Natal na Europa: os mercados, o candelabro e o calendário

 

O Natal na Terra de Reis e Rainhas
Fotos e texto de Nathalia Molina

(para entender a série, leia Natal na Europa: uma viagem encantada)

 

1º capítulo
Os mercados, o candelabro e o calendário
Essa história começa assim, ela é sobre o Joaquim.
O Joaquim é um menino bonito que ama Natal. Ele adora os enfeites, as luzes, o Papai Noel e tudo de mágico que traz o Natal. A mamãe do Joaquim foi viajar para a Terra de Reis e Rainhas, bem pertinho do Natal, e lá viu muitas cidades enfeitadas e vários mercados. É que na Terra de Reis e Rainhas as pessoas amam Natal, como o Joaquim.
As crianças adoram os mercados!
Antes mesmo de chegar o dia 24 de dezembro, os moradores desse reino já vivem num Natal encantado. Em novembro, eles enfeitam as cidades e montam mercados cheios de barraquinhas. Nelas, as pessoas vendem comidas e bebidas bem quentinhas porque na Terra de Reis e Rainhas faz um frio de rachar!
Luz, muita luz, nos prédios e nas ruas
Caneca de vinho quente
Os adultos bebem um vinho quente que vem numa caneca e comem um cachorro-quente com uma salsicha comprida e magrela. As crianças adoram os biscoitos de coração. Eles têm desenhos de Papai Noel e de flores, e uma palavra escrita bem no meio. A mamãe do Joaquim pediu para a moça escrever o nome dele no coração. O biscoito é durinho, e a mamãe carregou com muito carinho, então ele chegou para o Joaquim inteirinho. Ele adorou o coração e o gosto de canela!
De fraldinha, feliz pelo biscoito com seu nome
O quebra-noz parece brinquedo
Com muito brilho e luzinhas, os mercados têm músicos e corais que cantam bonitas canções. Em alguns, também se apresentam dançarinos. É uma época de festa na Terra de Reis e Rainhas. Um tempo em que os enfeites se espalham nas ruas e nas casas, um tempo em que as pessoas festejam com a família e os amigos, enquanto esperam o Natal, que é o dia do nascimento do Menino Jesus.
A cada domingo antes de 24 de dezembro, as famílias se reúnem, almoçam juntas e acendem uma das quatro velas do candelabro em cima da mesa. Candelabro é o nome de uma coisa que a gente usa para acender várias velas. E esse candelabro de quatro velas é conhecido em toda a Terra de Reis e Rainhas.
Um candelabro de 4 velas gigante!
Todas as casas têm também um calendário de 24 dias, com um bolsinho para cada dia até o Natal. As crianças da Terra de Reis e Rainhas ganham presentinhos em todos os dias de dezembro até o Natal.
Com as janelinhas fechadas, aparecia o desenho do mercado de Natal de Frankfurt
A mamãe trouxe um calendário desses para o Joaquim. Ele era de papel. Em vez de bolsinhos, tinha janelinhas para destacar. O Joaquim procurava o número do dia e abria a janelinha. Lá dentro, ele encontrava um chocolatinho. Cada um com um formato diferente. Tinha de sino, de anjo, de estrela, de tudo o que coisa que a gente vê na época do Natal.
Com as janelinhas abertas, deliciosos e divertidos chocolates
No dia 24 de dezembro, a janelinha era dupla, com um chocolate maior, para comemorar o nascimento do Menino Jesus.
O Joaquim gostou muito do que a mamãe trouxe e contou sobre a viagem. Ele aprendeu sobre os costumes na Terra de Reis e Rainhas e ama ainda mais o Natal. Agora, enquanto toca Noite Feliz na caixinha de música que ganhou da mamãe na volta para a casa, ele vê a árvore de Natal girar na frente do Papai Noel e sonha com o reino encantado da Terra de Reis e Rainhas.
Uma caixinha de música do tamanho das mãozinhas do Joaquim

§§§

Leia o restante da série Natal na Europa em: Apresentação da série sobre Natal na EuropaMercado de BudapesteMercado de VienaMercado de Regensburg (Alemanha), Mercado de Nuremberg (Alemanha)Mercado de Frankfurt (Alemanha)Mercado de Rüdesheim (Alemanha)

6 Comments

  1. maria imaculada ferreira molina

    Parabens pela forma que passou o significado do natal para o Joaquim vou continuar acompanhando pois é tudo muito lindo e como não tive oportunidade de conhecer hoje estou conhecendo atraves de seus olhos.
    Deus abencoe sua familia e obrigado por esse lindo presente cultural.bjs

    • Imaculada, eu é que agradeço, pela visita aqui no blog e pelas lindas palavras. Fiquei emocionada, beijos em todos vocês.

  2. Anônimo

    Já conhecia a historia mas mesmo assim me emocionei.Lindo!!!
    bjs

    • Fiquei feliz em saber disso! Mas fiquei curiosa pra saber quem você é. Volte para ler os outros capítulos, e obrigada pelo comentário!

  3. Que fofo! E olhe, adorei a letrinha infantil contando a história!
    Nunca passei o natal na Europa. Já passei fora, mas não nesse clima natalino todo! Está na minha to-do list fazer um passeio desses!

    E eu queria mesmo, mas mesmo, era passar na Alemanha. Igualzinho você contou! Com calendário de chocolatinho e tudo (para mim, mas disfarça!).

    • Que bom que você gostou da letrinha também, Clarissa!!

      O Natal por lá é lindo mesmo. A gente se sente criancinha de novo. O calendário de chocolatinho é uma delícia, nos 2 sentidos… Dezembro passado foi uma alegria enorme para mim, com tanta história para viver o Natal com meu filho.

DEIXE SEU COMENTÁRIO