O que é ruibarbo? Conheci e provei numa viagem ao Canadá. Mas não é lá que o ‘rhubarb’ é mais consumido. Saiba onde e de que modo. O talo pode ser comido puro ou usado em receitas como ingrediente
ATUALIZADO EM 22 DE FEVEREIRO DE 2017
Você já ouviu falar de ruibarbo? Eu nunca tinha visto essa planta na vida. Na verdade, nem sabia o nome em português, descobri depois pelo dicionário online. Durante uma das viagens que fiz ao Canadá, quando visitei a província da Nova Scotia, era um tal de ‘rhubarb‘ daqui, ‘rhubarb‘ dali, e eu não conseguia encontrar a menor equivalência com tudo o que eu conhecia de verduras, legumes e plantas.
Mas não deixei de provar os produtos feitos com o tal ruibarbo, e a própria planta. Na cidade de Lunenburg, foi o licor da Ironworks Distillery feito com ruibarbo. Gostei, não muito doce. No Grand Pré, foi a deliciosa geleia gourmet da Tangled Garden — leia aqui sobre ela. Mas, enfim, o que é ‘rhubarb’?

Ruibarbo é uma planta originária da Ásia, muito usada e vendida por viajantes que faziam a Rota da Seda, me informa a Wikipedia. Diz também que atualmente a Grã-Bretanha é a que mais produz e consume ruibarbo.
A planta é digestiva, mas apenas os talos são consumidos, pois as folhas contêm substâncias venenosas, alerta o texto da enciclopédia virtual. Seu uso na cozinha é relativamente recente — a planta é usada na medicina chinesa por séculos. Junto com açúcar, vira recheio de tortas ou doces.
LEIA SOBRE A HISTÓRIA E CURIOSIDADES DE OUTRAS COMIDAS E BEBIDAS
- O LEGÍTIMO PASTEL DE BELÉM, EM LISBOA
- ICEWINE, O VINHO DO CANADÁ COM UVAS CONGELADAS
- HOFBRÄUHAUS, A CERVEJARIA DE MUNIQUE
- PASTEL, NA FEIRA OU NO RESTAURANTE
- MOZART EM BOMBOM: O MOZARTKUGEL
- SALSICHA DE NUREMBERG, A MAIS GOSTOSA DA ALEMANHA
- ARGENTINA: QUE DOCE DE LEITE BOM!
- TAPIOCA: PATRIMÔNIO DO BRASIL
- XAROPE DE MAPLE, UMA TRADIÇÃO NO CANADÁ
- PÃO DE QUEIJO: TÃO MINAS, SÔ!
- STOLLEN, A DELÍCIA ALEMÃ DE DRESDEN
- BOLO DE ROLO: SABOR SECULAR DE PERNAMBUCO
Conheci os talos compridos do ruibarbo, meio verdes meio avermelhados, na loja de ervas da Nova Scotia, província do Canadá. Um balde na cozinha da Tangled Garden guardava pedaços da planta. Eu quis provar o ruibarbo puro. Se era para experimentar, queria ver que gosto tinha o troço sem tempero ou disfarce. Nossa, que amargo!
Como aquilo podia virar a geleia gostosa que eu tinha comido na loja? Alquimia da cozinha. Com uma mãozinha do açúcar. Os pedaços de ruibarbo são postos em compotas com açúcar. E ficam ali por meses.
E é assim que, com açúcar em cima, que alguns europeus comem o ruibarbo cru. De fato quebra um pouco o amargor que sai do talo a cada mordida. Meno male.
Deixe um comentário