Restaurant week de Montréal: MTL à Table, gastronomia a preço fixo

MTL à Table, a restaurant week de Montréal, tem gastronomia a preço fixo, desde 21 dólares canadenses. Participam 175 restaurantes. Há ainda tours temáticos, eventos especiais e até brunch

ATUALIZADO EM 19 DE SETEMBRO DE 2017

Gastronomia em Montréal a preços reduzidos. A restaurant week de Montréal, chamada de MTL à Table, chega à sua 6ª edição e oferece 15 dias de jantar com menu de valor fixo em 175 restaurantes da cidade do Canadá. São menus com entrada, prato principal e sobremesa.

As reservas para a MTL à Table podem ser feitas no site — os restaurantes oferecem jantar com menus a preços fixos em 21, 31 ou 41 dólares canadenses. Alguns preparam brunch, a 15 dólares canadenses. No site oficial, está a lista de participantes e dos eventos especiais.

Foto: Susan Moss Photography/Tourisme Montréal/Divulgacao
Foto: Susan Moss Photography/Tourisme Montréal/Divulgação

Entre os tours guiados há um roteiro pela Vieux-Montréal (a parte antiga da cidade; passeio por 45 dólares canadenses), um tour por cervejarias artesanais (59 dólares canadenses mais taxas) e outro por chocolaterias locais (50 dólares canadenses mais taxas). Há ainda eventos de vinho.

Para quem busca uma experiência mais requintada, o Europea e o Toqué!, restaurantes que fazem parte da luxuosa associação Relais & Chateaux, fizeram menus a 71 dólares canadenses durante a MTL à Table.

Gastronomia como parte da cultura

Localizada na província de Québec, o Canadá francês, Montréal tem forte tradição à mesa. Eu já provei alguns pratos por lá, como os crocantes anéis de lula do Vallier e a massa caseira do Venti, ambos na Vieux-Montréal, a parte antiga da cidade. E dá para dizer que a cidade leva a sério a cultura da gastronomia.

Montréal, Restaurante Venti, Canada, Québec - Nathalia Molina @ComoViaja
RESTAURANTE VENTI – Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

Em Downtown, o centro financeiro de Montréal, comi o menu de almoço do Deville Dinebar, mais em estilo comi de lanchonete americana. Se for até lá, peça o milkshake de xarope de maple — várias receitas do MTL à Table, aliás, costumam levar o tradicional ingrediente canadense.

Mas impressionada mesmo fiquei com as combinações criativas de ingredientes naturais do Bistrot La Fabrique, no bairro de Plateau Mont-Royal, perto de Mile End. As refeições provam que natureba pode ser bem gostoso. O lugar também é uma graça, com a cozinha aberta instalada no meio do restaurante. A primeira mesa, na entrada, fica ao lado de um janelão, de cara para o movimento da vizinhança descolada.

Montréal, Restaurante La Fabrique, Canada, Québec - Nathalia Molina @ComoViaja (2)
LA FABRIQUE, NO PLATEAU

VALE SABER

Quando: Em 2017, de 2 a 16 de novembro

Site: tourisme-montreal.org/mtlatable

DEIXE SEU COMENTÁRIO