Aluguel de bicicleta em Montréal: preço e informações

Veja preços e informações de aluguel de bicicleta em Montréal: o sistema BIXI tem 6.200 bikes em 540 estações da cidade do Canadá. Os pontos para alugar estão disponíveis da primavera ao outono

Bicicleta em Montréal é meio de transporte. A cidade canadense conta, desde 2009, com um sistema público de bikes, o BIXI. O nome vem da junção das duas primeiras letras de bicicleta com as duas últimas de táxi. O objetivo é incentivar o uso da magrela para se deslocar na cidade. O ciclista pega uma bike, pedala até onde pretende ir e devolve na estação do BIXI mais próxima.

Crédito: Nathalia Molina
Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

Por isso, o programa prevê taxas extras se o ciclista permanecer um período maior do que o inicial incluído por viagem — meia hora nos passes comprados por visitantes e 45 minutos para quem se torna membro do programa de transporte da cidade. Existem os planos mensal e anual, mais indicados para moradores, e passes que servem bem a visitantes: One Way (meia hora de bike), 1 Day (24 horas) e 3 Days (72 horas).

Fiquei impressionada com a quantidade de estações que vi de aluguel de bicicleta em Montreal. Também são 6.200 bikes espalhadas em 540 pontos de Montréal e das vizinhas Longueuil e Westmount. Além de francês e inglês, línguas oficiais do Canadá, os usuários do BIXI podem ler as instruções também em espanhol. É preciso ter no mínimo 14 anos e 1,24 m de altura para alugar uma bicicleta. Mais novos do que isso devem estar com os responsáveis, que retiram a bicicleta no nome deles (máximo de 4 unidades por cartão de crédito).

Uma observação: desde que escrevi esse texto, em 2011, os preços caíram. Conhecendo a cidade e sabendo como a bicicleta é valorizada como solução de mobilidade urbana, só posso pensar que isso explica a diminuição na cobrança, mesmo em tempos de crise mundial.

bike (3)
VALE SABER

Funcionamento: Em 2017, de 15 abril a 15 de novembro

Preço: No One Way, meia hora de bike por 2,95 dólares canadenses; no 1 Day, 24 horas a 5 dólares canadenses; no 3 Days, 72 horas por 14 dólares canadenses. Em todos esses passes, o usuário paga 1,75 dólar canadense pela primeira hora adicional e 3 dólares canadenses por cada 15 minutos seguintes.

É exigido um depósito de 100 dólares no cartão de crédito por um período de dez dias (o valor também foi reduzido de 2011 para cá; antes era de 250 dólares canadenses)

Site: montreal.bixi.com

2 Comments

  1. Carla

    Como o clima aqui esta começando a esquentar eles ja montaram varias estaçoes BIXI e o pessoal ja esta usando!! No inverno elas sao recolhidas.
    Vamos que vamos pra este verao.
    Além das BIXIs o pessoal aqui tem bastante o habito de usar bike como transporte.
    O Caio é um super adepto desta moda!!

    Beijo

    Carla

DEIXE SEU COMENTÁRIO