Restaurant week de Montréal: MTL à Table, gastronomia a preço fixo

MTL à Table, a restaurant week de Montréal, tem gastronomia a preço fixo, desde 21 dólares canadenses. Participam 175 restaurantes. Há ainda tours temáticos, eventos especiais e até brunch

ATUALIZADO EM 19 DE SETEMBRO DE 2017

Gastronomia em Montréal a preços reduzidos. A restaurant week de Montréal, chamada de MTL à Table, chega à sua 6ª edição e oferece 15 dias de jantar com menu de valor fixo em 175 restaurantes da cidade do Canadá. São menus com entrada, prato principal e sobremesa. E, como em 2017 Montréal comemora seus 375 anos, os ingredientes originários da província francesa de Québec estarão em todos os menus dos participantes do evento.

Não que seja incomum encontrar as riquezas da terra nos restaurantes de Montréal. Pelo contrário, em torno de um terço dos produtos consumidos em Québec saem das fazendas da própria província canadense, segundo informação de L’Union des Producteurs Agricoles, a associação dos produtores rurais. Mas os menus prometem dar ainda mais ênfase a esses ingredientes nesta 15ª edição.

As reservas para a MTL à Table podem ser feitas no site — os restaurantes oferecem jantar com menus a preços fixos em 21, 31 ou 41 dólares canadenses. Alguns preparam brunch, a 15 dólares canadenses. No site oficial, está a lista de participantes e dos eventos especiais. Para quem busca uma experiência mais requintada, o Europea e o Toqué!, restaurantes que fazem parte da luxuosa associação Relais & Chateaux, fizeram menus a 71 dólares canadenses durante a MTL à Table.

Foto: Susan Moss Photography/Tourisme Montréal/Divulgacao
Foto: Susan Moss Photography/Tourisme Montréal/Divulgação

Entre os tours guiados há um roteiro pela Vieux-Montréal (a parte antiga da cidade; passeio por 45 dólares canadenses), um tour por cervejarias artesanais (59 dólares canadenses mais taxas) e outro por chocolaterias locais (50 dólares canadenses mais taxas). Há ainda eventos de vinho.

Gastronomia como parte da cultura

Localizada na província de Québec, o Canadá francês, Montréal tem forte tradição à mesa. Eu já provei alguns pratos por lá, como os crocantes anéis de lula do Vallier e a massa caseira do Venti, ambos na Vieux-Montréal, a parte antiga da cidade. Também aprovei o menu de almoço do Salmigondis, restaurante na Petite Italie (Little Italy em francês), que me fez gostar até de sopa de couve-flor. É, dá para dizer que a cidade leva a sério a cultura da gastronomia.

Montréal, Restaurante Venti, Canada, Québec - Nathalia Molina @ComoViaja
RESTAURANTE VENTI – Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

Em Downtown, o centro financeiro de Montréal, comi o menu de almoço do Deville Dinebar, lugar mais em estilo de lanchonete americana. Se for até lá, peça o milkshake de xarope de maple — várias receitas do MTL à Table, aliás, costumam levar o tradicional ingrediente canadense.

Para quem apreciar algo na linha mais natural, a dica é outra. Fiquei impressionada com as combinações criativas de ingredientes do Bistrot La Fabrique, no bairro de Le Plateau-Mont-Royal, perto de Mile End. As refeições provam que natureba pode ser bem gostoso. O lugar também é uma graça, com a cozinha aberta instalada no meio do restaurante. A primeira mesa, na entrada, fica ao lado de um janelão, de cara para o movimento da vizinhança descolada.

Montréal, Restaurante La Fabrique, Canada, Québec - Nathalia Molina @ComoViaja (2)
LA FABRIQUE, NO PLATEAU

VALE SABER

Quando: Em 2017, de 2 a 16 de novembro

Site: tourisme-montreal.org/mtlatable

DEIXE SEU COMENTÁRIO