Mercados de Natal na Europa: Viena

 

O Natal na Terra de Reis e Rainhas
Fotos e texto de Nathalia Molina

(para entender a série, leia Natal na Europa: uma viagem encantada)

 

3º capítulo
O Natal com neve
A mamãe do Joaquim se apaixonou por Viena. Nessa cidade, ela viu seu segundo mercado de Natal. Viena fica na Áustria, um país que já foi o miolinho de um reino enorme. Na verdade, era um império, que é como um reino bem grandão. No lugar do rei, tem o imperador para mandar num monte de gente.
Estátua confeitada
Esse império era muito rico, e as pessoas gostavam de construir casas e estátuas bonitas. Assim, os prédios de Viena têm tantos detalhes que parecem bolos confeitados. Por falar em doces, lá as tortas de verdade são deliciosas! Por isso, a mamãe do Joaquim chegou de barriguinha cheia ao mercado de Natal de Viena e nem reparou muito nas guloseimas.
Baldinhos de algodão-doce
Viena tem tantos mercados de Natal que a mamãe teve de escolher um para ver. Ela foi visitar um bem na frente do prédio da prefeitura. Esse mercado tem as ruas arrumadinhas, como se fossem linhas desenhadas em cima de uma larga praça.
Que arrumadinho
Alto e brilhante
Na pontinha das linhas está o prédio da prefeitura. A mamãe do Joaquim teve de entortar o pescoço todo para trás para alcançar com os olhos o topo da torre. Como era alto e brilhante o prédio da prefeitura!
No mercado de Viena, tudo brilhava. Não eram só as luzes da decoração. Nas barraquinhas, senhoras vendiam bolinhas douradas, de todos os tamanhos. Lado a lado, elas formavam um borrão da cor do ouro.
Bolinhas de ouro
Embaixo do prédio da prefeitura, ficava outra rua de barraquinhas e também uma árvore cheia de corações vermelhos. A mamãe parou um pouquinho ali para ver o mercado todo. O prédio brilhante, as barraquinhas, a árvore de corações… Era lindo!
Corações vribrantes
De repente, começou a tocar uma delicada música e floquinhos de gelo caíram do céu. A mamãe imaginou como o Joaquim ficaria encantado de ver tudo aquilo, e chorou de mansinho. Não, ela não estava triste. Nem sempre quando a gente chora está triste. Ela estava feliz. Feliz por viajar com aqueles corações, levinha como um floco de neve, para junto do Joaquim.
É só girar a manivela
A mamãe do Joaquim passou o restinho da tarde vendo enfeites de Natal. Eram tantos, e tão fofos! Numa barraquinha, rodas-gigantes e trenzinhos se mexiam enquanto canções natalinas tocavam. Em outra, estavam montanhas de caixinhas de música porque Viena é conhecida como a cidade da música.
Upa, cavalinho!
Sonhando em arrumar a casa para o Natal com o Joaquim, a mamãe comprou um carrossel verde e também levou um Papai Noel sentado num trenó. Tudo para trazer na mala um pouquinho daquele momento especial.
E ela conseguiu. Hoje, longe de Viena, no Natal do Joaquim, Papai Noel faz a mágica de nevar pertinho do Pão de Açúcar. Parece até coisa de cinema.
Floquinhos pelo ar
§§§

Leia o restante da série Natal na Europa em: Apresentação da série sobre Natal na Europa, Tradições natalinas (mercados, candelabro e calendário), Mercado de Budapeste, Mercado de Regensburg (Alemanha), Mercado de Nuremberg (Alemanha)Mercado de Frankfurt (Alemanha)Mercado de Rüdesheim (Alemanha)

2 Comments

  1. maria imaculada ferreira molina

    Acordei e vim direto ver se ja tinha a continuação dessa linda narrativa que vc fez para o joaquim e que claro eu estou compartilhando e vivenciando como se eu estivesse lá é tudo tão lindo que estou guardando em uma pasta. muito obrigado por me permitir conhecer atraves de voce essa maravilha bjs

    • Imaculada, a melhor coisa que alguém que escreve pode ouvir é que o texto causou alguma sensação em que lê. Obrigada por me presentear com seus comentários, você não imagina o valor que isso tem.

      Você pode botar o texto de apresentação em seus favoritos, assim você pode voltar e ler quando quiser. Lá no fim do texto de apresentação, estão todos os links para a história completa! Dá uma olhada: http://comoviaja.com.br/2012/12/04/natal-europa/.
      Para pôr entre os favoritos, quando estiver na página do texto de apresentação, clique na estrela lá no alto da tela, à direita. Beijo grande!

DEIXE SEU COMENTÁRIO