Festival de Jazz de Montreál 2017: 10 dias de show no verão do Canadá

Montréal tem festival de jazz no verão. São 10 dias com shows e atividades, pagas e também gratuitas no centro da cidade do Canadá. Em torno de 2 milhões de pessoas vão assistir a apresentações de cerca de 3.000 artistas

ATUALIZADO EM 17 DE MAIO DE 2017

Todo ano o verão em Montréal é cheio de música. As ruas do centro da cidade na província de Québec, no Canadá, são tomadas por shows, a maior parte deles gratuitos. É o Montréal Jazz Festival, o Festival Internacional de Jazz de Montréal, que chega à sua 38ª edição em 2017.

É o mais longo festival de jazz do mundo, segundo o Guinness World Book, o livro dos recordes. Durante dez dias, em torno de 600 shows e 400 atividades são realizadas em 20 palcos. Participam do evento cerca de 3.000 artistas de 30 países. Participam desta edição nomes como Bob Dylan, Joss Stone, Buddy Guy, Arturo Sandoval e John Pizzarelli, além dos brasileiros Daniel Jobim e Rodrigo Amarante.

Festival de jazz em Montreal – Foto: Frédérique Ménard-Aubin/Festival International de Jazz de Montréal/Divulgação

Em torno de 2 milhões de pessoas costumam ir às apresentações, sendo aproximadamente 25% de visitantes à cidade. Entre os shows indoor, em 2017, estão previstas 150 apresentações em 11 salas de concerto, divididas em 14 séries temáticas.

Do meio-dia à meia-noite, as apresentações ao ar livre do Montréal Jazz Festival são gratuitas. O evento se concentra no Quartier des Spectacles (o Quarteirão dos Espetáculos, em português), no centro da cidade. Fica no quadrilátero formado pelo Boulevard Saint-Laurent, pela Avenue du Président-Kennedy, pela Rue Sainte- Catherine e pela Rue De Bleury, perto do Desjardins Complex e da Place des Arts (praça onde fica a estação de metrô mais próxima).

Fotos: Divulgação

Programação durante o ano todo

Quem visita Montréal (mesmo fora do período do evento) pode visitar a Maisondu Festival Rio Tinto Alcan para conhecer mais sobre esse grande encontro da música e sobre lendas que já participaram do festival. O espaço fica no número 305 da Rue Sainte-Catherine, no centro. No site do evento, o link Program mostra as apresentações na cidade durante o ano todo (procure por All-Year Round).

Montréal Jazz Festival, Orchestre National, Canadá, Québec - Foto Retirada do Site Oficial

VALE SABER

Quando: Em 2017, de 28 de junho a 8 de julho

Preço: Há shows pagos, mas dois-terços das atividades são gratuitos

Informações: Há aplicativos disponíveis para download para iOS e para Android, com informações que incluem da programação do festival a Google Maps com itinerários e link para programas dos shows

Site: montrealjazzfest.com

Booking.com

DEIXE SEU COMENTÁRIO