Fasano Boa Vista (SP): hotel de luxo no interior, sem afetação

Perto de SP, o Fasano Boa Vista é um hotel de luxo indicado para uma escapada com spa, gastronomia italiana e ótimo serviço
Hotel de luxo com a tranquilidade do interior paulista: Fasano Boa Vista

“O senhor sabe como chegar lá?” A pergunta feita pelo segurança tem o seu porquê. É nossa primeira vez no Fasano Boa Vista, hotel no interior de São Paulo. Estamos em Porto Feliz, a cerca de 1 hora de carro da metrópole. A unidade de campo da tradicional rede hoteleira de raízes italianas fica no km 102,5 da Castelo Branco, sentido capital. Ou você lança esses dados no GPS ou tem de estar atento ao aviso de retorno antes do pedágio que fica neste ponto da rodovia.

Sem esse aparelho nem sinal de internet (oi, cadê o sinal de celular, operadora?), Nath e eu não podíamos nem apelar para o Waze, como sugeriu o segurança no portão de entrada, onde outros dois agentes zelavam pela proteção da fazenda – algumas famílias quatrocentonas paulistas, outros emergentes e parte do PIB brasileiro se hospedam ou têm casas de fim de semana ali.

No fim, o condomínio é bem sinalizado, com placas indicando a direção do hotel. Além do mais, a gente é jornalista, bicho fuçador que encontra o que quiser onde estiver. As alamedas têm velocidade controlada, o que ajuda a contemplar a paisagem até chegarmos à recepção do Fasano Boa Vista, 20 minutos depois.

Veja também outras sugestões de hotéis românticos em SP, hotel fazenda no interior de em SP, resort em São Paulo, hotéis no litoral de SP e hotéis no interior de SP; todos com boa avaliação em sites de reserva.

Como é o hotel de luxo no interior de SP

É um hotel Fasano, então espere tratamento de primeira, incluindo serviço de mordomo para desfazer e fazer as malas dos hóspedes. Ainda que tenha um serviço como esse à disposição, os funcionários não te tratam de forma subserviente (acredite, tem hotel no Brasil que ainda vive num pré-1888).

Pense no uso de madeira e pedra com elegância, e você entenderá o conceito do arquiteto Isay Weinfeld, autor do projeto do Fasano Boa Vista. Todos os 39 apartamentos (12 deles suítes) estão voltados para o lago artificial, com a visão das montanhas e do pôr do sol. Ficamos no 1º andar, no apartamento deluxe de 60m². As suítes duplex (120m²) e de dois quartos (180m²) têm dois andares e ampla sala de estar.

Surpresa com balões e fotos ao chegar no quarto

Na chegada ao quarto tivemos uma agradável surpresa. Balões com fotos instantâneas de momentos de viagem em casal e com nosso filho flutuavam sobre a cama – era nossa primeira viagem a dois na pandemia, após mais de um ano e meio isolados os três em casa. Não é sempre essa mesma ação que ocorre, mas o hotel costuma preparar algo personalizado para cada hóspede. Luxo é isso, senhoras e senhores.

Todas as acomodações têm cama king size, lençóis de algodão egípcio 300 fios e travesseiros de pluma de ganso. Acrescento à descrição o ótimo blackout da janela, que não deixa os primeiros raios de sol da manhã te acordarem antes da hora. Uma longa bancada em madeira se estende pela parede oposta à cama. Com a pandemia, muita gente fez home office no Fasano Boa Vista, levando a administração a turbinar sua internet. Nath escreveu uma matéria de última hora e fez upload de fotos pesadas sem passar aperto.

Mesa para trabalho remoto, com boa conexão de internet

Tudo isso enquanto Frank Sinatra entoava You Brought a New Kind of Love to Me na caixinha bluetooth, parte das facilidades do quarto. Coube a mim a difícil tarefa de selecionar a trilha sonora de dentro da banheira. Não gosta de imersão? A ducha é forte, revigorante. À base de produtos amazônicos, as sustentáveis amenities da Costa Brazil te fazem ter vontade de levar frasquinhos e mais frasquinhos para casa, sem culpa.

O que fazer no Fasano Boa Vista

Não andamos a cavalo, não jogamos polo, tênis ou golfe (pena, já que esse é o único hotel no Brasil com dois campos de 18 buracos, um deles assinado pela lenda Arnold Palmer). Então nos restou alimentar o corpo e o espírito. Se você está em um Fasano, é normal criar expectativa pela comida. O menu tem receitas consagradas nos 100 anos de história da marca.

Atreva-se a sair do convencional e peça o carpaccio Fasano, com tapenade de azeitonas e pinoli. Ele e a ótima burrata caem bem com os drinques elaborados em comemoração aos 10 anos do hotel de campo. O filé mignon ao molho marsala com batatas rústicas é bem generoso na carne, então peça o prato para dividir sem medo de parecer sovina (luxo é não desperdiçar). No máximo, solicite mais batata à parte, se você gosta delas como Nath as ama.

Saborosa gastronomia no hotel Fasano Boa Vista

O menu do restaurante do Fasano Boa Vista mescla refinadas receitas de fazenda com clássicos da cucina italiana, como o ravioli de carne com creme padano e o risoto de parma. Outro ponto alto: os pratos não têm invencionices nos nomes. São chamados pelo que realmente são e suas descrições, objetivas : ravioli é ravioli, risoto é risoto (luxo é ser simples, por mais paradoxal que isso seja na sociedade brasileira). Das sobremesas, a massa da cheesecake por si só é deliciosa, tal como gostam os americanos que inventaram essa perdição.

Buffet de café da manhã no hotel de luxo no interior paulista

Foram duas noites de hospedagem com direito a café da manhã no salão (buffet) e na varanda do quarto. Nesse caso, solicitamos na véspera ao room service a lista de itens a serem servidos. Eles estranharam não desejarmos iogurtes, frutas (havia uma bandeja no quarto desde o check in). Optamos por manteiga, requeijão, ovos Benedict e a seleção de pães (bem boa, com pão de queijo, croissant, pain au chocolat, pão de mel, francês e um pão de grãos delicioso).

A gente se arrependeu de ter pedido para montarem a mesa na varanda. Apesar da vista incrível, alguns mosquitinhos (não eram pernilongos) atrapalharam um pouco a experiência. Outros senãos foram o suco de laranja da Nath meio doce demais e o bolo formigueiro seco para o meu paladar. Acontece, são detalhes. Mas o Fasano Boa Vista está na nossa lista de melhores cafés da manhã de hotel certamente.

Jantar à luz de velas na varanda do Fasano Boa Vista

Já à noite o jantar romântico na varanda, à luz de velas, foi super gostoso. A escuridão ao redor ampliou a sensação de estarmos só nós dois, num clima intimista. Estando num hotel da marca Fasano, nada mais apropriado do que pedir massas; eu fui com linguiça e a Nath, com camarão.

Bicicleta estão disponíveis para os hóspedes pedalarem pelo condomínio

Entre uma refeição e outra, a gente explorou uma fração da imensa propriedade com as bicicletas à disposição dos hóspedes, embora muitos deles optem pelos carrinhos elétricos. Febre local, o uso do veículo exige habilitação e respeitos às regras de trânsito. Blitz educativas e radares de velocidade fazem parte do cotidiano do condomínio, que é quase uma minicidade e tem um pequeno conjunto comercial, com lojas de grife, conveniência e um minimercado.

Lojinhas na praça ao lado do Fasano Boa Vista

O shopping a céu aberto fica perto da área da piscina do Fasano Boa Vista. De borda infinita e raia de 25 metros, ela tem uso exclusivo para natação das 9h da manhã ao meio-dia. É uma área gostosa para tomar drinks e ver o pôr do sol.

Pôr do sol visto da piscina do hotel no interior de São Paulo

Quem deseja manter a forma ou busca tratamentos estéticos e massagens encontra tudo isso a uma curta caminhada desde a recepção. O Spa Fasano tem academia de ginástica, cardápio com terapias variadas e piscinas.

Mesmo quem não vai fazer tratamentos pode agendar horário nessa área molhada do spa, incluído no valor da diária. A força da cascata impressiona. Foi o que eu mais gostei porque te passa mesmo uma sensação de estar na natureza e deixa os ombros bem relaxados. No caminho até ela, pedras massageiam os pés. Foi difícil tirar a Nath da jacuzzi com cromoterapia. Nós dois também experimentamos a piscina beeem aquecida.

Excelente área molhada do Spa Fasano, no interior paulista

Além disso, Nath e eu desfrutamos do Ritual Bem-Estar, criado para celebrar a década de funcionamento do Fasano Boa Vista. A sessão de 90 minutos começa com escalda-pés de flores e especiarias finalizado com massagem nos ombros. Estreante em spas, eu dormi durante a etapa seguinte: uma terapia corporal relaxante para soltar nódulos de tensão enquanto também ativa a circulação sanguínea. O tratamento original do menu previa ducha escocesa no fim, mas conseguimos trocá-la por mais minutos de massagem.

Desfrutamos de tudo isso indo no início da semana, momento em que o movimento do hotel estava relativamente tranquilo. Fizemos check out na tarde de quarta-feira, quando teve início na recepção o festival do Dior, fosse no corpo ou nos carrinhos de bagagem.

Preciso dizer também que durante as 48 horas que passamos no Fasano Boa Vista não escutamos uma vez sequer o termo diferenciado, esse mantra-muleta empregado na ausência de palavra melhor para definir bom serviço, boa hospitalidade e boa gastronomia.

Quarto do requintado Fasano Boa Vista

Atendidos por cerca de 15 funcionários diferentes em dois dias, notamos como cada um deles se mostrou muito bem preparado para responder as mais variadas questões, sem aquele discurso ensaiado que a gente escuta, por exemplo, em alguns hotéis. Chamou nossa atenção a preocupação em antever necessidades do hóspede, até as mais banais.

Cito como exemplo a tarde em que eu me peguei admirado com o som alto e estridente de duas aves em uma árvore. Fiquei com a impressão de serem maritacas por causa da plumagem verde. Passando pelo valet, um dos manobristas, que tinha assistido à cena toda a uma distância de uns 150 metros, disse: “são maritacas, senhor”, confirmando meu palpite. Luxo é isso também.