Hotel Vila Selvagem (Ceará): refúgio a 135 km de Fortaleza

Dos mesmos donos do Jaguaribe Lodge, o Hotel Vila Selvagem revive em Fortim o litoral do Ceará de antigamente, com pescadores e suas jangadas
Piscina do hotel com o mar ao fundo, no Vila Selvagem - Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja
Piscina do hotel com o mar ao fundo, no Vila Selvagem - Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

A praia como quintal, com a areia e o mar a pouquíssimos passos de distância do quarto. Acabo de resumir nossa sensação ao entrar no Hotel Vila Selvagem, no Ceará. É um refúgio a 135 km de Fortaleza, em meio a uma vila de pescadores na cidade de Fortim, antes de Canoa Quebrada. Membro da associação Roteiros de Charme, o hotel é dos mesmos donos do Jaguaribe Lodge e alia charme com boa gastronomia, assinada por chef dono de uma estrela Michelin.  

Nath e eu nos hospedamos primeiro no Jaguaribe, que fica a 15 minutos do Vila Selvagem. Estávamos com um carro alugado desde a saída da capital, mas há traslados entre o aeroporto e esses dois hotéis de Fortim, que no fim de 2021 ganharam a companhia do Jaguaríndia Village, terceiro empreendimento do grupo. Todos eles estão de frente para o mar, num trecho do litoral livre de aglomeração.

Mar, areia e jangadas: um Ceará de antigamente em Fortim

Inaugurado primeiro, o Hotel Vila Selvagem foi erguido na Praia do Pontal do Maceió. A geografia local proporciona experiências muito próprias quando se está nele em relação aos hotéis-irmãos. Em comum aos três, em termos naturais, só mesmo o vento, abundante como em todo o Ceará. Se você também for para a badalada Jeri, no oeste do litoral cearense, confira também onde ficar em Jericoacoara, o que fazer no destino e onde comer por lá.

Como é o Hotel Vila Selvagem

Ficamos no Bangalô Royal Oceano. Todas as acomodações têm cama king size, logo o espaço definitivamente não é um problema dentro das acomodações. Elas podem ter vista para o jardim ou para o mar – só não possuem varanda os apartamentos luxo localizados no piso acima do restaurante, mas ainda assim eles estão voltados para a praia.

Roupa de cama de boa qualidade, amenities L’Occitane en Provence, ar refrigerado, TV e frigobar fazem parte da configuração de todas as unidades.

Flores do jardim na decoração do quarto

O Hotel Vila Selvagem consegue passar a sensação de privacidade que casais muitas vezes procuram em hospedagem de charme ao mesmo tempo em que transmite um certo espírito de pousada familiar, em que uma criança pode se divertir sozinha na piscina enquanto seus pais descansam confortavelmente em um dos gazebos ao redor dela. Há uma segunda piscina, reservada e mais próxima ao bar e ao restaurante.

O menu do restaurante Vila Selvagem teve consultoria do chef Emmanuel Ruz, dono de uma estrela Michelin no currículo. Sua origem francesa se faz presente em receitas combinadas à brasilidade de ingredientes, especialmente os pescados. Escolhido pela Nath, o rigatoni com camarões na cestinha de parmesão fez companhia no jantar ao meu filé de camurim (robalo) e banana, com batatas de guarnição, ambos gratinados. Pela manhã, decidimos trocar o almoço por petiscos, como bolinho de peixe, macaxeira frita e siri.

Visão e paladar: sentidos estimulados logo pela manhã

No café da manhã estão presentes os pães de fermentação natural produzidos no Jaguaribe Lodge e também à venda na Zeste, pâtisserie no comércio próximo ao Hotel Vila Selvagem, mas que demos o azar de encontrar fechada nos momentos em que passamos em frente.  

O fazer no hotel de charme em Fortim

Faça o delicioso exercício (você nunca imaginou encontrar este vocábulo no Como Viaja, né?) de percorrer a faixa de areia a pé, sem pressa. A gente saiu à direita do hotel e foi encontrando pelo caminho jangadeiros recolhendo suas velas enquanto falavam de mais um dia de saída ao mar; gente local sentada jogando conversa fora e um casal de filhos com os pais curtindo a beira do mar, sendo tocados delicadamente pela espuma final das ondas.

Cenário encontrado na caminhada pela areia

Em um cenário poético como esse você pode contratar passeios de buggy ou barco para conhecer melhor a região e testemunhar o pôr do sol, por exemplo. A gente resolveu ver o fim de tarde sentados em espreguiçadeiras na areia, depois de um mergulho. De vez em quando, surgem na água alguns kitesurfistas – bem menos do que diante do Jaguaribe Lodge, habitat natural dessa espécie de esportista. Mas, no geral, a praia do Pontal do Maceió é bem tranquila, um convite ao joie de vivre.

Pôr do sol na Praia do Pontal do Maceió, no Ceará

Existe a opção de relaxar com os tratamentos do spa do Hotel Vila Selvagem, que oferece ainda programas completos com duração de uma semana. Se sua ideia de tranquilidade não passa por óleos, cremes nem toques, nossa sugestão é curtir sua varanda de frente para o oceano, sem o celular nas mãos. A gente experimentou um detox digital assim meio sem querer, muito por conta do apagão mundial nas redes sociais, ocorrido em outubro de 2021.

Sinceramente, pas mal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *