta ingressos de atrações e passeios na maior cidade do Canadá.

Maior cidade do Canadá francês, a cosmopolita Montréal. No centro antigo e velho porto, percorra as ruas de pedra de Vieux-Montréal, faça o passeio de barco no Vieux-Port e visite a Basilique de Notre-Dame. Veja hotéis em Montréal e garanta ingressos de atrações e passeios na maior cidade do Canadá francês.

A porção francesa do país inclui ainda a bela cidade histórica de Québec, com muralhas e o hotel Fairmont Le Château Frontenac (que parece um castelo). Veja hotéis em Québec e garanta ingressos de atrações e passeios na cidade francesa no Canadá.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Dicas de viagem e destinos (@comoviaja) em

Ainda no leste, há Ottawa, a capital do Canadá. As atrações locais incluem o imponente Parliament Hill (colina onde fica o edifício histórico do parlamento canadense), museus e o Rideau Canal (que oferece passeios de barco no verão e que vira pista de patinação quando congela no inverno). Veja hotéis em Ottawa e garanta ingressos de atrações e passeios na capital do Canadá.

Vancouver, no extremo oeste do Canadá, é uma cidade linda, à beira do Oceano Pacífico. É um destino turístico e de intercâmbio no Canadá muito comum para brasileiros. Visite o mercado público Granville Island e o Stanley Park, parque com praias, ciclovia, totens das Primeiras Nações do Canadá e o ótimo Aquário de Vancouver. No norte da cidade, vá à Grouse Mountain (suba a montanha para se divertir na natureza no verão e no inverno) e à Capilano Bridge, ponte-suspensa que é ponto turístico. Veja hotéis em Vancouver e garanta ingressos de atrações e passeios na cidade no oeste do Canadá.

Pontos turísticos do Canadá

Talvez as Cataratas do Niágara sejam de longe o cartão-postal canadense mais conhecido pelos brasileiros. Antes de viajar, garanta ingressos de atrações e passeios no Canadá.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Dicas de viagem e destinos (@comoviaja) em

Mas, além de Niagara Falls, há muitos outros que podemos incluir entre os principais pontos turísticos do Canadá. No oeste, estão as imponentes Montanhas Rochosas no Canadá (para visitar a região, tome como referência cidades como Jasper e Lake Louise, cidade de Alberta); as geleiras; e a vila e a estação de Whistler. Conectando os 2 lados do país, há a viagem de trem de Toronto a Vancouver — a rota do The Canadian, da Via Rail, atravessa o Canadá.

Comidas típicas

O xarope de maple é o mais emblemático produto do país que qualquer visitante pode provar, sobre panquecas, como ingrediente de pratos e até em forma de bala. É irresistível (e quase inevitável) trazer um souvenir com a folha da bandeira do Canadá estampada — ela é vista com facilidade, do banheiro do avião da Air Canada às ruas das cidades canadenses.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Dicas de viagem e destinos (@comoviaja) em

O xarope de maple está entre as comidas típicas do Canadá, assim como a poutine. Originária da província de Québec, a receita de poutine leva batata frita, molho de carne e pedaços de queijo, mas pode sofrer adaptações, com ingredientes adicionais, dependendo de onde é preparada.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Dicas de viagem e destinos (@comoviaja) em

Animais característicos

Outras figuras facilmente encontradas em souvenir são os animais comuns no país: o urso (do grizzly ao polar), o alce e o castor (que representa oficialmente o Canadá e, por isso, virou logotipo da Parcs Canada, administradora dos parques nacionais do país).

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Dicas de viagem e destinos (@comoviaja) em

Taxas sobre compras e valor das gorjetas

Taxas sobre compras e em restaurantes

Sobre as compras incidem duas — a nacional, de 5%, e a da província, entre 5% e 10%. Valem também sobre o total da conta do restaurante.

Devolução de impostos sobre compras

O Canadá infelizmente não tem mais o programa de devolução de impostos.

Gorjetas

No táxi e no restaurante, 15% ou 20% sobre o valor. Carregadores de bagagem recebem entre CAD$ 2 e CAD$ 5 por item.

Visto canadense e eTA Canada

Visto canadense

Brasileiro precisa de visto para o Canadá. Saiba quanto custa e como dar entrada no pedido de visto canadense (passo a passo).

eTA Canada (autorização eletrônica de viagem)

Desde 2017,  alguns brasileiros contam com isenção de visto por preencher os requisitos e poder pedir a autorização eletrônica. Veja se você pode pedir a autorização eletrônica para a entrada no país e como deve proceder para obter a eTA Canada.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Dicas de viagem e destinos (@comoviaja) em

Consulados e embaixada do Canadá

Embaixada do Canadá no Brasil

Anote aí o endereço e o telefone da embaixada em Brasília: SES – Avenida das Nações, Quadra 803, Lote 16, CEP 70410-900 Brasília, DF; tel. (61) 3424-5400; horário de funcionamento: De segunda a quinta, das 8h30 às 13 horas e das 14 horas às 17h30; sexta,: das 8h30 às 14 horas

Consulado canadense em São Paulo

Avenida das Nações Unidas, 12.901, 16º andar, Torre Norte, CEP 04578-000, São Paulo, SP; telefone: (11) 5509-4321; horário de atendimento: De segunda a quinta, das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas; sexta, das 8 horas até as 13h30

Embaixada brasileira no Canadá

Fica em Ottawa, a capital do Canadá. Anote os dados: 450 Wilbrod Street, Ottawa, ON, K1N 6M8; telefone: 1 (613) 237-1090; horário de funcionamento (para brasileiros): De segunda a sexta, das 9h15 às 12h45; quarta, das 15h15 às 16h45  

Consulado brasileiro em Toronto

77 Bloor Street West, Suite 1109, Toronto, ON, M5S 1M2; telefone: 1 (416) 922 2503; horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 9 às 13 horas

Consulado brasileiro em Vancouver

2020-666 Burrard Street, Vancouver, BC V6C 2X8; telefone: 1 (604) 696-5311; horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 09h30 às 11h30 (pedidos de documentos) e das 14 às 15 horas (entrega de documentos prontos)

Comentários

2 respostas para “Tudo sobre o Canadá: mapa, capital, turismo, língua, moeda e mais”

  1. ercilia sutt garcia

    BEM INTERESSANTE E COMPREENSÍVEL AS INFORMAÇÕES OBTIDAS.PENA QUE VOU TER QUE TRABALHAR MAIS UM POUCO.POIS MEU SONHO É CONHECE A AURORA BOREAL NO CANADÁ.. MUITO OBRIGADA ATÉ UM DIA QUEM SABE.

    1. Agradecemos sua visita e seu comentário, Ercilia.
      Que bom que achou as informações úteis. Esperamos que consiga realizar seu desejo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo